Levigação
A levigação é um dos métodos de separação de misturas heterogêneas sólidas, que se baseia na diferença de densidade entre os componentes. Na levigação é empregado um fluxo de líquido, geralmente água, responsável por arrastar o componente de menor densidade, separando-o da fase de maior densidade.
Esse método é usado em garimpos de ouro para a separação do metal de impurezas, como barro, areia e pedras, com o auxílio de um instrumento chamado bateia. Na indústria de beneficiamento de cereais, a levigação é usada para separar cascas e folhas dos grãos.
Leia também: Decantação — outro método de separação de misturas heterogêneas
Resumo sobre levigação
-
A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas.
-
A levigação está baseada na diferença de densidade entre os componentes da mistura.
-
Um fluxo de líquido é usado para arrastar os componentes menos densos da mistura, deixando no recipiente os componentes de maior densidade.
-
A levigação é usada nos garimpos de ouro, para a separação do ouro de outros componentes de menor densidade, como areia, barro e rochas.
-
Levigação também é usada para a separação de cascas de cereais dos grãos.
-
A levigação não pode ser confundida com a ventilação e a peneiração.
-
A ventilação também se baseia na diferença de densidade dos componentes, mas o princípio de separação é o fluxo de ar.
-
Na peneiração, o princípio de separação é o tamanho das partículas.
O que é levigação?
A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólidos, baseada na diferença de densidade que existe entre eles, que utiliza uma corrente de líquido para efetuar a separação.
Como ocorre a levigação?
A levigação ocorre pela passagem de um fluxo de líquido pela mistura de substâncias sólidas com diferentes densidades, arrastando o componente menos denso da mistura, separando-o do componente de maior densidade, que permanece no recipiente. Normalmente, utiliza-se uma corrente de água para efetuar a separação.
Exemplos de levigação
A levigação é muito usada em garimpos de extração de ouro. Para a separação do ouro de sujidades, como terra e cascalho, primeiramente são aplicados fortes jatos de água no solo, barranco ou margens dos rios.
A lama formada é passada em instrumentos chamados bateias (vasilhas em formato de cone). Como o ouro possui maior densidade do que os outros componentes da mistura, ele ocupa o fundo da bateia e as impurezas (menos densas) são arrastadas pela água corrente.
Outro método de levigação muito usado por garimpeiros no passado foi a churragem. Nesse processo, em vez de água, usava-se um fluxo de mercúrio para a separação do ouro. Porém, essa utilização foi deixada de lado em razão da elevada toxicidade do elemento mercúrio e os riscos ambientais decorrentes.
A levigação é usada em etapas de refino em mineradoras, para a separação de rochas ou minérios.
A separação de folhas, caules e pedras também pode ser feita por levigação, em que um fluxo de água arrasta as folhas que possuem menor densidade.
Outro exemplo de levigação é a lavagem para a remoção de terra de legumes recém-colhidos.
Diferenças entre levigação, peneiração e ventilação
Levigação, peneiração e ventilação são processos de separação de misturas distintos:
-
Levigação: baseada na diferença de densidade entre os materiais a serem separados, a separação dos componentes na levigação acontece pelo uso de um fluxo de líquido, que arrasta as partículas de menor densidade.
-
Ventilação: também baseada na diferença de densidade entre os materiais a serem separados, na ventilação a separação dos componentes ocorre pela passagem de um fluxo de ar, sendo as partículas menos densas arrastadas pelo próprio vento. Um exemplo de ventilação é o beneficiamento de cereais, em que a passagem de um fluxo de ar separa as cascas dos grãos. Na separação dos grãos de café de folhas e caules também é usada a ventilação, pelo uso de uma grande peneira e o manejo da amostra por movimentos verticais. Nesse caso, o vento remove da mistura as partes mais leves
-
Peneiração: o princípio da separação da mistura é a diferença de granulometria ou de tamanho das partículas da mistura. Na peneiração, é usada uma peneira, sendo que as partículas menores do que os vãos da malha da peneira passam por ela, e as partículas maiores ficam retidas. Em escala industrial, existem equipamentos formados por um conjunto de peneiras, com diferentes tamanhos de malhas, que separam grânulos de distintas granulometrias.
Veja também: Destilação — um dos métodos de separação de misturas homogêneas mais usados em laboratórios
Exercícios resolvidos sobre levigação
Questão 1
(UEA) A utilização dos processos de imantação e levigação, nessa sequência, permite separar os componentes de uma mistura formada por:
A) raspas de ferro, raspas de alumínio e raspas de cobre.
B) cobre em pó, sal de cozinha e açúcar.
C) farinha de trigo, sal de cozinha e alumínio em pó.
D) raspas de cobre, lascas de madeira e carvão em pó.
E) ferro em pó, etanol e gasolina.
Resolução:
Alternativa A.
Considerando uma mistura entre raspas de ferro, raspas de alumínio e raspas de cobre, a imantação pode ser usada para a remoção das raspas de ferro, uma vez que o ferro é magnético. As raspas de alumínio e de cobre podem ser separadas por levigação, pois possuem densidades diferentes.
Questão 2
Sobre os processos de separação de misturas, assinale a alternativa correta:
A) A peneiração pode ser utilizada para a separação de uma mistura heterogênea de um sólido em um líquido ou de um sólido em um gás.
B) Por meio da levigação, pode-se separar dois sólidos de mesma densidade utilizando-se um fluxo líquido.
C) A levigação e a peneiração são técnicas de separação de misturas sólidas, baseadas nas diferenças de densidade e de tamanho das partículas, respectivamente.
D) A ventilação pode ser utilizada para a separação de misturas homogêneas.
Resolução:
Alternativa C.
Item A incorreto. A peneiração é usada para separação de misturas heterogêneas entre sólidos.
Item B incorreto. A levigação é capaz de separar uma mistura entre sólidos com diferentes densidades.
Item C correto. A levigação é baseada na diferença de densidade entre os componentes. E a peneiração é baseada na diferença de tamanho entre as partículas.
Item D incorreto. A ventilação é empregada na separação de misturas heterogêneas.
Créditos de imagem
[1] Pierre-Yves Babelon / Shutterstock
[2] musicphone / Shutterstock