Fator de Proteção Solar (FPS)
O fator de proteção solar (FPS) é um índice que estabelece o tempo máximo de exposição ao Sol quando a pele está protegida por algum tipo de protetor solar. Ele é calculado a partir do tempo mínimo de exposição aos raios solares capaz de gerar vermelhidão na pele, chamada eritema.
Leia também: Como funcionam os protetores solares?
Afinal, o que é o fator de proteção solar (FPS)?
O fator de proteção solar (FPS) é um índice que determina o tempo de exposição aos raios solares, com a pele devidamente protegida, sem que ocorra eritema, isto é, a vermelhidão gerada pela dilatação dos vasos sanguíneos.
Imagine que o tempo de exposição ao Sol capaz de gerar eritema em um indivíduo com a pele desprotegida seja de cinco minutos. Com o uso de um protetor solar de FPS 20, esse tempo será vinte vezes maior, assim, o indivíduo poderá permanecer exposto aos raios solares por até 100 minutos sem sofrer danos. Existem diversos tipos de FPS, tais como: FPS 15, FPS 20, FPS 30, FPS 50, FPS 70, FPS 80, FPS 90 e FPS 99.
Como o fator de proteção solar (FPS) é calculado?
O fator de proteção solar (FPS) é calculado a partir da dose mínima de eritema (DME), que é o tempo mínimo de exposição aos raios solares capaz de gerar vermelhidão na pele. A razão entre o DME para a pele protegida pelo DME da pele desprotegida fornece o fator de proteção solar (FPS) para uma substância protetora.
Vale ressaltar que os valores da DME para a pele desprotegida dependem do tipo de pele exposta às radiações. Assim, quanto mais escura for a pele, maior será o tempo de exposição aos raios solares sem a ocorrência de eritema.
Veja também: Câncer de pele — tipo de câncer que está associado exposição inadequada ao Sol
Tipos de radiação ultravioleta
Ao se expor à radiação solar, a pele será atingida por raios ultravioleta, tipos de onda eletromagnética de alta frequência. As radiações ultravioleta são divididas em três grupos, de acordo com suas características físicas e sua capacidade de penetração na pele humana.
-
UVA: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 315 nm e 400 nm (1 nm = 1 x 10 – 9 m). Essa radiação atravessa totalmente a camada de Ozônio e, ao atingir a pele humana, penetra até nas camadas mais profundas.
-
UVB: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 280 nm e 315 nm. Essa radiação é parcialmente absorvida pela camada de Ozônio e não atinge as camadas mais profundas da pele, mas pode provocar eritema.
-
UVC: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 100 nm e 280 nm. Essa radiação é totalmente absorvida pela camada de Ozônio.
A exposição aos raios ultravioleta, sem a devida proteção, pode gerar queimaduras na pele, envelhecimento precoce, problemas na visão e câncer de pele. Em quantidades adequadas, as radiações UV trazem benefícios, como a fixação da vitamina D. Saiba mais sobre radiação ultravioleta (UV) clicando aqui.