Whatsapp icon Whatsapp

Montagem da fórmula dos ácidos

A montagem da fórmula dos ácidos é dependente do conhecimento da sua regra de nomenclatura e do nome e composição do ânion dessas substâncias.
Fórmula do ácido clorídrico
Fórmula do ácido clorídrico

A montagem da fórmula dos ácidos inorgânicos é realizada com base no nome dessas substâncias, proposto por um texto ou enunciado, e em três aspectos fundamentais, os quais são:

  • Conhecer a fórmula geral padrão de um ácido inorgânico, a qual possui o cátion hidrônio (H+) associado com um ânion qualquer (X-), conforme representação abaixo:

Fórmula geral de um ácido inorgânico
Fórmula geral de um ácido inorgânico

Ácido + nome do ânion + substituição da terminação

Observação: As terminações dos nomes dos ácidos (“ico”, “oso” e “ídrico”) são substituídas pelas respectivas terminações “ato”, “ito” e “eto” dos nomes dos ânions.

  • Conhecer os nomes, a fórmula e as cargas dos principais ânions existentes, presentes na seguinte tabela:

Tabela de ânions
Tabela de ânions

Assim, a partir desses conhecimentos, basta realizar a montagem da fórmula dos ácidos conforme o passo a passo dos exemplos a seguir:

Exemplo 1: Ácido sulfídrico

  • 1º Passo: o termo sulfídrico está relacionado ao nome do ânion. Ao trocar “ídrico” por eto, chegamos ao nome do ânion, que é sulfeto;

  • 2º Passo: a representação do ânion sulfeto na tabela acima é S-2;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e sulfeto (S-2), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido sulfídrico
Montagem da fórmula do ácido sulfídrico

Exemplo 2: Ácido fosfórico

  • 1º Passo: o termo fosfórico está relacionado ao nome do ânion. Logo, retirando o “or” (que é adicionado sempre que o ácido apresenta fósforo), teríamos fosfico. Ao trocar “ico” por “ato”, chegamos ao nome do ânion: fosfato;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 2º Passo: a representação do ânion fosfato na tabela acima é PO4-3;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e fosfato (PO4-3), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido fosfórico
Montagem da fórmula do ácido fosfórico

Exemplo 3: Ácido permangânico

  • 1º Passo: o termo permangânico está relacionado ao nome do ânion. Ao trocar “ico” por “ato”, chegamos ao nome do ânion: permanganato;

  • 2º Passo: a representação do ânion permanganato na tabela acima é MnO4-1;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e permangânico (MnO4-1), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido permangânico
Montagem da fórmula do ácido permangânico

Exemplo 4: Ácido sulfuroso

  • 1º Passo: o termo sulfuroso está relacionado ao nome do ânion. Logo, retirando o “ur” (que é adicionado sempre que o ácido apresenta enxofre com terminação diferente de “ídrico”), teríamos o nome sulfoso. Ao trocar “oso” por “ito”, chegamos ao nome do ânion: sulfito;

  • 2º Passo: a representação do ânion sulfito na tabela acima é SO3-2;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e sulfito (SO3-2), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido sulfuroso
Montagem da fórmula do ácido sulfuroso

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.
Fórmulas das bases
Clique e conheça como são construídas e o que representa cada um dos componentes presentes na fórmula de uma base de Arrhenius.
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Nomenclatura dos ácidos
Você sabe qual é a nomenclatura dos ácidos? Leia o texto e entenda como é feita essa nomenclatura. Veja as regras usadas para nomear os ácidos.
video icon
Química
Dispersões
Dispersão é um sistema formado pela distribuição uniforme de uma ou mais substâncias no formato de partículas no interior de outra substância. A fumaça eliminada pelas fábricas, bastante prejudicial à nossa saúde, é um exemplo de dispersão. As partículas sólidas presentes na fumaça estão dispersas no ar atmosférico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.