Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Função
  4. Função logarítmica

Função logarítmica

Conhecemos como função logarítmica a função com lei de formação f(x) = logax, cujo domínio  são os números reais positivos e o contradomínio são os números reais. A base, por definição, deve ser positiva e diferente de 1.

A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia. A função logarítmica pode ser crescente ou decrescente, ela é decrescente quando a sua base é um número maior que 0 e menor que 1, e crescente quando a sua base é maior do que 1.

Leia também: Propriedades das potências – técnicas que facilitam as operações com expoentes

Definição da função logarítmica

Definimos a função logarítmica como f: R* + → R, ou seja, seu domínio é o conjunto dos números reais não nulos e seu contradomínio são os números reais, tal que a lei de formação pode ser descrita por f(x) = logax,, em que x é a variável e a é a base do logaritmo. Lembrando que, por definição, em um logaritmo a base é positiva e diferente de 1

Exemplos:

a) f(x) = log x  → (Quando a base não aparece no logaritmo, seu valor é 10.)

b) f(x) = log0,5 x → (Nesse caso a base é 0,5.)

c) f(x) = log8x  →  (Nesse caso a base é 8.)

Domínio da função logarítmica

Por definição, o domínio é o conjunto dos números reais positivos, isso acontece porque não é possível calcular-se logaritmos de um número negativo tendo a base positiva, pois um número positivo elevado a qualquer número sempre resultará em um número positivo. Por exemplo, suponha que queiramos calcular o logaritmo a seguir.

Exemplo:

  • log3 -3 → Não existe nenhum número real que faz com que 3n seja igual a -3.

Esse exemplo é um caso particular, mas podemos estender a ideia para qualquer número negativo. Por esse motivo, o domínio dessa função é somente o dos números reais positivos, o que faz com que o gráfico de uma função logarítmica, como veremos a seguir, fique apenas no primeiro e quarto quadrantes, já que o valor de x em f(x) = logax será sempre positivo.

Veja também: Potências com expoente fracionário e decimal

Gráfico da função logarítmica

Gráfico de funções logarítmicas
Gráfico de funções logarítmicas.

Para construir o gráfico de uma função logarítmica, é necessário atribuir alguns valores para x e encontrar o valor de f(x) nesses casos. Existem duas possibilidades para esse gráfico, que pode ser  crescente ou decrescente. O que define seu comportamento é o valor da base a.

Seja: f(x) = logax

Se a > 1 → f(x) é crescente;

Se 0 < a < 1 → f(x) é decrescente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Função crescente 

Vamos construir o gráfico de uma função crescente, lembrando que uma função é crescente graficamente quando à medida que o valor de x aumenta, o valor de y também aumenta.

Exemplo:

f(x) = log2x

Agora que temos os pontos, é possível construirmos o gráfico.

Note que a base é maior que 1, logo, o gráfico será crescente.

 

  • Função decrescente

Uma função é considerada decrescente quando à medida que o valor de x aumenta, o valor de y diminui. Vamos construir um gráfico de uma função logarítmica decrescente.

Exemplo:

Agora que temos os pontos, é possível construirmos o gráfico.

Note que a base é menor que 1, logo, ele será decrescente.

 

Acesse também: Quais são as diferenças entre função e equação?

Função logarítmica e função exponencial

A função logarítmica e a função exponencial são conhecidas como funções inversas uma da outra. Muitos autores explicam a função logarítmica por meio da função exponencial, acontece que, se a função exponencial f(x) = ax , f: R → R*+ tiver a sua lei de formação invertida, encontraremos a função f(x) = logax. Além disso, na função logarítmica, o domínio e o contradomínio invertem-se em comparação com a função exponencial, como vimos na definição.

Graficamente, se traçarmos a bissetriz dos eixos ímpares, o gráfico da função exponencial é simétrico ao gráfico da função logarítmica.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Seja f(x) = log2x, o valor do produto f(9) · f(8) · f(7) · … · f(3) · f(2) · f(1) é igual a:

a) 0

b) 9

c) 32

d) 64

e) 1024

Resolução

Alternativa A.

