Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Escalas termométricas

Escalas termométricas

Como existem três escalas termométricas em uso no mundo, é muito importante conhecê-las e saber converter os valores de temperatura entre elas.

Uma escala termométrica é composta por valores estabelecidos de forma arbitrária a partir dos pontos de fusão e ebulição da água. A sua função é medir temperaturas, mostrando por meio de seus valores se um corpo está quente ou frio.

Construir uma escala termométrica é algo extremamente fácil, por isso, com o desenvolvimento dos estudos em Termologia, no século XVIII, existiam cerca de 40 escalas em uso. Hoje as escalas utilizadas são apenas três: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Escala Celsius

A maioria dos países utiliza a escala Celsius como escala termométrica oficial. Ela foi criada no século XVIII pelo sueco Anders Celsius e possui cem intervalos. É por isso que ela é chamada de escala centígrada. Os valores adotados por Celsius para os pontos de fusão e ebulição são, respectivamente, 0 e 100.

Escala Fahrenheit

Criada em 1714 pelo alemão Daniel Fahrenheit, essa escala é a mais utilizada por países de língua inglesa. Fahrenheit criou o primeiro termômetro de mercúrio que funcionou de forma satisfatória e, após fazer medidas baseadas no ponto de fusão da água e na temperatura normal do corpo humano, os valores dos pontos de fusão e ebulição para a sua nova escala foram estabelecidos.

Note que essa escala não é centígrada, pois possui 180 intervalos (212 – 32 = 180).

Escala Kelvin

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecida como a escala absoluta por não possuir valores negativos, a escala Kelvin foi construída pelo irlandês William Thomson (conhecido como lorde Kelvin). Essa escala foi desenvolvida com base na mínima temperatura existente possível, o zero absoluto, que corresponde a aproximadamente – 273 °C. Para o zero absoluto, Kelvin atribuiu o valor zero (0K), de modo que o ponto de fusão da água ficou como 273 K e o ponto de ebulição ficou como 373K.

Por determinação do Sistema Internacional de Unidades, não se usa o símbolo de grau (°) para a escala Kelvin.

A escala Kelvin, por apresentar 100 intervalos entre os pontos de fusão e ebulição, também é uma escala centígrada.

Conversão entre as escalas termométricas

Como atualmente existem três escalas termométricas em uso, faz-se necessária uma equação de conversão entre elas para que seja possível passar quaisquer valores de temperaturas de uma escala à outra.

Veja a equação de transformação entre as escalas termométricas:

TC = Temperatura na escala Celsius;

TF = Temperatura na escala Fahrenheit;

TK = Temperatura na escala Kelvin.

EXEMPLO:

Converta 113°F para °C.

Quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit marcar 113°F, um termômetro graduado em Celsius marcará 45°C. Essas duas temperaturas representam o mesmo estado de agitação molecular, só estão escritas em escalas termométricas diferentes.

A escala Celsius é a mais utilizada na maior parte dos países
A escala Celsius é a mais utilizada na maior parte dos países
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

a) 33ºF

b) 60ºF

c) 92ºF

d) 108ºF

e) 140ºF

Questão 2

(Unesp 2003) Uma panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:

a) 32 K e 105°F.

b) 55 K e 99°F.

c) 57 K e 105°F.

d) 99 K e 105°F.

e) 105 K e 32°F.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Máquina a vapor.
O calor também é energia
Utilizando o calor para a produção de energia.
Energia térmica
Você sabe o que é energia térmica? Clique aqui e entenda o conceito de energia térmica, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Calor e Temperatura
Temperatura
Saiba mais sobre temperatura, conheça a definição dessa importante grandeza, confira quais são escalas termométricas e descubra a relação entre calor e temperatura!
Dilatação térmica de sólidos
Conheça a dilatação térmica dos sólidos e seu funcionamento. Aprenda sobre o coeficiente de dilatação térmica de sólidos e confira exercícios sobre o tema!
Aparelho de ar condicionado
Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?
Aparelho de ar condicionado, por que o aparelho de ar condicionado fica no alto, como é o funcionamento do ar condicionado, o que são correntes de convecção, diferenças de densidade.
Termômetro
Dispositivo que mede o grau de agitação das moléculas
Escalas de temperatura
Clique aqui e conheça as características das três escalas de temperatura!
Feijoada servida em recipiente de cerâmica
Recipientes que conservam melhor a temperatura
Física na cozinha
Tipos de Termômetros
Clique aqui e conheça as características e os tipos de termômetros!
Medindo a temperatura de duas substâncias
Lei zero da termodinâmica
Entendendo o significado da lei zero da termodinâmica.
Filamento de uma lâmpada de tungstênio
Resistência elétrica e temperatura
Veja aqui como é feita a relação entre a resistência elétrica e a temperatura de um material.
Aquecedor solar com um reservatório de capacidade de 200 litros
Coletor solar
Veja aqui o que é um coletor solar de energia e sua aplicação na vida cotidiana.
Quando o gelo recebe calor suficiente e se transforma em água dizemos que ele sofreu uma mudança de estado físico denominada fusão
Mudança de Estado Físico
Saiba como uma substância pode passar de uma fase para outra e os respectivos nomes que cada mudança de estado físico recebe.
O etano e o etanol têm tamanhos aproximados, mas o ponto de ebulição do etanol é maior porque é polar e sua interação intermolecular é mais forte
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.
O termômetro é o equipamento usado para medir a temperatura
Temperatura como variável de estado dos gases
Entenda o que é temperatura, como ela é medida, por que ela é considerada uma variável de estado dos gases e como ocorre essa variação.