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5 competências da redação do Enem

As 5 competências do Enem são critérios avaliativos para a redação feita pelo candidato, como a adequação ao gênero e ao tema e o uso formal da língua.
Mulher segura caderno e lápis e olha para cima.
A redação do Enem é a prova com maior peso e considerada uma das mais difíceis pelos candidatos.

As 5 competências do Enem são os cinco critérios avaliativos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. São elas:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para tirar nota máxima na redação do Enem, é importante: estudar os elementos formais da língua, ampliar o repertório sociocultural, aprender sobre o texto dissertativo-argumentativo, fazer um projeto textual, ampliar o repertório coesivo, estudar os operadores argumentativos, fazer uma proposta de intervenção pragmática, estudar técnicas de argumentação, analisar a coletânea e revisar o texto.

Leia também: Como começar uma redação?

O que se avalia em cada uma das 5 competências da redação do Enem?

Como foi possível perceber acima, cada competência avalia um aspecto envolvendo o processo de construção da redação. Assim, temos:

  • Competência 1: avalia o domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Em outros termos, a C1 verifica questões como: ortografia, translineação, pontuação e concordância verbal e nominal.

  • Competência 2: é a única competência que avalia três frentes: 1) adequação ao tema, 2) adequação ao gênero (dissertativo-argumentativo) e 3) uso do repertório sociocultural.

  • Competência 3: a competência 3 avalia a presença de um projeto textual envolvendo a organização das ideias e a relação dos argumentos e das informações com o tema proposto.

  • Competência 4: a competência 4 é responsável pelo uso dos elementos coesivos, sejam eles intraparágrafo ou interparágrafo. Além disso, a C4 verifica o uso dos chamados operadores argumentativos, essenciais na construção da argumentação do texto dissertativo.

  • Competência 5: é dedicada a avaliar, exclusivamente, a proposta de intervenção. É preciso que o candidato faça uma proposta com cinco elementos válidos (agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento) a fim de solucionar o problema.

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Dez dicas para tirar nota máxima nas 5 competências da redação do Enem

1) Estudar os elementos estruturais da língua

Como vimos acima, a competência 1 avalia os aspectos formais da língua, tais como acentuação, separação de sílabas, grafia, entre outros. É importante lembrar que para cada um desses elementos a gramática da língua portuguesa apresenta regras específicas. Sendo assim, estudá-las é fundamental para alcançar a nota máxima na redação.

2) Ampliar o repertório sociocultural

Um elemento importante na construção do texto dissertativo-argumentativo é justamente o uso de informações legitimadas e pertinentes no intuito de reforçar um argumento. Para isso, o candidato deve apresentar um repertório diversificado a fim de defender seu ponto de vista. Dessa forma, é preciso ter uma bagagem variada, e isso pode ser feito por meio do consumo de diversos produtos sociais, como filmes, séries, livros, jornais etc., que ajudam na construção do repertório.

3) Aprender sobre o texto dissertativo-argumentativo

Como vimos, a redação do Enem deve ser escrita no gênero dissertativo-argumentativo. Assim, é importante que o candidato estude os principais elementos que constituem esse tipo de texto, tais como características e composição estrutural.

4) Faça um projeto textual

Antes de iniciar o seu processo de escrita, na hora da prova é importante realizar o chamado “projeto textual”. Ele é essencial para que o texto apresente amarração das ideias e evite contradições na construção dos argumentos.

5) Ampliar o seu repertório coesivo

A competência 4, como vimos, é responsável pela amarração da “superfície” do texto, isto é, pelo uso dos conectivos intra e interparágrafo. Assim, é fundamental que o candidato amplie o seu repertório coesivo a fim de evitar repetições e inconstâncias.

6) Estude os operadores argumentativos

Ainda sobre a competência 4, os operadores argumentativos são essenciais na construção dos argumentos. Seu uso indevido pode gerar falhas na argumentação, e, por isso, é preciso que o candidato estude sobre os usos dos operadores argumentativos no texto.

7) Faça uma proposta de intervenção pragmática

Em primeiro lugar, procure estudar como são feitas as propostas na redação do Enem. Em segundo, procure relacioná-la com os elementos apontados no decorrer do texto. Por fim, lembre-se de apresentar cinco elementos válidos: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

8) Estude as técnicas e formas de argumentação

Existem várias formas de construir argumentos. É importante conhecer e escolher aqueles que você acredita serem mais eficazes e também os mais adequados para abordar em seu texto. Há uma grande diversidade de material bibliográfico sobre como construir a argumentação em textos.

9) Analise a coletânea

A coletânea é um elemento essencial. Você não deve copiá-la, mas sim tomá-la como base. Ela indica os principais elementos sobre o tema e norteia a construção do seu texto. Sendo assim, analise com atenção a coletânea.

10) Revisão

Por fim, ao terminar o texto, é importante revisá-lo antes de passá-lo definitivamente para o caderno de redação.

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira

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