Johannes Kepler
Johannes Kepler nasceu em dezembro de 1571, em Weil der Stadt, Worttemburg, Alemanha. A vida desse célebre estudioso nunca foi fácil. Era de família pobre e possuía uma saúde muito frágil. Era filho de um mercenário que abandonou a família quando ele ainda tinha cinco anos e de uma mulher, Katharina Guldenmann, que era envolvida com misticismo. Em 1612, Katharina foi julgada, mas absolvida, por acusações de bruxaria.
Kepler formou-se na Universidade de Tubingen e, em 1596, tornou-se professor de matemática e astronomia na escola de Graz, época em que escreveu seu primeiro livro Mysterium Cosmographichum – Mistério Cosmográfico, livro no qual as ideias de um universo heliocêntrico propostas por Nicolau Copérnico foram defendidas.
Por conta de pressões políticas e religiosas sofridas em Graz, Kepler mudou-se para a cidade de Praga por volta de 1600, onde se tornou auxiliar do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe. Após alguns meses de turbulenta convivência entre os dois brilhantes astrônomos, Brahe morreu e deixou para Kepler anos de anotações e dados astronômicos. Dois dias após a morte de Brahe, Johannes Kepler foi nomeado astrônomo real.
Memorial Johannes Kepler – Stuttgart, Alemanha
Em 1609, Kepler publicou o livro Astronomia Nova, em que explicou a forma como os planetas giram ao redor do Sol. Hoje essas propostas são chamadas de 1ª e 2ª leis de Kepler. Em 1612, novamente por pressões políticas e religiosas, Kepler mudou-se para Linz e, em 1619, publicou o livro Harmonia do Mundo, em que explicou a relação entre o tempo de revolução dos planetas ao redor do Sol e o raio de suas órbitas, relação conhecida hoje como 3ª lei de Kepler. No ano de 1630, Johannes Kepler morreu na Baviera, Alemanha.
*Créditos da imagem: Boris15 / Shutterstock.com