Whatsapp icon Whatsapp

Gráfico de Inequações do 1º Grau

Diferente das equações, as inequações são expressões matemáticas que apresentam em sua configuração sinais de desigualdade. Veja:

>: maior que
<: menor que
≥: maior ou igual que
≤: menor ou igual que


As inequações são utilizadas em cálculos envolvendo restrições ao valor da incógnita. Por exemplo, ao resolvermos a equação 2x + 5 > 11, descobrimos que seu valor é correspondente a x > 3, de modo a respeitar a condição da inequação.

Os sinais de desigualdade podem ser utilizados em qualquer expressão matemática envolvendo incógnitas, como funções do 1º grau, do 2º grau, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas, modulares.

As inequações também possuem gráficos representados no plano cartesiano. Na construção deles devemos levar em consideração o sinal da desigualdade.

Exemplo 1

Vamos determinar a construção do gráfico da seguinte expressão: 2x + 4 ≤ 0.

y = 0
2x + 4 ≤ 0
2x ≤ – 4
x ≤ –2

Gráfico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Exemplo 2

Construir o gráfico da inequação x + 4 ≥ 0, de acordo com a raiz da função.

y = 0
x + 4 ≥ 0
x ≥ – 4

Gráfico


Exemplo 3

Determinando o gráfico da inequação –2x + 7 > 0.

–2x + 7 > 0
–2x > –7
x < –7/2
x < –3,5

Gráfico

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Função logarítmica
Conheça a definição da função logarítmica, aprenda a construir seu gráfico e a identificar se ele será crescente ou decrescente. Resolva os exercícios sobre o tema.
Função modular
Entenda o que é uma função modular e aprenda como elaborar um gráfico para representar esse tipo de função. Resolva exercícios sobre o conteúdo.
Inequação – produto
Inequação, produto de inequações, inequação produto, Produto, função, como resolver uma inequação produto, representações de uma inequação produto, desigualdade, representação de uma desigualdade.
Pontos notáveis da parábola
Função do segundo grau, Função, Gráfico de função, parábola, concavidade, parábola para baixo, concavidade para cima, Construção de gráfico, coeficiente a positivo, Coeficiente a negativo, raízes de uma função, quantidade de raízes.
Relação
Relação, Conjunto, Relação entre conjuntos, Representação de conjunto, Representação de relação, Regra, Diagrama, Par ordenado, Domínio, Imagem, Gráfico de uma relação.
Sinal da Função do 2º Grau
Estudando o sinal de uma função do 2º grau.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem semelhantes é necessário que os ângulos correspondentes sejam congruentes e os lados homólogos proporcionais. Para isso, basta analisar os seguintes casos de semelhança de triângulos: AA (Ângulo, Ângulo), LLL (Lado, Lado, Lado) e LAL(Lado, Ângulo, Lado).