Polaridade de ácidos carboxílicos

Sabemos que a polaridade de uma substância interfere diretamente na sua solubilidade. Como saber se ácidos carboxílicos são solúveis ou não?

Primeiro é preciso analisar a estrutura do composto, a solubilidade em água diminui à medida que o número de carbonos da cadeia aumenta, vejamos por quê.

Sabemos que água é um composto polar, sendo assim ela só vai dissolver substâncias polares, é o que comprova a regra “Semelhante dissolve semelhante”. Ácidos carboxílicos possuem uma parte polar (grupo carboxila) e outra apolar (cadeia carbônica).



Estrutura polar de ácidos carboxílicos



Estrutura apolar de ácidos carboxílicos

Quanto maior a parte apolar da cadeia mais insolúvel será o composto, é por isso que Ácidos carboxílicos com mais de 10 carbonos não se dissolvem em água.

Ácidos carboxílicos com até quatro carbonos são líquidos incolores e solúveis em água, e aqueles com número de átomos de carbono superior a dez são sólidos insolúveis em água e classificam-se como ácidos graxos, podem ser encontrados em óleos e gorduras.

Veja mais!
Nomenclatura de ácidos carboxílicos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O ácido acético é um dos ácidos carboxílicos mais usados no cotidiano
Ácidos Carboxílicos
Veja os aspectos principais sobre os ácidos carboxílicos, tais como definição, nomenclatura, aplicações e propriedades.
Cetonas dão aroma às pipocas.
Cetonas
Como esses compostos participam de nossa alimentação?
Bases fundamentais para a nomenclatura dos ésteres
Nomenclatura dos ésteres
Clique e aprenda a realizar a nomenclatura de qualquer estrutura pertencente ao grupo orgânico dos ésteres.
O primeiro corante sintético utilizado com sucesso no tingimento de tecidos foi uma amina que recebe o nome de N-metilbenzenoamina
Nomenclatura das aminas
Aprenda a realizar a nomenclatura das aminas primárias, secundárias e terciárias.
Os sabonetes possuem sal de ácido carboxílico em sua composição.
Sais de ácidos carboxílicos
Acesse este link e conheça os sais de ácidos carboxílicos, compostos oxigenados iônicos originados da reação entre um ácido carboxílico e uma base. Apresentam como principais características a polaridade mista (possuem uma parte polar e outra apolar) e elevados pontos de fusão e ebulição.
Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
Ureia é a amida mais conhecida, pois participa da nutrição de animais e é excretada por nós, humanos.
Amidas
Clique aqui para saber mais sobre as amidas, funções nitrogenadas que apresentam em sua estrutura uma carbonila ligada a um nitrogênio. Veja aqui suas aplicações, nomenclatura, classificação, propriedades, grupo funcional, curiosidades e exemplos!