Entendendo o núcleo atômico
As primeiras ideias referentes a este assunto, datadas do ano de 1911, provêm do cientista Ernest Rutherford (1871-1937), elas sugerem que os átomos têm um núcleo contendo prótons. Este seria a parte central do átomo com um tamanho inferior, no entanto, abrigando a maior densidade. Como assim?
Para esclarecer este ponto é importante ressaltar que o diâmetro de um átomo pode variar, mas mede aproximadamente 10-10 metros. Já os núcleos possuem 10-15 metros de diâmetro, o que é realmente pequeno. A maior densidade do núcleo é resultado do grande número de prótons presentes no mesmo. Tais partículas, os prótons, estão compactadas (comprimidas).
Com isso, podemos concluir que o núcleo atômico, além de ser minúsculo, comporta a maior parte da massa do átomo. Para quem não sabe, a massa total é a soma das massas dos prótons e nêutrons.
Quanto à carga do núcleo, podemos dizer que o corpo central do átomo é eletricamente positivo. Os nêutrons são eletricamente neutros e os prótons são portadores de carga positiva.
Por Líria Alves
Graduada em Química