Whatsapp icon Whatsapp

Fimose

A fimose é uma condição de incapacidade de retração do prepúcio. Ela dificulta a higienização do pênis e pode ser fator de risco para o desenvolvimento de câncer.
Circuncisão de um bebê, ritual judaico no qual é feita uma cirurgia de fimose.
A circuncisão é uma cirurgia de remoção do prepúcio. Alguns bebês são circuncidados por questões religiosas.

Fimose é uma condição muito comum em crianças em que se percebe que a glande não é capaz de ser exposta devido a uma incapacidade de retrair o prepúcio. Pode ser classificada em primária ou fisiológica e secundária ou patológica. Na fimose primária, o prepúcio está normal e o problema se resolve de maneira espontânea. Já no caso da fimose secundária, verifica-se a presença de um anel fibroso no prepúcio.

A fimose promove a retenção de secreções no local, o que pode levar ao desenvolvimento de bactérias na região. Algumas das complicações que podem surgir são aumento do risco de desenvolver infecções sexualmente transmissíveis e câncer de pênis. O diagnóstico da fimose é feito por meio de exame físico, e o tratamento pode incluir pomadas, exercícios e, em alguns casos, cirurgias.

Leia também: Quais órgãos integram o sistema reprodutor masculino?

Resumo sobre fimose

  • Na fimose, o prepúcio dificulta que a glande seja exposta.

  • A fimose pode ser classificada em primária ou fisiológica e secundária ou patológica.

  • No caso das fimoses primárias, observa-se uma resolução do quadro, na maioria das vezes, ainda nos primeiros 5 anos de vida.

  • O diagnóstico da fimose é feito por meio de exame físico.

  • O tratamento varia de um paciente para outro e pode incluir o uso de pomadas, exercícios e cirurgia.

  • A cirurgia é conhecida popularmente como circuncisão e não é recomendada para todos os casos.

O que é fimose?

Fimose (do grego phimosis, que significa laço ou mordaça) pode ser definida de uma maneira simplificada como uma incapacidade de retrair o prepúcio. O prepúcio é a porção de pele que se dobra sobre si mesmo e projeta-se sobre a glande do pênis.

A glande do pênis, por sua vez, é uma região mais dilatada do pênis onde encontramos o orifício da uretra. É importante destacar também que a glande é a região com maior sensibilidade no pênis. Em pessoas com fimose, o que verificamos é que o prepúcio impede que a glande seja descoberta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que pode acontecer se a fimose não for tratada?

A fimose é uma condição que impede a limpeza adequada do pênis e promove o favorecimento de acúmulo de secreções no prepúcio, o que propicia o desenvolvimento de infecções bacterianas. O paciente com fimose pode também apresentar dor nas relações sexuais.

A fimose também é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pênis, além de aumentar o risco de desenvolver infecções sexualmente transmissíveis e infecções urinárias.

Saiba mais: Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres do que os homens?

Quais são os tipos de fimose?

A fimose pode ser classificada em dois tipos:

  • Fimose primária ou fisiológica: é observada em praticamente todos os recém-nascidos e destaca-se por se resolver de maneira espontânea na maioria dos casos. Nesse tipo, apesar de o indivíduo não ser capaz de retrair o prepúcio, este é normal, sendo esse um dos motivos para que o problema se resolva de maneira espontânea.

  • Fimose secundária ou patológica: há a formação de um anel fibroso. A formação desse anel está associada a diferentes problemas, como trauma na região e balanopostites (inflamação simultânea na glande e prepúcio) de repetição.

Diagnóstico da fimose

A fimose é um problema que apresenta fácil identificação, sendo possível a realização do diagnóstico apenas por meio de exame físico durante a avaliação médica. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira verificação da fimose é feita no bebê recém-nascido, mas faz parte de todas as consultas com o pediatra até os 5 anos.

Vale salientar que, no caso da fimose secundária, ela pode surgir em outras fases da vida do homem, e o próprio indivíduo pode diagnosticar o problema ao analisar o pênis. Ao perceber dificuldade de retração da pele, é fundamental que um urologista seja procurado.

 Homem em consulta médica com o urologista, profissional que pode diagnosticar a fimose.
O urologista é o profissional especializado nos cuidados com o trato urinário.

Como é feito o tratamento da fimose?

O tratamento da fimose varia de um paciente para outro, podendo ser recomendado, por exemplo, o uso de pomadas, além de exercícios de retração. Segundo o Ministério da Saúde, esse exercício tem a finalidade de retrair a pele sem forçar demais ou provocar dor e faz com que a pele se solte progressivamente.

A indicação da circuncisão ainda é um assunto controverso, apesar de ser um procedimento conhecido e muito realizado em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que nem todo indivíduo com fimose necessita de intervenção cirúrgica, sendo observada a resolução espontânea do problema na maioria dos casos.

Condições em que a circuncisão é recomendada incluem as balanopostites recorrentes e adolescentes que não apresentaram resolução espontânea do problema. Vale destacar que alguns autores consideram a circuncisão benéfica, associando-a a um menor risco de desenvolver infecções urinárias, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de pênis.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Pênis
Aprenda um pouco mais sobre o pênis humano, sua função e anatomia. Entenda também o que é fimose, circuncisão e as causas do câncer de pênis.
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.