2. Química
  3. Química Geral
  4. Entendendo o núcleo atômico

Entendendo o núcleo atômico

As primeiras ideias referentes a este assunto, datadas do ano de 1911, provêm do cientista Ernest Rutherford (1871-1937), elas sugerem que os átomos têm um núcleo contendo prótons. Este seria a parte central do átomo com um tamanho inferior, no entanto, abrigando a maior densidade. Como assim?

Para esclarecer este ponto é importante ressaltar que o diâmetro de um átomo pode variar, mas mede aproximadamente 10-10 metros. Já os núcleos possuem 10-15 metros de diâmetro, o que é realmente pequeno. A maior densidade do núcleo é resultado do grande número de prótons presentes no mesmo. Tais partículas, os prótons, estão compactadas (comprimidas).

Com isso, podemos concluir que o núcleo atômico, além de ser minúsculo, comporta a maior parte da massa do átomo. Para quem não sabe, a massa total é a soma das massas dos prótons e nêutrons.

Quanto à carga do núcleo, podemos dizer que o corpo central do átomo é eletricamente positivo. Os nêutrons são eletricamente neutros e os prótons são portadores de carga positiva.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Ilustração de um átomo e seu núcleo.
Ilustração de átomo – corresponde apenas a um modelo, e não à realidade
Estrutura do átomo
Conheça a estrutura básica do átomo e quais são as suas principais partículas constituintes.
A Química é uma ciência teórica e experimental
Introdução à Química
Aqui você encontrará uma introdução à Química, com a definição dessa ciência, quais são seus ramos de estudo e seu papel em nossa sociedade.
Exemplos de misturas gasosas
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
Íons
Clique aqui e entenda o que são os íons negativos e os íons positivos!
Representação de um átomo e suas partículas
Cálculo das partículas atômicas
Clique e aprenda a realizar o cálculo das partículas atômicas, isto é, o número de prótons, nêutrons e elétrons!
O dióxido de carbono é formado por ligações covalentes entre o carbono e dois átomos de oxigênio
Ligação Covalente
Entenda como ocorre a ligação covalente e como ela é representada por meio de fórmulas eletrônicas e estruturais.
O cloreto de sódio é um exemplo de composto formado a partir de ligação iônica entre os átomos
Ligação Iônica
Entenda como ocorre a ligação iônica, descubra seus princípios e características e aprenda a montar as fórmulas de compostos iônicos.
O que compõe a água?
Um estudo sobre a água
Características e propriedades da molécula H2O.
Thomson observa seu experimento com o tubo de raios catódicos, que o levaria à descoberta do elétron
Descoberta da primeira partícula subatômica: o elétron
A descoberta do elétron foi feita por J. J. Thomson, em 1897, por meio de um experimento com um tubo de raios catódicos.