Whatsapp icon Whatsapp

Nomenclatura das aminas

O primeiro corante sintético utilizado com sucesso no tingimento de tecidos foi uma amina que recebe o nome de N-metilbenzenoamina
O primeiro corante sintético utilizado com sucesso no tingimento de tecidos foi uma amina que recebe o nome de N-metilbenzenoamina

As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.

Quando se substitui apenas um hidrogênio, temos uma amina primária. Se forem dois, a amina é secundária; e se forem três, a amina é terciária. Assim, para ser caracterizado como amônia, o composto deve apresentar em sua estrutura um dos três grupos funcionais abaixo:

Classificação dos tipos de aminas

Para cada uma dessas aminas, existem regras específicas estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para sua nomenclatura oficial. Por isso, vamos considerá-las separadamente:

Nomenclatura das aminas primárias:

Os componentes principais são:

Principais componentes da nomenclatura das aminas primárias

Um ponto importante é não se esquecer de numerar a cadeia (começando pelo mais próximo do grupo funcional) e localizar a posição do grupo ? NH2.

Vejamos alguns exemplos:

H3C ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? NH2: butan-1-amina

             NH2
               ?
H3C ? CH ? CH2 ? CH2 ? CH2 ?CH3: hexan-2-amina

                          NH2
                             ?
H3C ? CH2 ? CH ? CH ? CH ?CH3: hex-4-en-3-amina

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se a cadeia principal for ramificada, é necessário localizar também as ramificações em ordem alfabética. Veja os exemplos abaixo:

             CH3   NH2
              ?         ?
H3C ? CH ? CH ? CH2 ?CH3: 2-metil-pentan-3-amina

            CH3              NH2
              ?                     ?
H3C ? CH ? CH2 ? CH ?CH3: 4-metil-pentan-2-amina

Nomenclatura das aminas secundárias e terciárias:

?Nesses casos, a cadeia principal é considerada a cadeia mais longa e ela é que é numerada para indicar a localização dos grupos substituintes. A nomenclatura dos radicais (ou substituintes ligados ao nitrogênio e não à cadeia carbônica) é feita colocando primeiro a letra N e depois adicionando o prefixo + il.

Veja os exemplos a seguir:

H3C ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? NH ? CH2: N-metil-butanamina

           CH3                CH3                    
            ?                       ?
H3C ? CH ? CH2 ? N ? CH2 ? CH3: N-etil-2, N-dimetil-propanamina

Exemplos de nomenclatura de aminas secundárias e terciárias

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
Cetonas
Aprenda mais sobre as cetonas bem como sobre suas propriedades, aplicações, nomenclatura. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Mentol
O mentol é responsável pela ação refrescante das pastilhas, balas e chicletes. Confira!
Polaridade de ácidos carboxílicos
Como saber quais ácidos são solúveis em água?
Propriedades dos Sais Orgânicos
Conheça as principais propriedades físicas e químicas apresentadas pelos sais orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!