UOL - O melhor conteúdo
5
Whatsapp icon Whatsapp

Nomenclatura dos anidridos

Para realizar a nomenclatura dos anidridos, é necessário conhecer a nomenclatura de cada um dos dois ácidos carboxílicos que deram origem ao composto.
O anidrido acético pode ser chamado oficialmente de anidrido etanoico
O anidrido acético pode ser chamado oficialmente de anidrido etanoico

Anidridos de ácidos carboxílicos são compostos orgânicos originados a partir da reação química de desidratação (eliminação de molécula de água) entre dois ácidos carboxílicos iguais ou diferentes. A formação da molécula de água acontece pela eliminação da hidroxila de um ácido (esfera vermelha na imagem) e do hidrogênio da hidroxila de outro ácido (esfera azul na imagem). Abaixo temos a equação de formação de um anidrido:

Equação de formação de um anidrido
Equação de formação de um anidrido

Precisamos saber a forma como um anidrido é originado porque, da mesma forma que sua estrutura química está diretamente relacionada com os dois ácidos que deram origem a ele, o nome de cada um desses ácidos é utilizado na nomenclatura dos anidridos.

→ Nomenclatura dos Anidridos

A nomenclatura dos anidridos baseia-se na seguinte regra proposta pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada):

Anidrido + nomes dos ácidos carboxílicos que deram origem separados por hífen e em ordem alfabética

Acompanhe alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura dos anidridos:

Exemplo 1: Anidrido metanoico

Fórmula estrutural do Anidrido metanoico
Fórmula estrutural do Anidrido metanoico

Analisando a estrutura do anidrido, podemos observar que os grupos R de cada um dos ácidos que deram origem a ele são iguais. O grupo R não é ramificado e apresenta apenas um único átomo de hidrogênio, logo, o ácido que deu origem ao anidrido possuía apenas um átomo de carbono (prefixo met).

Depois da indicação da quantidade de carbonos na cadeia principal (um/ met), colocamos o infixo referente às ligações simples no único carbono (an) e o sufixo oico: anidrido metanoico.

Exemplo 2: Anidrido butanoico

Fórmula estrutural do anidrido butanoico
Fórmula estrutural do anidrido butanoico

Analisando a estrutura do anidrido, podemos observar que os grupos R de cada um dos ácidos que deram origem a ele são iguais. O grupo R não é ramificado e apresenta quatro átomos de carbono (prefixo but).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois da indicação da quantidade de carbonos na cadeia principal (quatro / but), colocamos o infixo referente às ligações entre os carbonos (só simples / infixo an) e o sufixo oico: anidrido butanoico

Exemplo 3: Anidrido butanoico-pentanoico

Fórmula estrutural do Anidrido butanoico-pentanoico
Fórmula estrutural do Anidrido butanoico-pentanoico

Analisando a estrutura do anidrido, podemos observar que os grupos R de cada um dos ácidos são diferentes. Ambos os grupos R não são ramificados, e um deles apresenta quatro átomos de carbono (prefixo but) e o outro apresenta cinco átomos de carbono (prefixo pent).

Depois da indicação da quantidade de carbonos na cadeia principal de cada grupo R (cinco/pent e quatro/but), colocamos o infixo referente às ligações entre os carbonos (só simples/infixo an) e o sufixo oico: anidrido butanoico-pentanoico.

Exemplo 4: Anidrido 3- metil-butanoico

Fórmula estrutural do Anidrido 3-metil-butanoico
Fórmula estrutural do Anidrido 3-metil-butanoico

Analisando a estrutura do anidrido, podemos observar que os grupos R de cada um dos ácidos que deram origem a ele são iguais. O grupo R é ramificado e apresenta o grupo metil (CH3) fora da cadeia principal (retângulo azul), que está localizada na vertical e apresenta quatro carbonos (prefixo but).

Para realizar a nomenclatura desse anidrido, devemos numerar a cadeia principal sempre a partir do carbono que está ligado aos oxigênios, ou seja, da esquerda para a direita. Ao numerá-la, podemos constatar que grupo metil está localizado no carbono 3.

Para fazer a nomenclatura, colocamos a quantidade de carbonos na cadeia principal (quatro / but), o tipo de ligação entre os carbonos (só simples / infixo an), o sufixo oico e a posição e nome do radical: anidrido 3- metil-butanoico.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Anidridos de ácidos carboxílicos
Conheça as características, nomenclatura e as propriedades dos anidridos de ácidos carboxílicos.
Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
Aprenda os passos necessários para realizar a nomenclatura de qualquer tipo de hidrocarboneto ramificado.
Nomenclatura dos ácidos carboxílicos
Aprenda a realizar a nomenclatura dos ácidos carboxílicos normais, ramificados, saturados, insaturados e com mais de um grupo funcional.
Ácidos carboxílicos
Clique aqui e saiba o que são os ácidos carboxílicos. Conheça suas principais características e classificações.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.