Decantação com o funil de bromo
A decantação com funil de bromo é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente com mistura heterogênea, formada por dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se dissolvem.
A combinação de água e óleo é um exemplo de mistura heterogênea
Como está explícito no nome do método, para realizar a decantação, é necessário deixar a mistura passar por um período de descanso para que o material mais denso fique posicionado na parte inferior do recipiente e o material menos denso fique sobre o líquido mais denso.
Dessa forma, nesse método, a propriedade predominante é a diferença de densidade entre os componentes que formam a mistura, além da ausência completa da propriedade solubilidade.
Além disso, o mais importante é que essa decantação seja realizada com o uso de equipamento denominado funil de bromo, também conhecido como funil de separação ou funil de decantação, como o da imagem seguir:
O funil de decantação é transparente, o que permite ver os conteúdos em seu interior, e apresenta uma válvula na sua parte inferior, a qual, ao ser aberta, possibilita a passagem do líquido mais denso pelo funil, que pode, então, ser recolhido em outro recipiente.
Assim, para realizar a separação por decantação com o funil de bromo da mistura heterogênea de água e óleo, por exemplo, devemos realizar os seguintes passos:
-
1º Passo: Posicionar o funil de bromo em um suporte universal, com o auxílio de uma argola de ferro;
-
2º Passo: Posicionar um béquer, ou erlenmeyer, abaixo do funil de bromo;
-
3º Passo: Adicionar a mistura heterogênea no funil de bromo;
-
4º Passo: Aguardar a decantação da mistura, ou seja, deixar a mistura descansando por um tempo;
-
5º Passo: Abrir a válvula, permitindo a queda do líquido mais denso no erlenmeyer.
Exemplo de derramamento do líquido mais denso no erlenmeyer após a decantação