Analisando a função, compreendemos que calcular cada um dos seus valores numéricos seria bastante trabalhoso e até mesmo impossível sem o uso de uma calculadora científica, porém sabemos que f(1) = log21 = 0, logo, como f(1) = 0 e zero é o elemento neutro da multiplicação, sabemos que o produto dos termos f(9) · f(8) · f(7) · … · f(3) · f(2) · f(1) = 0.

Questão 2 - (Enem 2016) Em 2011, um terremoto de magnitude 9,0 na escala Richter causou um devastador tsunami no Japão, provocando um alerta na usina nuclear de Fukushima. Em 2013, outro terremoto, de magnitude 7,0 na mesma escala, sacudiu Sichuan (sudoeste da China), deixando centenas de mortos e milhares de feridos. A magnitude de um terremoto na escala Richter pode ser calculada por:

Sendo E a energia, em kWh, liberada pelo terremoto e E0 uma constante real positiva. Considere que E1 e E2 representam as energias liberadas nos terremotos ocorridos no Japão e na China, respectivamente.

Qual a relação entre E1 e E2?

Resolução

Alternativa C.

Japão

M = 9 e E = E1

Então temos que:

Chamaremos de I a equação:

- LogE= 13,5 – logE1

Agora, utilizando os dados da China, encontraremos outra equação:

M = 7,0 E = E2

Seja II a equação:

- logE0 = 10,5 – logE2

Então temos que I = II, logo:

Publicado por: Raul Rodrigues de Oliveira
Assuntos relacionados
Variáveis e Funções
Estudo das funções.
Existem propriedades que podem facilitar o cálculo de logaritmos
Propriedades dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades básicas dos logaritmos e descubra também formas de usá-las para tornar cálculos mais fáceis.
Com as propriedades dos logaritmos, é possível facilitar cálculos que envolvem essa operação matemática
Propriedades operatórias dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades operatórias dos logaritmos, que podem simplificar e facilitar os cálculos de expressões com essa operação matemática.
Os logaritmos podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, como Geografia, Medicina e Química
Aplicação dos logaritmos
Conheça algumas das possíveis aplicações para os logaritmos, que podem ser usados em diversas áreas do conhecimento, como a Geografia.
Gráfico de Inequações do 1º Grau
Representando o gráfico de uma inequação.
Meia-vida de elementos radioativos e a matemática
Clique aqui e entenda a relação de meia-vida dos elementos radioativos e a matemática!
Coordenadas do Vértice de uma Parábola
Determinando o ponto de retorno da parábola relativa ao gráfico da função do 2º grau.
Inequação – produto
Inequação, produto de inequações, inequação produto, Produto, função, como resolver uma inequação produto, representações de uma inequação produto, desigualdade, representação de uma desigualdade.
Aplicações da Função do 2º grau na Física
Função do 2º grau e Movimento Uniformemente Variado.
Domínio, contradomínio e imagem de uma função
Conheça a definição de função, de domínio, de contradomínio e de imagem de uma função. Saiba qual a relação entre todos esses elementos observando os exemplos.
Sinal da Função do 2º Grau
Estudando o sinal de uma função do 2º grau.
Zero da função do 1º grau
O estudo do zero de uma função do 1º grau consiste em encontrar a raiz da equação do 1º grau que constitui esta função, ou seja, o valor de x que determina o zero da função.
Função exponencial
Clique aqui e conheça a função exponencial. Aprenda como fazer a análise e construir o gráfico desse tipo de função. Teste sua compreensão resolvendo os exercícios.
Matemática financeira
Clique aqui e aprenda para que serve a matemática financeira! Conheça seus conceitos básicos e entenda suas principais fórmulas.
Propriedades das potências
Conheça todas as propriedades das potências e aprenda a aplicá-las. Confira ainda exercícios resolvidos sobre o tema!
Aprenda a resolver equações logarítmicas
Equação logarítmica
Você sabe como resolver uma equação logarítmica? Aprenda aqui algumas técnicas!