Whatsapp icon Whatsapp

Segundo turno nas eleições

O segundo turno nas eleições é realizado quando nenhum candidato obtém mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Bandeira do Brasil dobrada sobre um título do eleitor, um documento necessário às eleições do primeiro e do segundo turno.
O segundo turno nas eleições é um critério do sistema eleitoral brasileiro para as eleições do Executivo.

O segundo turno nas eleições é uma etapa presente no sistema eleitoral brasileiro que é necessária em eleições do Executivo em que nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos. Essa etapa é válida somente para as eleições do Executivo, isto é, para os cargos de presidente, governador(a) e prefeito(a) em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Veja também: Diferença entre voto nulo e branco — os votos não válidos das eleições

Resumo sobre segundo turno nas eleições

  • O segundo turno é realizado para que um candidato seja eleito com a maioria absoluta dos votos.

  • Esse sistema foi estabelecido a partir da Constituição de 1988.

  • O segundo turno é necessário para as eleições de presidente, governador e prefeito de cidades com mais de 200 mil eleitores.

  • Sete eleições presidenciais foram definidas em segundo turno.

  • Se um candidato obtiver maioria absoluta dos votos em primeiro turno, o segundo turno não é realizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que existe segundo turno nas eleições?

Quando falamos em segundo turno, no caso do sistema eleitoral brasileiro, nos referimos a uma das etapas das eleições realizadas no Brasil. Essa etapa existe apenas para as eleições do Poder Executivo, isto é, para as eleições de presidente, governador(a) e prefeito(a) de cidades que possuírem mais de 200 mil eleitores.

As eleições para o Executivo nos casos mencionados exigem a possibilidade de segundo turno porque os candidatos eleitos precisam conquistar a maioria absoluta dos votos válidos para serem eleitos. Por maioria absoluta entende-se quantidade superior a 50% dos votos válidos. Assim sendo, quando nenhum candidato obtém essa proporção de votos no primeiro turno, um segundo turno é realizado.

O segundo turno é composto pelos dois candidatos mais bem votados do primeiro turno. No segundo turno, é eleito o candidato que obtém a maioria absoluta dos votos válidos. O segundo turno sempre deve ser realizado no último domingo do mês de outubro, e caso um dos candidatos não possa participar mais da disputa, o terceiro lugar do primeiro turno é promovido para a disputa.

Os motivos que podem fazer com que um candidato não dispute o segundo turno são:

  • falecimento;

  • desistência;

  • impedimento legal.

O segundo turno não é uma etapa presente nas eleições para o Poder Legislativo porque estas são baseadas em outros critérios. No caso da eleição para senador(a), a disputa é definida por maioria simples, não sendo necessário que um candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos. Para deputados(as) estaduais, deputados(as) distritais e deputados(as) federais, o critério é o do sistema eleitoral em que o quociente define os eleitos.

Quando foi implantado o segundo turno nas eleições do Brasil?

Essa etapa presente nas eleições para o Executivo foi introduzida em nosso país por meio da Constituição de 1988, promulgada como parte dos esforços pela redemocratização do Brasil, iniciada em 1985, após o término da Ditadura Militar.

Com a promulgação da Constituição, ficou definida por meio do artigo 77, parágrafo 2º, a necessidade de o presidente obter a maioria absoluta dos votos para ser eleito em primeiro turno. Caso isso não aconteça, um segundo turno é realizado com os dois candidatos mais bem votados no primeiro turno.

No caso da eleição para governador(a), a Constituição define a necessidade de segundo turno no artigo 28. Por fim, para as prefeituras com mais de 200 mil eleitores, a possibilidade de haver segundo turno é mencionada no artigo 29, inciso dois.

Saiba mais: Você sabe o que é crime eleitoral?

Eleições presidenciais com segundo turno na história do sistema eleitoral brasileiro

O Brasil passou a ter eleições presidenciais com a Proclamação da República, sendo que a primeira eleição presidencial foi realizada em 1891, mas foi uma eleição indireta.

De qualquer maneira, durante a Primeira República, as eleições presidenciais eram realizadas em turno único, e o mesmo critério foi utilizado no período da República de 1946. Durante a Era Vargas e a Ditadura Militar, não houve eleição presidencial direta.

Como o segundo turno foi adicionado no sistema eleitoral brasileiro só a partir da Constituição de 1988, isso significa que somente desse ano em diante é que aconteceram eleições decididas em segundo turno em nosso país.

As eleições presidenciais decididas em segundo turno foram as eleições de 1989, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022:

  • 1989: a disputa foi travada entre Fernando Collor de Melo e Lula, com Collor sendo o vencedor com 53,03% dos votos válidos.

  • 2002: a disputa foi travada entre Lula e José Serra, com Lula sendo o vencedor com 61,27% dos votos válidos.

  • 2006: a disputa foi travada entre Lula e Geraldo Alckmin, com Lula sendo o vencedor com 60,83% dos votos válidos.

  • 2010: a disputa foi travada entre Dilma Rousseff e José Serra, com Dilma Rousseff sendo a vencedora com 56,05% dos votos válidos.

  • 2014: a disputa foi travada entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, com Dilma Rousseff sendo a vencedora com 51,64% dos votos válidos.

  • 2018: Jair Bolsonaro derrotou o candidato do PT, Fernando Haddad, ao conquistar 55,13% dos votos válidos.

  • 2022: Jair Bolsonaro disputa a reeleição contra Lula, mas o resultado desse segundo turno ainda não foi definido.

Crédito de imagem

[1] PatriciaFragoso / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Diferença entre voto nulo e branco
Acesse este link e leia este texto do Mundo Educação que trata das diferenças que existem entre voto nulo e voto branco. Saiba com o nosso texto como a Constituição e como a Lei das Eleições entendem os dois votos e como o eleitor faz o registro de voto nulo ou branco na urna.
Poder Executivo
Acesse para saber mais sobre o Poder Executivo. Entenda o princípio dos Três Poderes, a função do Executivo e as funções específicas de seus representantes.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Título de eleitor
Clique aqui para saber tudo sobre o que é o título de eleitor. Saiba também a história desse documento e como tirá-lo pela internet.
Urna eletrônica
Clique aqui e saiba sobre a urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras. Entenda como funciona e o sistema de segurança que possui.
Você sabe o que é crime eleitoral?
O que é crime eleitoral? Clique aqui, entenda o que são os considerados crimes eleitorais e veja exemplos.
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.