Whatsapp icon Whatsapp

Verbo to have

O verbo to have é bastante interessante, pois ele pode ter duas funções diferentes na língua inglesa. Ele pode ser um verbo principal, cujo significado é “ter”, em português, ou pode funcionar como verbo auxiliar em diferentes tempos verbais, sobretudo nos tempos perfeitos. 

Não é de se estranhar, portanto, que muitos estudantes de inglês confundam-se com o uso do verbo to have, questionando-se se estão diante de um verbo comum ou auxiliar. Afinal, como podemos diferenciá-los? Responderemos a essa questão nos tópicos seguintes. Are you ready for it? 

Usos do verbo to have

O verbo to have pode ser tanto um verbo comum quanto auxiliar.
O verbo to have pode ser tanto um verbo comum quanto auxiliar. 

Já explicitamos os dois principais usos do verbo to have, ou seja, quando ele age como verbo principal de uma frase e quando ele tem a função de auxiliar. Agora vamos explorar mais detalhadamente esses usos nos subtópicos seguintes: 

  • Verbo to have como auxiliar 

Em primeiro lugar, devemos relembrar que o verbo auxiliar é esvaziado de conteúdo semântico, ou seja, não acrescenta sentido. Assim, sua presença tem um objetivo gramatical, como o de indicar a pessoa do discurso, um determinado tempo verbal etc. O verbo to have é auxiliar nos tempos perfeitos: past perfect, present perfect, future perfect e os progressivos perfeitos também.  

Veja alguns exemplos: 

She has left the room. 
Ela saiu da sala. 

O verbo principal é leave (left) = sair, deixar. Have indica que a frase está no present perfect. 

They had had their meal when the rain started. 
Eles fizeram (tinham feito) a refeição quando a chuva começou. 

Nesse caso, o verbo principal é have (ter/had) e o auxiliar também é o verbo to have (had), indicando que a oração está no past perfect. 

Have you seen Maleficent?
Você viu Malévola? 

Mesmo em perguntas nos tempos perfeitos, nós devemos usar o verbo auxiliar. Ele deve vir no começo da frase: Have you...? 

Veja também: Expressões utilizando take, do e get 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
 

  • Verbo to have como principal 

Se o verbo to have não exerce a função de verbo auxiliar, isso significa que ele está ocupando a posição de verbo principal da frase. Como verbo principal, to have tem o sentido de “ter”, “possuir”, em português. Consequentemente, ele indica posse. Observe os seguintes exemplos: 

His friends have many toys. 
Os amigos dele têm muitos brinquedos. 

O verbo principal é to have (ter). Se fosse uma frase negativa ou uma pergunta, por estar no simple present, deveríamos usar o auxiliar correspondente do tempo verbal (do): 

  • His friends don’t have many toys.  
    Os amigos dele não têm muitos brinquedos. 

  • Do his friends have many toys?  
    Os amigos dele têm muitos brinquedos? 

Assim, quando o verbo to have for o principal da oração, é importante lembrar que, em uma frase interrogativa ou negativa, deve ser usado o verbo auxiliar do tempo verbal específico (do, did, to be, have). Dessa forma, é possível distinguir o verbo to have auxiliar do principal, basta observar a posição e o sentido dele na frase. 

Segundo algumas gramáticas, o verbo to have também pode ter a função vazia|1|, ou seja, ele acompanha outro verbo ou objeto, mas não tem exatamente uma tradução: 

  • Have a run = correr 
  • Have a sleep = dormir 
  • Have a drink = beber algo 
  • Have a meal = comer uma refeição 
  • Have breakfast, dinner, lunch = tomar café da manhã, jantar, almoçar 
  • Have a bath/shower = tomar banho  

Leia também: Formação e uso de phrasal verbs  

Conjugação do verbo to have 

Na seguinte tabela, você encontrará a conjugação do verbo to have no passado, presente e futuro, nos tempos simples, em que ele funciona como verbo principal. Depois você encontrará os tempos perfeitos no passado, presente, futuro, em que o verbo to have tem a função de verbo auxiliar, acompanhando o verbo do (fazer), no particípio passado (done): 

Simple present 

Simple past 

Simple future 

I have 

I don’t have 

I had 

I didn’t have 

I will have 

I won’t have 

You have 

You don’t have 

You had 

You didn’t have 

You will have 

You won’t have 

He/she/it has 

He/she/it doesn’t have 

He/she/it had 

He/she/it didn’t have 

He/she/it will have 

He/she/it won’t have 

We have 

We don’t have 

We had 

We didn’t have 

We will have 

We won’t have 

You have 

You don’t have 

You had 

You didn’t have 

You will have 

You won’t have 

They have 

They don’t have 

They had 

They didn’t have 

They will have 

They won’t have 

Do you have? 

Did you have? 

Will you have? 

 

Present perfect 

Past perfect 

Future perfect 

I have done 

I haven’t done 

I had done 

I hadn’t done 

I will have done 

I won’t have done 

You have done 

You haven’t done 

You had done 

You hadn’t done 

You will have done 

You won’t have done 

He/she/it has done 

He/she/it hasn’t done 

He/she/it had done 

He/she/it hadn’t done 

He/she/it will have done 

He/she/it won’t have done 

We have done 

We haven’t done 

We had done 

We hadn’t done 

We will have done 

We won’t have done 

You have done 

You haven’t done 

You had done 

You hadn’t done 

You will have done 

You won’t have done 

They have done 

They haven’t done 

They had done 

They hadn’t done 

They will have done 

They won’t have done 

Have you done? 

Had you done? 

Will you have done? 

 

Veja também: Quando utilizar o modal used to? 

Exercícios resolvidos 

Questão 1 (Fatec 2012) 

Assinale a alternativa que apresenta a forma correta da voz ativa para o trecho em destaque na seguinte passagem do texto: Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, has been implemented in more than 70 cities. 

a) They have implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities. 

b) They had implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities. 

c) They were implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities. 

d) They had been implementing Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities. 

e) They have been implementing Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities. 

Solução 

Alternativa A, porque o trecho é a voz passiva do present perfect, sendo o verbo have o auxiliar. 

Questão 2 

Identifique se as frases que seguem têm o verbo have como auxiliar ou principal. Depois, escolha a opção correta: 

a) They have bought a car. 

b) I didn’t have money. 

c) She hasn’t cried yet. 

d) Had you lost your wallet? 

e) She has lots of films at home. 

  1. Principal, auxiliar, auxiliar, auxiliar, principal. 

  1. Auxiliar, principal, principal, auxiliar, principal. 

  1. Auxiliar, principal, auxiliar, auxiliar, principal.  

Solução 

A correta é a III, pois temos os respectivos tempos verbais: present perfect (auxiliar), simple past (principal), present perfect (auxiliar), past perfect (auxiliar), simple present (principal).

Notas 

|1| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.     

Publicado por Patricia Veronica Moreira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Present Continuous - Gerúndio (negativo)
Quando é utilizado o present Continuous - gerúndio (negativo).
Question tags
Conheça o uso apropriado das “question tags” em diferentes tempos verbais. Entenda os possíveis usos das “question tags” em diferentes contextos.
Whenever, whoever, whichever, however, wherever
When, where, which, who e how acrescidos do sufixo “ever” adquirem novo sentido.
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.