Whatsapp icon Whatsapp

Levigação

Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas, baseado na diferença de densidade entre os componentes.
Levigação sendo usada em um garimpo de extração de ouro.
A levigação é um processo empregado na separação de misturas heterogêneas sólidas por meio da passagem de um fluxo de líquido.

A levigação é um dos métodos de separação de misturas heterogêneas sólidas, que se baseia na diferença de densidade entre os componentes. Na levigação é empregado um fluxo de líquido, geralmente água, responsável por arrastar o componente de menor densidade, separando-o da fase de maior densidade.

Esse método é usado em garimpos de ouro para a separação do metal de impurezas, como barro, areia e pedras, com o auxílio de um instrumento chamado bateia. Na indústria de beneficiamento de cereais, a levigação é usada para separar cascas e folhas dos grãos.

Leia também: Decantação — outro método de separação de misturas heterogêneas

Resumo sobre levigação

  • A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas.

  • A levigação está baseada na diferença de densidade entre os componentes da mistura.

  • Um fluxo de líquido é usado para arrastar os componentes menos densos da mistura, deixando no recipiente os componentes de maior densidade.

  • A levigação é usada nos garimpos de ouro, para a separação do ouro de outros componentes de menor densidade, como areia, barro e rochas.

  • Levigação também é usada para a separação de cascas de cereais dos grãos.

  • A levigação não pode ser confundida com a ventilação e a peneiração.

  • A ventilação também se baseia na diferença de densidade dos componentes, mas o princípio de separação é o fluxo de ar.

  • Na peneiração, o princípio de separação é o tamanho das partículas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é levigação?

A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólidos, baseada na diferença de densidade que existe entre eles, que utiliza uma corrente de líquido para efetuar a separação.

Região com areia, terra, folhas, caules e pedras como exemplo de mistura heterogênea sólida, que é separada por levigação.
Areia, terra, folhas, caules e pedras são um exemplo de mistura heterogênea sólida.

Como ocorre a levigação?

A levigação ocorre pela passagem de um fluxo de líquido pela mistura de substâncias sólidas com diferentes densidades, arrastando o componente menos denso da mistura, separando-o do componente de maior densidade, que permanece no recipiente. Normalmente, utiliza-se uma corrente de água para efetuar a separação.

 Ilustração representando as diferentes densidades dos materiais, propriedade da matéria que é a base da levigação.
 O conceito de diferença de densidade entre os materiais é a base da levigação.

Exemplos de levigação

A levigação é muito usada em garimpos de extração de ouro. Para a separação do ouro de sujidades, como terra e cascalho, primeiramente são aplicados fortes jatos de água no solo, barranco ou margens dos rios.

A lama formada é passada em instrumentos chamados bateias (vasilhas em formato de cone). Como o ouro possui maior densidade do que os outros componentes da mistura, ele ocupa o fundo da bateia e as impurezas (menos densas) são arrastadas pela água corrente.

Garimpeiros fazendo uso do processo de levigação, na extração de ouro, com o auxílio de bateias. [1]
Garimpeiros fazendo uso do processo de levigação, na extração de ouro, com o auxílio de bateias. [1]

Outro método de levigação muito usado por garimpeiros no passado foi a churragem. Nesse processo, em vez de água, usava-se um fluxo de mercúrio para a separação do ouro. Porém, essa utilização foi deixada de lado em razão da elevada toxicidade do elemento mercúrio e os riscos ambientais decorrentes.

A levigação é usada em etapas de refino em mineradoras, para a separação de rochas ou minérios.

A separação de folhas, caules e pedras também pode ser feita por levigação, em que um fluxo de água arrasta as folhas que possuem menor densidade.

Outro exemplo de levigação é a lavagem para a remoção de terra de legumes recém-colhidos.

Diferenças entre levigação, peneiração e ventilação

Levigação, peneiração e ventilação são processos de separação de misturas distintos:

  • Levigação: baseada na diferença de densidade entre os materiais a serem separados, a separação dos componentes na levigação acontece pelo uso de um fluxo de líquido, que arrasta as partículas de menor densidade.

