Hidrogênios ionizáveis

Hidrogênios ionizáveis são os átomos que se transformam no íon hidrônio (H+) quando um ácido é misturado com a água.

Hidrogênios ionizáveis são todos os átomos presentes em uma molécula de um ácido inorgânico ou orgânico, os quais, quando em água, transformam-se no cátion hidrônio (representado por H+ ou por H3O+).

Para identificar ou reconhecer um hidrogênio ionizável de um ácido, é necessário conhecer, antes de mais nada, a classificação dos ácidos quanto à presença ou não de oxigênio:

• Hidrácidos: são ácidos que apresentam hidrogênio em sua composição;

• Oxiácidos: são ácidos que apresentam oxigênio em sua composição.

Conhecendo a classificação acima, fica fácil identificar os hidrogênios ionizáveis em qualquer ácido. No caso dos hidrácidos, todo hidrogênio é ionizável, porém, no caso dos oxiácidos, apenas é ionizável o hidrogênio que está ligado a um oxigênio.

Assim, identificando a quantidade de hidrogênios ionizáveis em ácido, podemos classificá-los da seguinte forma:

• Monoácido: ácido que apresenta um hidrogênio ionizável;

• Diácido: ácido que apresenta dois hidrogênios ionizáveis;

• Triácido: ácido que apresenta três hidrogênios ionizáveis;

• Tetrácido: ácido que apresenta quatro hidrogênios ionizáveis.

Veja a seguir alguns exemplos da determinação do número de hidrogênios ionizáveis em alguns ácidos:

1º Exemplo: Ácido sulfídrico

Fórmula estrutural do ácido sulfídrico

O ácido sulfúrico é um hidrácido, logo todos os seus hidrogênios são ionizáveis. Em sua fórmula molecular, podemos perceber a presença de dois átomos de hidrogênios ionizáveis, por isso, o ácido sulfídrico é um diácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os dois hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion sulfeto (S-2):

H2SO4-2 + 2 H2O → 2 H+ + S-2

2º Exemplo: Ácido sulfúrico

Fórmula estrutural do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é um oxiácido porque se tornam ionizáveis os hidrogênios ligados a átomo de oxigênio. Em sua estrutura, podemos perceber a presença de dois átomos de hidrogênios ionizáveis e, por isso, o ácido sulfúrico é um diácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os dois hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion sulfato:

H2SO4-2 + 2 H2O → 2 H+ + SO4-2

3º Exemplo: Ácido fosfórico

Fórmula estrutural do ácido fosfórico

O ácido fosfórico é um oxiácido, o que significa que os seus hidrogênios estão ligados a átomo de oxigênio. Em sua estrutura, podemos perceber a presença de três átomos de hidrogênios ionizáveis. Por causa disso, o ácido fosfórico é um triácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os três hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion fosfato:

H3PO4 + 3H2O → 3 H+ + 3PO4-3

O HCl é um monoácido porque só apresenta um hidrogênio ionizável
Publicado por: Diogo Lopes Dias
O ácido cítrico encontrado em algumas frutas é um dos exemplos de ácidos presentes no nosso dia a dia.
Ácidos
Clique e descubra a definição de ácido, suas características, classificações e utilizações. Confira também exercícios resolvidos sobre o tema!
Nomenclatura dos Ácidos
Clique aqui e aprenda como é feita a nomenclatura dos ácidos!
Exemplos de alimentos com ácidos
Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.
Os ácidos e bases são compostos muito usados em laboratório (Obs.: Na imagem, temos também outros compostos, como os sais)
Teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis
Conheça as teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry (protônica) e de Lewis (eletrônica).
Quando adicionado à água, o ácido clorídrico sofre ionização
Equação de ionização dos ácidos
Veja como deve ser realizada a montagem da equação de ionização de um ácido inorgânico.
Ácidos e bases podem ser definidos pela teoria de Lewis
Teoria ácido-base de Lewis
Clique e conheça a Teoria ácido-base de Lewis e aprenda a classificar uma substância em ácida ou básica de uma forma diferente.