Oxidorredução

Toda reação de oxidorredução está relacionada com uma transferência de elétrons entre átomos e/ou íons das substâncias reagentes.

Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si. Essa palavra é a junção de “oxidação + redução”, que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer.

A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons. Visto que os elétrons são partículas negativas, a carga elétrica (Número de oxidação – Nox) da espécie que perdeu elétrons aumenta, “fica mais positiva”, por assim dizer.

Já a redução corresponde ao processo inverso, ou seja, a espécie química ganha elétrons e fica com o Nox menor, “mais negativo”.


A reação de oxidorredução ocorre com transferência de elétrons

A espécie química que ganha elétrons recebe-os da espécie química que os perdeu e vice-versa. Por isso, dizemos que sempre que ocorre uma redução, ocorre também uma oxidação, e é também por isso que chamamos esses processos de reações de oxidorredução.

Além disso, se uma substância oxidou, é porque a outra espécie química ocasionou isso por retirar os elétrons dela. Assim, dizemos que a substância que contém o átomo que ganhou os elétrons ou reduziu é o agente oxidante, porque ela causou a oxidação do átomo ou íon da outra substância reagente.

Por outro lado, a substância que contém o átomo que forneceu os elétrons, isto é, que oxidou, é o agente redutor, porque ele causou a redução da outra espécie química.

Resumidamente, temos:


Resumo de determinação de agente redutor e agente oxidante

Vejamos um exemplo de reação de oxidorredução para visualizar melhor esses conceitos mencionados até agora. A reação de fotossíntese realizada pelas plantas para produzir seu próprio alimento e limpar o ar que respiramos é um dos processos químicos mais importantes da natureza e trata-se de uma reação de oxidorredução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme pode ser visto por meio da equação a seguir, de forma resumida, a planta retira do solo apenas água (H2O) através da raiz para que, juntamente ao gás carbônico (CO2) absorvido pelas folhas e na presença de luz, seja capaz de produzir moléculas orgânicas, como a glicose e também o gás oxigênio:

     +4 -2              +1 -2             +4 -1      -2          0
6 CO2(g) + 6 H2O(l) C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

Essa equação química já está balanceada e acima de cada elemento foram colocados os valores dos Nox para você observar o que aconteceu. Veja que no primeiro membro da equação o Nox do átomo de oxigênio era igual a -2, mas, no segundo membro, esse Nox aumentou para zero. Isso significa que o oxigênio foi a espécie química que sofreu oxidação, ou seja, perdeu elétrons, e o dióxido de carbono (CO2) foi o agente redutor.

Por outro lado, o Nox do hidrogênio da água (H2O) era +1 e passou para -1 na molécula de glicose (C6H12O6). Visto que seu Nox diminuiu, isso significa que o hidrogênio foi o elemento que sofreu redução, ou seja, ganhou elétrons, e a água foi o agente oxidante.

É importante lembrar que em toda reação de oxirredução que estiver devidamente balanceada, a quantidade de elétrons ganhos será a mesma de elétrons perdidos.

Para saber realizar o balanceamento desse tipo de reação e para aprender a determinar o Nox dos átomos, leia os textos: Balanceamento de reações de oxidorredução e Número de Oxidação (Nox) .

A fotossíntese é um exemplo de reação de oxidorredução muito importante
A fotossíntese é um exemplo de reação de oxidorredução muito importante
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
As pilhas e baterias, sem as quais não conseguimos viver, são resultantes dos estudos da Eletroquímica
Eletroquímica
Introdução ao estudo da Eletroquímica — um ramo da Química que estuda os processos que ocorrem nas pilhas e na eletrólise.
Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.
Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
O estudo da velocidade das reações se baseia na análise gráfica
Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
A maresia e o contato direto com a água do mar aceleram o processo de corrosão e tornam o navio enferrujado
Corrosão dos metais
Veja como ocorre a corrosão dos metais, tais como da prata, do cobre e principalmente do ferro, formando a ferrugem.
Parafusos revestidos de zinco para proteger da corrosão – processo denominado  galvanização
Proteção dos metais contra corrosão
Conheça algumas técnicas utilizadas para a proteção dos metais contra corrosão, visto que este é um problema que causa um grande prejuízo econômico.
Reação química com efervescência parecida com a da decomposição da água oxigenada
Reações de oxirredução envolvendo água oxigenada
Aprenda a balancear reações de oxirredução que envolvem a água oxigenada (H2O2).
A eletrólise da água é um exemplo prático de reação de auto-oxidorredução
Reações de auto-oxidorredução
Clique e aprenda o que é, como identificar e o passo a passo para realizar o balanceamento de uma reação de auto-oxidorredução.
Papel tornassol
Indicadores e pH
Indicadores, solução de fenolftaleína, papel tornassol vermelho, papel tornassol azul, suco do repolho roxo, solução ácida, solução básica, arranjo dos átomos, compostos básicos, meio básico, meio ácido, pH, pHmetro, solução ácida.
Balanceamento de reações de oxirredução
Todo balanceamento de reações de oxirredução leva em conta que o número de elétrons cedidos deve ser igual ao número de elétrons doados.
A temperatura exerce uma grande influência sobre a velocidade das reações
Temperatura e velocidade das reações
Descubra por que o aumento da temperatura ocasiona um consequente aumento na velocidade com que se processam as reações químicas.
Saber que alguns elementos de determinadas famílias na Tabela Periódica possuem o NOX fixo ajuda no cálculo do NOX dos outros elementos do composto
Número de Oxidação (NOX)
Aprenda várias regras que ajudam a calcular o número de oxidação (NOX) dos compostos de uma forma bem fácil.
No forno siderúrgico, o ferro metálico é obtido a partir da redução da hematita (agente oxidante) pelo monóxido de carbono (agente redutor)
Agente Redutor e Agente Oxidante
Saiba quais são as características que distinguem um agente redutor de um agente oxidante.
Na formação da ferrugem, o ferro sofre oxidação e o oxigênio sofre redução
Oxidação e Redução
Aprenda a identificar se está ocorrendo oxidação e redução em alguma reação, e veja exemplos e conceitos relacionados, tais como agente redutor e oxidante.
Imagem de Jacobus Henricus van 't Hoff Júnior, o cientista que estudou os efeitos coligativos e relacionou como calcular a pressão osmótica
Determinação da pressão osmótica
Aprenda a calcular a pressão osmótica para as soluções moleculares e iônicas.
Determinar o Nox do carbono nos compostos orgânicos é mais complexo porque, em muitos casos, as moléculas são bem extensas
Nox em compostos orgânicos
Aprenda a realizar a determinação do Nox (número de oxidação) de cada carbono nos compostos orgânicos que possuem estruturas mais complexas.
Reação de oxirredução entre o cobre do espiral e a solução de nitrato de prata*
Reações de oxirredução
Veja como determinar se uma reação é de oxirredução, quais espécies oxidam e reduzem, além de quais são os agentes oxidantes e redutores.
Não se desespere se você ver que ocorreu mais de uma oxidação (ou redução) em uma mesma reação, pois esse balanceamento é fácil de resolver
Reações com mais de uma oxidação e/ou redução
Conheça um método bem simples de realizar o balanceamento quando em uma reação ocorre mais de uma oxidação e redução.