Nomenclatura das aminas
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Quando se substitui apenas um hidrogênio, temos uma amina primária. Se forem dois, a amina é secundária; e se forem três, a amina é terciária. Assim, para ser caracterizado como amônia, o composto deve apresentar em sua estrutura um dos três grupos funcionais abaixo:
Para cada uma dessas aminas, existem regras específicas estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para sua nomenclatura oficial. Por isso, vamos considerá-las separadamente:
Nomenclatura das aminas primárias:
Os componentes principais são:
Um ponto importante é não se esquecer de numerar a cadeia (começando pelo mais próximo do grupo funcional) e localizar a posição do grupo ? NH2.
Vejamos alguns exemplos:
H3C ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? NH2: butan-1-amina
NH2
?
H3C ? CH ? CH2 ? CH2 ? CH2 ?CH3: hexan-2-amina
NH2
?
H3C ? CH2 ? CH ? CH ? CH ?CH3: hex-4-en-3-amina
Se a cadeia principal for ramificada, é necessário localizar também as ramificações em ordem alfabética. Veja os exemplos abaixo:
CH3 NH2
? ?
H3C ? CH ? CH ? CH2 ?CH3: 2-metil-pentan-3-amina
CH3 NH2
? ?
H3C ? CH ? CH2 ? CH ?CH3: 4-metil-pentan-2-amina
Nomenclatura das aminas secundárias e terciárias:
?Nesses casos, a cadeia principal é considerada a cadeia mais longa e ela é que é numerada para indicar a localização dos grupos substituintes. A nomenclatura dos radicais (ou substituintes ligados ao nitrogênio e não à cadeia carbônica) é feita colocando primeiro a letra N e depois adicionando o prefixo + il.
Veja os exemplos a seguir:
H3C ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? NH ? CH2: N-metil-butanamina
CH3 CH3
? ?
H3C ? CH ? CH2 ? N ? CH2 ? CH3: N-etil-2, N-dimetil-propanamina