Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sociologia
  3. Contatos Sociais

Contatos Sociais

Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Evidentemente, as relações estabelecidas entre duas pessoas que se encontram em um lugar para conversar serão muito mais intensas do que aquelas resultantes da conversa entre um médico e um paciente em uma consulta médica. Portanto, existem diferentes tipos de contatos sociais.

Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais, diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.
Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem influências emotivas. Quando alguém vai comprar pão, por exemplo, a pessoa já sabe que vai haver um vendedor ali e que terá que se comunicar com ele. Essa comunicação, extremamente racional, breve, calculada e sem nenhuma carga emocional é classificada como um contato social secundário.
Aperto de mão, um contato social
Aperto de mão, um contato social
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Émile Durkheim
Clique aqui e conheça a trajetória intelectual de Émile Durkheim, um dos principais teóricos da sociologia clássica e o primeiro a desenvolver um método sociológico.
A socialização é um fenômeno em que todos os envolvidos acabam por sofrer influência
Sociabilidade e socialização: a construção do indivíduo
A socialização é grande parte do que nos tornamos. Clique aqui e saiba o por quê!
Anualmente, mais de 40.000 pessoas perdem a vida no trânsito das cidades brasileiras
Jovens: as principais vítimas do Trânsito
A violência no trânsito é um problema a ser urgentemente resolvido. Obtenha mais informações sobre o assunto aqui!
“As respigadoras”, 1857, Jean-François Millet. As sociedades medievais tradicionais estavam dispostas sob a lógica da solidariedade mecânica
Tipos de solidariedade social
Conheça os tipos de solidariedade social definidos por Émile Durkheim!
Feudalismo
Modos de produção pré-capitalistas
Modos de produção pré-capitalistas, as características dos principais Modos de produção pré-capitalistas, o Modo de produção comunal primitivo, Modo de produção escravista, Modo asiático de produção, Modo de produção feudal.
Os trabalhadores de uma linha de produção são indiferentes ao produto que produzem
Trabalho
As relações de trabalho mudaram, mas o trabalho ainda define muitas de nossas relações. Clique aqui e entenda como!