Whatsapp icon Whatsapp

Competência 1 da redação do Enem

A competência 1 da redação do Enem avalia a capacidade do candidato de adequar seu texto à norma-padrão da língua portuguesa.
Pequenas peças de madeira com letras grafadas dispostas em superfície azul e sob uma lupa.
A competência 1 da redação do Enem é responsável por avaliar os aspectos gramaticais da língua portuguesa.

A competência 1 da redação do Enem avalia a adequação do candidato à norma-padrão da língua portuguesa. Assim, ela compreende a capacidade do aluno nos seguintes aspectos: uso da variante formal da língua portuguesa, concordância verbal e nominal, acentuação e grafia de palavras, separação de sílabas (translineação), diferenciação de letra maiúscula e minúscula, entre outros.

Leia também: Os cinco erros mais comuns em uma redação

Resumo sobre competência 1 da redação do Enem

  • Na competência 1, o candidato deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Os erros que mais acontecem na competência 1 são a translineação, o uso de gírias e expressões da linguagem informal, a diferenciação entre letra maiúscula e minúscula, a concordância (verbal e nominal) e a acentuação.

  • Para tirar nota máxima na competência 1, é importante que o aluno estude as regras gramaticais, saiba o processo de formação e acentuação de palavras, e enriqueça o seu vocabulário adaptando-o para o uso formal.

Videoaula sobre a competência 1 da redação do Enem

O que é avaliado na competência 1 da redação do Enem?

A competência 1 é responsável por avaliar a capacidade do candidato em adequar o seu texto de acordo com a variedade padrão da língua portuguesa. Abaixo, o quadro com a matriz de referência da competência 1, na perspectiva do corretor, divulgada pelo Inep.

Matriz de referência do corretor em relação à competência 1 da redação do Enem

Pontuação

Situação

Nível 0 (0 ponto)

Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Nível 1 (40 pontos)

Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Nível 2 (80 pontos)

Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Nível 3 (120 pontos)

Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Nível 4 (160 pontos)

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Nível 5 (200 pontos)

Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os erros que mais acontecem na competência 1 da redação do Enem?

O candidato que não apresentar domínio da norma-padrão da língua portuguesa terá sua nota descontada e será inserido em um dos níveis, de acordo com o seu desempenho durante a avaliação. Assim, alguns erros são comuns e recorrentes na competência 1, conforme veremos abaixo.

  • Translineação: Apesar do nome difícil, a translineação é nada mais do que a separação de palavras ao final de uma linha. É muito comum que os candidatos façam uma separação de sílaba indevida ou então o uso do famoso underline (_) no lugar do hífen (-).

  • Uso de gírias e expressões da linguagem informal: Como a competência 1 preza pelo uso da língua padrão e formal, o uso de termos coloquiais e gírias acarreta a diminuição da nota.

  • Diferenciação entre letra maiúscula e minúscula: Nós aprendemos na escola que, ao iniciarmos um parágrafo ou período (após um ponto-final), deve-se usar letra maiúscula. Além disso, em alguns nomes próprios (como de países, estados ou pessoas) também deve ser usada a letra maiúscula. É comum vermos, em algumas situações, candidatos que não utilizam a letra maiúscula nos casos citados.

  • Concordância: Há dois tipos de concordância — a verbal e a nominal —, e cada uma possui elementos próprios, dos quais os candidatos devem saber. Muitos alunos apresentam falha na construção de frases justamente por não usarem devidamente o plural ou singular entre o verbo/nome e seus elementos.

  • Acentuação: Um dos erros mais recorrentes é a ausência de acento nas palavras ou a acentuação indevida delas. É preciso lembrar que, na língua portuguesa, existem regras de acentuação e que, ao demonstrar-se o domínio da norma-padrão, elas devem ser aplicadas.

Algumas dicas para tirar a nota máxima da competência 1 da redação do Enem

Para atingir a nota máxima da C1, o candidato precisa estar atento às regras e convenções gramaticais. Para isso, é importante que o aluno:

  • Estude as regras gramaticais (morfossintaxe).

  • Saiba o processo de acentuação de palavras.

  • Enriqueça o seu vocabulário adaptando-o para situações formais (e não fique apenas com o português informal do cotidiano).

Para alcançar esses objetivos, recomenda-se que o estudante pratique bastante a leitura, justamente por ser um dos recursos mais eficazes na obtenção de um novo vocabulário. Além disso, é importante estudar a gramática do português, desde o processo de formação de palavras e acentuação (morfologia) até as construções mais complexas da língua (sintaxe).

Com os estudos em dia e bastante treino do processo de escrita, torna-se uma questão de tempo para que o aluno tenha o domínio da competência 1 e consiga atingir o seu maior nível, isto é, que ele “demonstre excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro”.

Veja também: Dicas para melhorar a interpretação de texto

Quais são as 5 competências da redação do Enem?

As 5 competências da redação do Enem são as seguintes:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

10 dicas para você arrasar na redação do Enem
Clique aqui e confira 10 dicas para você arrasar na redação do Enem!
5 competências da redação do Enem
Saiba quais são as cinco competências da redação do Enem e o que é avaliado em cada uma delas. Veja ainda dez dicas para alcançar a nota máxima.
Acentuação gráfica
Saiba o que é e para que serve a acentuação gráfica. Descubra quais são os tipos de acentuação gráfica e conheça as regras de acentuação gráfica do português.
Competência 2 da redação do Enem
Clique aqui e saiba o que é avaliado na competência 2 da redação do Enem. Veja algumas dicas para tirar nota máxima nessa competência.
Competência 3 da redação do Enem
Clique aqui e saiba o que é avaliado na competência 3 da redação do Enem. Veja algumas dicas para tirar nota máxima nessa competência.
Concordância verbal e concordância nominal
Neste artigo você vai entender a concordância verbal e nominal e ficar por dentro da sintaxe da Língua Portuguesa!
Proposta de intervenção da redação do Enem
Leia e saiba mais sobre o que fazer para obter a nota máxima, 200 pontos, na proposta de intervenção da prova de Redação do Enem!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.