2. Química
  3. Química Geral
  4. A composição do Universo

A composição do Universo

De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo comum, afinal o que compõe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás, essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental.

Foram necessários vários anos de estudo para se chegar a essa concepção de átomo, e atualmente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas como, por exemplo, aparelhos eletrodomésticos como o forno microondas, a televisão, esses aparelhos possuem seus princípios de funcionamento baseados no átomo.

Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria.

Para um melhor entendimento acompanhe o seguinte raciocínio:

O ouro é uma matéria, mas se ele é usado para se obter uma jóia, esse produto será considerado um objeto. Assim também acontece com a madeira, é uma matéria que dá origem a diferentes objetos: cadeiras, mesas, etc.

E é basicamente assim que é formado tudo que vemos ao nosso redor, e esse conceito vai mais além, faz parte da composição do que não temos contato, como as estrelas, a lua, o sol, enfim, o átomo compõe o Universo.
Universo
A Química é uma ciência teórica e experimental
Introdução à Química
Aqui você encontrará uma introdução à Química, com a definição dessa ciência, quais são seus ramos de estudo e seu papel em nossa sociedade.
Asteroides são corpos celestes de tamanhos diversos que orbitam o Sol
Asteroides
Clique aqui e saiba mais sobre os asteroides, corpos celestes que orbitam o Sol e que possuem chances de chocarem-se com a Terra.
As inúmeras galáxias que compõem o universo estão afastando-se mutuamente
Lei de Hubble
Clique para conhecer a Lei de Hubble, lei que determina a velocidade de afastamento das galáxias e comprova a expansão do universo.
As máquinas de vácuo, usadas para embalar alimentos, são capazes de produzir vácuo parcial.
O que é vácuo?
Você sabe o que é vácuo? O vácuo ideal seria uma região do espaço totalmente livre de matéria. Na prática, não existe um lugar sequer que apresente vácuo perfeito. Mesmo com densidade muito baixa, ainda é possível que se encontre, no mínimo, uma média de três átomos por metro cúbico em qualquer local do Universo.
Exemplos de misturas gasosas
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
Modelo atômico de Rutherford.
Modelo atômico e seu evolucionismo
Conceitos de átomo, Ernest Rutherford, John Dalton, Joseph John Thomson, átomo moderno, gregos, Antigüidade, núcleo, carga positiva, carga negativa, elétrons, prótons, eletrosfera, massa do átomo, partículas, matéria, Demócrito de Abdera, Leucipo, camadas de valência, Niels Bohr.
Viscosidade: liberdade de movimento nos líquidos.
Propriedades dos líquidos
Líquidos, Tensão superficial, fusão de um sólido, condensação de um gás, viscosidade, fluido, volume constante, moléculas de um gás, forças intermoleculares, compressão, evaporação de um líquido.
Filósofos gregos estudaram a estrutura atômica.
Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos
Filósofos atomistas atuando na descoberta da matéria.
Segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar
Teoria dos Quatro Elementos
Entenda como os filósofos tentaram explicar a natureza da matéria e a nossa própria constituição por meio da teoria dos quatro elementos.
A graduação do termômetro é a escala termométrica (existem várias escalas em uso atualmente)
Conversão de Escalas Termométricas
Conheças as escalas termométricas (graus Celsius, Kelvin e Fahrenheit), como surgiu cada uma, o que é o zero absoluto e como realizar a conversão dessas unidades.