Montagem da fórmula dos ácidos

A montagem da fórmula dos ácidos é dependente do conhecimento da sua regra de nomenclatura e do nome e composição do ânion dessas substâncias.

A montagem da fórmula dos ácidos inorgânicos é realizada com base no nome dessas substâncias, proposto por um texto ou enunciado, e em três aspectos fundamentais, os quais são:

  • Conhecer a fórmula geral padrão de um ácido inorgânico, a qual possui o cátion hidrônio (H+) associado com um ânion qualquer (X-), conforme representação abaixo:

Fórmula geral de um ácido inorgânico
Fórmula geral de um ácido inorgânico

Ácido + nome do ânion + substituição da terminação

Observação: As terminações dos nomes dos ácidos (“ico”, “oso” e “ídrico”) são substituídas pelas respectivas terminações “ato”, “ito” e “eto” dos nomes dos ânions.

  • Conhecer os nomes, a fórmula e as cargas dos principais ânions existentes, presentes na seguinte tabela:

Tabela de ânions
Tabela de ânions

Assim, a partir desses conhecimentos, basta realizar a montagem da fórmula dos ácidos conforme o passo a passo dos exemplos a seguir:

Exemplo 1: Ácido sulfídrico

  • 1º Passo: o termo sulfídrico está relacionado ao nome do ânion. Ao trocar “ídrico” por eto, chegamos ao nome do ânion, que é sulfeto;

  • 2º Passo: a representação do ânion sulfeto na tabela acima é S-2;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e sulfeto (S-2), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido sulfídrico
Montagem da fórmula do ácido sulfídrico

Exemplo 2: Ácido fosfórico

  • 1º Passo: o termo fosfórico está relacionado ao nome do ânion. Logo, retirando o “or” (que é adicionado sempre que o ácido apresenta fósforo), teríamos fosfico. Ao trocar “ico” por “ato”, chegamos ao nome do ânion: fosfato;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 2º Passo: a representação do ânion fosfato na tabela acima é PO4-3;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e fosfato (PO4-3), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido fosfórico
Montagem da fórmula do ácido fosfórico

Exemplo 3: Ácido permangânico

  • 1º Passo: o termo permangânico está relacionado ao nome do ânion. Ao trocar “ico” por “ato”, chegamos ao nome do ânion: permanganato;

  • 2º Passo: a representação do ânion permanganato na tabela acima é MnO4-1;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e permangânico (MnO4-1), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido permangânico
Montagem da fórmula do ácido permangânico

Exemplo 4: Ácido sulfuroso

  • 1º Passo: o termo sulfuroso está relacionado ao nome do ânion. Logo, retirando o “ur” (que é adicionado sempre que o ácido apresenta enxofre com terminação diferente de “ídrico”), teríamos o nome sulfoso. Ao trocar “oso” por “ito”, chegamos ao nome do ânion: sulfito;

  • 2º Passo: a representação do ânion sulfito na tabela acima é SO3-2;

  • 3º Passo: para montar a fórmula do ácido, basta realizar o cruzamento das cargas dos íons hidrônio (H+1) e sulfito (SO3-2), respeitando a fórmula geral:

Montagem da fórmula do ácido sulfuroso
Montagem da fórmula do ácido sulfuroso

Fórmula do ácido clorídrico
Fórmula do ácido clorídrico
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assuntos relacionados
Nomenclatura dos Ácidos
Clique aqui e aprenda como é feita a nomenclatura dos ácidos!
Exemplos de alimentos com ácidos
Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.
Cada sal inorgânico possui fórmulas químicas diferentes, que indicam os elementos que o constituem e as proporções destes
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Exemplos de fórmulas de algumas bases
Fórmulas das bases
Clique e conheça como são construídas e o que representa cada um dos componentes presentes na fórmula de uma base de Arrhenius.