Whatsapp icon Whatsapp

Polímero baquelite

Nas décadas de 1920 e 1930 a baquelite foi muito utilizada para produzir telefones.
Nas décadas de 1920 e 1930 a baquelite foi muito utilizada para produzir telefones.

A baquelite é um polímero de condensação, ou seja, é o resultado da reação de condensação entre dois monômeros, com a eliminação de moléculas de água.

Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol). Foi a primeira tentativa de se obter um produto a partir de moléculas simples (e que não fosse partindo de um polímero natural) que realmente deu certo.

Portanto, a baquelite é a variedade mais comum de polifenois. A reação de polimerização desse composto pode ser representada da seguinte forma:

Reação de polimerização da baquelite.
Reação de polimerização da baquelite.

Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de automóveis e na produção de algumas ferramentas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produtos feitos de baquelite
Produtos feitos de baquelite.

Nesses casos citados, usa-se a resina termorrígida, pois dependendo da extensão e das condições em que ocorre a reação de polimerização – como, por exemplo, se é em meio básico ou ácido e dependendo da quantidade de aquecimento – pode-se obter também uma baquelite termoplástica.

A resina termorrígida atua como isolante elétrico e térmico e, por isso, pode ser usada para as finalidades descritas. Já a resina termoplástica é empregada na composição de revestimentos, como tintas e vernizes e em cola para madeira.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Classificação dos Glicídios
Conheça a classificação dos glicídios, que apresenta como critério principal a ocorrência ou não de hidrólise de seus compostos.
Epóxidos
Polímeros Epóxidos, derivados de poliéteres, reação do bis-fenol com epóxi, éter cíclico, cola do tipo epóxi, mistura de poliamida e resina epóxi, fibras de carbono, polímeros sintéticos, composites, fibras de grafite.
Etanol e saúde
Etanol, compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional, hidroxila, carbonos saturados, bebidas alcoólicas, teor de etanol, danos irreversíveis ao cérebro, álcool no sangue.
Número de nuvens eletrônicas e a hibridização
Nuvens eletrônicas ao redor do átomo central.
Polímero Kevlar: mais forte que o aço
Conheça melhor o kevlar, o plástico que é mais forte que o aço e que pode deter uma bala.
Polímero Teflon: como ele surgiu?
Saiba sobre este moderno plástico que possui característica antiaderente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.