  • Ventilação: também baseada na diferença de densidade entre os materiais a serem separados, na ventilação a separação dos componentes ocorre pela passagem de um fluxo de ar, sendo as partículas menos densas arrastadas pelo próprio vento. Um exemplo de ventilação é o beneficiamento de cereais, em que a passagem de um fluxo de ar separa as cascas dos grãos. Na separação dos grãos de café de folhas e caules também é usada a ventilação, pelo uso de uma grande peneira e o manejo da amostra por movimentos verticais. Nesse caso, o vento remove da mistura as partes mais leves

Mulher fazendo uso de ventilação manual para separação de grãos e cascas, um processo que se difere da levigação.
Ventilação manual para separação de grãos e cascas. [2]
  • Peneiração: o princípio da separação da mistura é a diferença de granulometria ou de tamanho das partículas da mistura. Na peneiração, é usada uma peneira, sendo que as partículas menores do que os vãos da malha da peneira passam por ela, e as partículas maiores ficam retidas. Em escala industrial, existem equipamentos formados por um conjunto de peneiras, com diferentes tamanhos de malhas, que separam grânulos de distintas granulometrias.

Homem fazendo peneiração para separar grãos de areia de diferentes tamanhos, um processo que se difere da levigação.
Peneiração para separar grãos de areia de diferentes tamanhos. [3]

Veja também: Destilação — um dos métodos de separação de misturas homogêneas mais usados em laboratórios

Exercícios resolvidos sobre levigação

Questão 1

(UEA) A utilização dos processos de imantação e levigação, nessa sequência, permite separar os componentes de uma mistura formada por:

A) raspas de ferro, raspas de alumínio e raspas de cobre.

B) cobre em pó, sal de cozinha e açúcar.

C) farinha de trigo, sal de cozinha e alumínio em pó.

D) raspas de cobre, lascas de madeira e carvão em pó.

E) ferro em pó, etanol e gasolina.

Resolução:

Alternativa A.

Considerando uma mistura entre raspas de ferro, raspas de alumínio e raspas de cobre, a imantação pode ser usada para a remoção das raspas de ferro, uma vez que o ferro é magnético. As raspas de alumínio e de cobre podem ser separadas por levigação, pois possuem densidades diferentes.

Questão 2

Sobre os processos de separação de misturas, assinale a alternativa correta:

A) A peneiração pode ser utilizada para a separação de uma mistura heterogênea de um sólido em um líquido ou de um sólido em um gás.

B) Por meio da levigação, pode-se separar dois sólidos de mesma densidade utilizando-se um fluxo líquido.

C) A levigação e a peneiração são técnicas de separação de misturas sólidas, baseadas nas diferenças de densidade e de tamanho das partículas, respectivamente.

D) A ventilação pode ser utilizada para a separação de misturas homogêneas.

Resolução:

Alternativa C.

Item A incorreto. A peneiração é usada para separação de misturas heterogêneas entre sólidos.

Item B incorreto. A levigação é capaz de separar uma mistura entre sólidos com diferentes densidades.

Item C correto. A levigação é baseada na diferença de densidade entre os componentes. E a peneiração é baseada na diferença de tamanho entre as partículas.

Item D incorreto. A ventilação é empregada na separação de misturas heterogêneas.

Créditos de imagem

[1] Pierre-Yves Babelon / Shutterstock

[2] musicphone / Shutterstock

[3] Rudra Narayan Mitra / Shutterstock

Publicado por Ana Luiza Lorenzen Lima

Artigos Relacionados

Densidade
Clique aqui, entenda o que é densidade, saiba como determinar a densidade dos materiais e conheça as variáveis que afetam as medidas de densidade.
Elemento Ouro
Elemento Ouro, sarcófagos das múmias dos faraós, ouro nativo, pepitas, confecção de jóias, liga metálica com prata e cobre, fabricação de moedas como padrão monetário, boa condutividade elétrica, resistência à corrosão, pirita, aplicações industriais.
Mercúrio (Hg)
Clique aqui e saiba quais são as propriedades do mercúrio. Descubra como ele é obtido e entenda por que ele é considerado um metal tóxico.
Mineração
Entenda mais sobre mineração, atividade econômica sinônimo de desenvolvimento e também de impactos ambientais negativos.
Misturas
Saiba mais sobre o conceito de misturas e algumas curiosidades, os tipos e os principais processos de separação para cada um deles.
Separação de misturas
Veja os principais métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas usados no cotidiano, em laboratório e nas indústrias.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.