Whatsapp icon Whatsapp

Diário pessoal

Diário pessoal é um gênero textual que consiste no registro de relatos íntimos de uma pessoa sobre as suas impressões e vivências cotidianas.
Mulher escrevendo em caderno
Registrar acontecimentos pessoais na escrita é uma das atividades mais antigas do mundo.

O diário pessoal é um gênero textual marcado pela presença de relatos cotidianos em forma de narrativas, descrições, exposições e, em alguns casos, argumentações. Por ser um texto de caráter íntimo, o diário pessoal é informal e subjetivo, trazendo elementos e impressões particulares de um indivíduo sobre como ele vê o mundo ao seu redor.

Com o advento das novas tecnologias, o diário pessoal ganhou versões digitais, sendo a mais conhecida delas o blog. Na internet, é comum vermos postagens de relatos pessoais em redes sociais que simulam ou, de alguma forma, reproduzem o caráter intimista do diário tradicional. Apesar das mudanças, o diário pessoal impresso continua sendo um recurso utilizado pelas pessoas na contemporaneidade.

Leia também: Relato pessoal — gênero que também documenta memórias

Resumo sobre diário pessoal

  • É um registro informal dos acontecimentos cotidianos daquele que o escreve. Ele contém uma série de marcas de subjetividade.

  • Por ser um texto que trata de questões pessoais, ele apresenta as seguintes características: a intimidade, a autoexpressão, a informalidade e o diálogo.

  • Com relação a sua estrutura, temos uma composição simples que apresenta local e data, vocativo, texto com os relatos do dia, e assinatura ao final.

  • Há dois tipos de diário: o pessoal impresso e o pessoal digital (blogs e afins).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um diário pessoal?

O diário pessoal é um registro informal dos acontecimentos cotidianos de seu autor. Ele pode ser utilizado como relato de opiniões, sonhos, ideias, experiências e demais situações ocorridas no dia a dia.

Em sua composição, predominam a narração dos fatos e a descrição de pessoas/objetos etc. No entanto, há diários pessoais em que se faz presente uma diversidade de elementos que envolvem, além da narração e da descrição, a argumentação e a exposição.

De acordo com o Dicionário de gêneros textuais, as origens do diário são remotas, e os seus primeiros registros constam em tábuas de argila encontradas na Suméria, provavelmente escritas em 3000 a.C.

Características e estrutura do diário pessoal

O diário pessoal é conhecido por trazer situações cotidianas vividas pelo seu autor. Assim, ele se caracteriza pelos seguintes elementos:

  • Intimidade: o diário pessoal é um escrito, como o próprio nome diz, pessoal. Dessa forma, ele se configura por meio de uma série de elementos íntimos, de caráter privado, daquele que produz o texto.

  • Autoexpressão: é um conjunto de traços marcados por impressões, desabafos, fatos, relatos etc.

  • Informalidade: por tratar da vida e do cotidiano de uma pessoa, o diário não segue as regras rígidas da língua. Prevalece uma forma que deixa aparecer elementos de autoria daquele que escreve.

  • Diálogo: o diário costuma apresentar o diálogo como um dos elementos mais característicos. Em sua escrita, é possível verificar uma conversa entre dois interlocutores, sendo um deles o próprio diário.

Com relação aos aspectos estruturais, temos:

  • local e data;

  • vocativo (exemplo: “Querido diário”);

  • texto principal (a parte em que aparece o relato em si);

  • assinatura.

Exemplo de diário pessoal

Anápolis, 18 de março de 2022

Querido diário,

O cansaço tomou conta de mim. Cheguei do serviço às 14 horas, coloquei uma série da Netflix, e, quando me dei conta, passava das 19 horas. Peguei o meu celular e me recordei de todos os compromissos que o meu sono havia cancelado por mim no dia de hoje. Gastei cerca de uma hora para explicar a todos, familiares, amigos e chefes, sobre o meu sumiço.

A fome logo veio e, como a noite será longa (dormi o dia todo e não devo dormir tão cedo), fiz a festa no delivery, com muita coca, pizza e sorvete. Tem série nova me esperando. Acredito que essa seja uma ótima maneira de encerrar o dia, não acha?

Cássio

Leia também: Crônica — gênero textual com aspectos jornalísticos e literários

Tipos de diário pessoal

Com o advento das novas tecnologias, os diários pessoais que antes ocupavam suportes de papel impressos agora estão presentes nas redes. Assim, o blog é um dos meios virtuais utilizados na composição dos diários pessoais. Em muitos blogs, há publicações cotidianas dos principais acontecimentos pessoais de um indivíduo. Em resumo, existem: o diário pessoal impresso e o diário pessoal digital (blogs)

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Carta
Clique aqui e aprenda quais são as características e a estrutura de uma carta. Saiba também como escrever uma e quais são os tipos de carta que existem.
Narração
Narração, os três tipos de foco narrativo, narrado-personagem, Narrador-observador, a estrutura do texto narrativo, apresentação, complicação, clímax e desfecho.
O e-mail – Um gênero textual dinâmico
Conheça as características que a ele se referem!
Relato pessoal
Descubra quais as principais características do relato pessoal e como se organiza sua estrutura. Conheça as diferenças entre a modalidade oral e escrita do gênero.
Texto expositivo
Descubra o que é texto expositivo. Saiba qual é sua estrutura e características. Veja os tipos de textos expositivos possíveis, e aprenda como elaborar um bom texto.