Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Por que o gelo flutua na água?

Por que o gelo flutua na água?

O que acontece com as moléculas de água quando passam para o estado sólido? Essa é uma das perguntas que se relaciona com o motivo de o gelo flutuar na água. Antes de apresentar a explicação científica para este fenômeno, analisemos um pouco: como seria a vida nos pólos aquáticos se o gelo não flutuasse sobre a água?

A espessa camada de gelo que cobre as superfícies aquáticas dos pólos norte e sul protege os animais marinhos que vivem embaixo d’água. Apesar da água nestas regiões estar em temperaturas baixíssimas, a temperatura externa se encontra bem abaixo da temperatura da água, é aí que entra a função da camada de gelo: ela funciona como um isolante térmico, ou seja, o fato do gelo flutuar permite uma proteção da água que está embaixo dele, e a temperatura se torna mais amena.

Afinal, como a água se transforma em gelo? A água se encontra no estado líquido em razão das ligações de hidrogênio que unem os átomos, neste caso estas ligações são formadas e quebradas o tempo todo, isso explica o aspecto líquido. Acontece que quando a água entra para o estado sólido essas ligações não são mais quebradas e permanecem unidas em forma de uma rede cristalina. Essa forma da água (gelo) é bem mais leve que no estado líquido, daí o porquê do gelo flutuar na água.

É válido lembrar que em bebidas alcoólicas o gelo não flutua e sim afunda em razão da densidade: o gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso.

Agora uma alerta: em face do aquecimento global, as calotas de gelo presentes nos pólos estão derretendo, o que representa um perigo à vida aquática. Como já foi descrito aqui, as superfícies gélidas tem a função de proteger os animais que vivem nestes locais. Com o constante aumento da poluição, a vida, não só nos pólos, mas em todo mundo, está constantemente ameaçada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)




Nos pólos o gelo funciona como protetor da vida aquática.
Nos pólos o gelo funciona como protetor da vida aquática.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Seu Xampu é ácido ou básico?
O pH ideal dos Xampus
Qual é a melhor escolha na hora de cuidar dos cabelos?
Peso e massa são grandezas proporcionais.
Qual a relação entre peso e massa?
Você sabe qual a relação entre peso e massa? Não? Clique e aprenda!
Uso de gás lacrimogênio por policiais para dispersar manifestação popular
Uso de haletos orgânicos em armas químicas
Os haletos orgânicos podem ser usados para tirar vidas como armas químicas. Veja dois exemplos do uso desses compostos com essa finalidade, o fosgênio e o gás lacrimogênio.
Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo, Spray de pimenta, protestos violentos, Primeira Guerra Mundial, classe dos Haletos, grupo dos Halogênios, lágrimas incessantes, o-Clorobenzilideno malononitrilo, agente incapacitante, sensação de queimadura.
Barômetro de Torricelli
Como surgiu o equipamento capaz de medir a pressão atmosférica.
Louis Pasteur (1822-1895)
Louis Pasteur e a Estereoquímica
Associação entre a cristalografia, a química e a óptica.
O que formam as bolhas?
Água, sabão e bolhas
Curiosidades envolvendo esses três elementos.
Iniciativas para conter o avanço nuclear
Conheça as principais delas.