2. Química
  3. Química nuclear
  4. Descoberta da meia vida

Descoberta da meia vida

Os elementos radioativos possuem muitas propriedades e uma delas está demonstrada na imagem acima, a de emitir radiação. Como se vê, o elemento trítio emite uma luz verde bem visível, quando um átomo sofre decaimento ele libera tal energia.

A radioatividade nada mais é do que a emissão de partículas que acontece em razão do decaimento. E decaimento por sua vez é a capacidade de alguns átomos (e seus isótopos) perderem prótons, nêutrons, elétrons e raios gama.

Não é possível ver o momento exato em que um átomo sofre decaimento, pode levar apenas um milésimo de segundo ou se estender a centenas de anos… Os cientistas descobriram uma maneira de descobrir a idade de átomos radioativos, é através da chamada “meia vida”.

Eles analisam o tempo necessário para que metade dos átomos numa amostra se desintegre, e neste mesmo tempo metade de outros átomos irão se desintegrar, e assim por diante. A somatória do tempo necessário para que metade dos átomos radioativos se desintegre é o que se conhece por “meia vida”.

A análise meia vida é importante para a manipulação de dejetos radioativos, pois sabendo o tempo de desintegração destes, será possível prever o momento seguro para que tal material seja considerado de baixo risco.

Uma amostra só pode ser manipulada quando sua radiação estiver abaixo dos limites de detecção.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Chaveiro contendo o elemento radioativo trítio.
Os pósitrons são partículas expulsas do núcleo de radioisótopos com elevado número de prótons
Pósitrons
Nesse texto, você conhecerá a constituição das emissões radioativas artificiais denominadas pósitrons, como ocorreu sua descoberta e qual a sua principal aplicação hoje.
Fórmula utilizada em cálculos que envolvem meia-vida
Cálculos envolvendo meia-vida
Aprenda a realizar os cálculos que envolvem o estudo da meia-vida com a ajuda de exemplos que aplicam fórmulas e gráficos relacionados a esse conteúdo.
Radiações Alfa, Beta e Gama
Radiações invisíveis aos olhos humanos, mas de extrema importância.
Radioisótopos
Clique aqui e conheça as características de alguns radioisótopos!
Radiografia colorizada em computador
Raios X
Conheça como se deu a descoberta dos raios X, o que os origina, sua constituição, sua aplicação na medicina e na indústria e as consequências à sua exposição prolongada.