Whatsapp icon Whatsapp

Teatro grego

O teatro grego é um dos legados culturais mais importantes do Ocidente e sua origem está associada a rituais religiosos.
Ruínas de um antigo anfiteatro grego
Ruínas de um antigo anfiteatro grego

A arte cênica, ou o drama, é uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade, completamente plasmada à realidade dos simbolismos primitivos, como os rituais de sacrifício e a institucionalização de tabus: como regras sexuais, não violação de cadáveres, condenação do parricídio etc. Em todas as culturas e civilizações, a arte da representação dramática fez-se presente. Mas do ponto de vista do desenvolvimento da tradição dramática ocidental, foi na pólis grega que o teatro começou a sistematizar-se.

A linguagem teatral dos antigos gregos estava pautada pelo culto ao deus Dionísio, isto é, o festival dramático era parte das adorações dionisíacas no período de cerca de cinco séculos a.C. Segundo informações do estudioso de teatro, Raymond Williams, o teatro organizado pela pólis tinha a duração de cinco dias, nos quais três poetas competiam, cada qual apresentando três tragédias e uma peça satírica:

“[...] As cerimônias são iniciadas ao amanhecer de cada dia no teatro, com um sacrifício de purificação e a oferenda de libações. No centro da primeira fila do auditório fica o sacerdote de Dionísio Eleutério; sentado ao seu lado, os sacerdotes de Zeus e Atena. Atrás dele há um público imenso, por volta de 17 mil homens, mulheres e crianças. Todas as atividades comerciais da pólis são suspensas durante o festival.” [1]

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os anfiteatros das pólis gregas sempre ficavam em locais privilegiados, construídos com minucioso cuidado acústico e arquitetural. As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.

Ao contrário do teatro contemporâneo, o teatro antigo era composto em versos por poetas que conheciam bem a tradição oral, histórica e épica dos povos gregos. Os poetas dramáticos mais famosos entre os gregos foram Sófocles, Aristófanes, Eurípedes e Ésquilo.

NOTAS

[1]: WILLIAMS, Raymond. O drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 41-42.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

27 de Março — Dia do Circo
Clique no link para ter detalhes a respeito do Dia do Circo. Veja quando é celebrado, entenda o porquê dessa data e saiba quando surgiu o circo.
  A representação da realidade por meio da linguagem encenada
A Linguagem Teatral
Conheça mais sobre as origens deste gênero literário.
A formação da pólis grega teve grandes implicações em nosso processo civilizatório.
A formação da pólis grega
Um evento de grandes implicações para a formação da civilização ocidental.
A arquitetura e a escultura grega assumiram diferentes traços ao longo de sua história.
Arquitetura e escultura grega
As características fundamentais desses dois campos da cultura grega.
A Filosofia nasceu na Grécia e seu “pai” foi Tales de Mileto
Filosofia Grega
Já se perguntou o motivo pelo qual nós sempre pensamos em Grécia quando falamos de Filosofia? Clique e descubra!
video icon
Português
Ana Cristina Cesar
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Ana Cristina Cesar, uma importante escritora brasileira da poesia marginal. Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Ana Cristina Cesar, uma importante escritora brasileira da poesia marginal. Confira nossa análise! Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.