Grandes nomes da Física

A história da Física traz junto consigo a história de grandes nomes da Ciência que se dedicaram à construção do saber científico.
A história da Física confunde-se com a história de homens e mulheres que se dedicaram à ciência
A história da Física confunde-se com a história de homens e mulheres que se dedicaram à ciência

A raiz do termo ciência vem da palavra em latim scientia, que significa erudição, conhecimento desenvolvido a respeito de algo. A ciência não deve ser interpretada como a técnica desenvolvida pelo homem, mas, sim, como o conhecimento teórico profundo a respeito de determinado fenômeno oriundo de experimentos e linguagem matemática.

Evolução da Física

A Física começou a se desenvolver como ciência a partir do momento em que o homem deixou de analisar os fenômenos naturais como obras de divindades e passou a entendê-los como naturais. O início do desenvolvimento do pensamento científico pode ser considerado a partir da atuação dos filósofos gregos, como Aristóteles, que se dedicou à obervação da natureza e à compreensão de seus fenômenos.

Por meio de Aristóteles e de muitos outros filósofos, inúmeros fenômenos foram explicados e mostrados para o mundo. Mesmo que as explicações dadas pelos filósofos pareçam absurdas para nós hoje, precisamos entender que a ciência trabalha com a verdade estabelecida no momento. Para a realidade daqueles homens, dizer, por exemplo, que objetos mais pesados chegam ao chão primeiro que objetos mais leves quando lançados da mesma altura era a verdade absoluta.

Desenvolvimento da Física a partir do século XVI

Com o passar do tempo, novos homens e mulheres foram contribuindo para a construção do saber científico, sempre fundamentados nos acertos ou erros de seus antecessores. Um momento muito importante para a ciência foi o advento do método científico, em que os fenômenos deveriam ser analisados por meio de experimentos e explicados por meio de um padrão matemático. Com isso, os possíveis erros cometidos nas explicações seriam evitados. Galileu Galilei é considerado o precursor do método científico, pois, a partir dele, no século XVI, a ciência começou a trabalhar com o “ver para crer”.

Johannes Kepler é outro grande nome da Física. O astrônomo alemão, contemporâneo de Galileu, a partir de dados astronômicos obtidos após anos de observações, descreveu de forma inédita o movimento dos planetas ao redor do Sol. As leis de Kepler revolucionaram a Astronomia e a forma do homem de entender o universo.

Outro personagem extremamente importante para a história da Física é Isaac Newton, que desenvolveu as chamadas Leis de Newton, a base da Mecânica. Newton desenvolveu ferramentas de cálculo integral e diferencial, além de potencializar equipamentos como lunetas e telescópios.

No século XVIII, os estudos em Termodinâmica foram cruciais para que houvesse a Revolução Industrial. A Termodinâmica propõe o estudo do funcionamento e rendimento de máquinas térmicas.

Era do Eletromagnetismo

Foi no século XIX que a Física voltou-se para a compreensão e consequente desenvolvimento de tecnologias fundamentadas em fenômenos elétricos e magnéticos. Nessa época, destacaram-se as contribuições de Michael Faraday, Nikola Tesla e James Maxwell.

Era moderna

Um dos maiores nomes da ciência do século XX é, sem dúvidas, Albert Einstein. A teoria da relatividade e a explicação do efeito fotoelétrico são as maiores contribuições desse físico alemão, que também marcou a história por meio de seus exemplos de humanidade.

Atualmente, os principais estudos de Física trabalham com assuntos extremamente complexos, geralmente envolvendo Mecânica Quântica e a tentativa de uma mais perfeita compreensão da formação do universo.

Existem muitos outros personagens que de algum modo geraram mudanças profundas na História da Ciência e na História da Física. Logo mais abaixo você encontrará textos mais específicos sobre a trajetória e as principais contribuições dos Grandes Nomes da Física. Bons estudos!

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos de Grandes nomes da Física

Albert Einstein foi um dos mais importantes cientistas do século XX.*
Albert Einstein
Clique aqui para conhecer a história de Albert Einstein: quem foi e quais foram as suas contribuições para a humanidade.
Pintura de Domenico Fetti (1620) retrata Arquimedes, um dos maiores inventores do mundo
Arquimedes
Você sabe quem foi Arquimedes? Clique aqui e veja por que esse importante inventor saiu correndo nu pelas ruas de sua cidade.
Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *
Carl Sagan
Clique aqui e conheça a vida de Carl Sagan, astrônomo estadunidense do século XX que participou da missão Apollo para mandar o homem à Lua.
Coulomb ficou famoso por ter determinado a equação da Força Elétrica
Charles Coulomb
Clique aqui para conhecer a vida de Charles Coulomb, físico francês que contribuiu para os estudos de Eletricidade e Magnetismo.
Estátua de Torricelli na cidade italiana de Faenza, lugar do nascimento do célebre cientista
Evangelista Torricelli
Clique aqui e conheça um pouco da história do cientista Evangelista Torricelli, o sucessor de Galileu Galilei e criador do barômetro.
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo
Hans Christian Oersted
Conheça a história de Hans Christian Oersted, importante estudioso dinamarquês que abriu caminho para os estudos do eletromagnetismo.
A maior contribuição de Hertz foi a descoberta da produção das ondas eletromagnéticas
Heinrich Hertz
Clique aqui e conheça a história de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão cujas contribuições abriram caminho para a criação do rádio e da TV.
Isaac Newton
Clique e conheça detalhes da vida de Isaac Newton, um dos grandes cientistas da humanidade. Veja quais foram as contribuições que ele deixou como legado.
As principais contribuições de Joule foram em relação à conversão da energia mecânica e da energia elétrica em calor *
James Prescott Joule
Conheça a vida e as descobertas de James Prescott Joule, o filho do cervejeiro que deu inúmeras contribuições para a ciência no século XIX.
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.
Nikola Tesla deu importantes contribui&ccedil;&otilde;es para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a eletricidade<sup>1</sup>
Nikola Tesla
Conheça a história de Nikola Tesla, inventor do controle remoto, lâmpada fluorecente, corrente alternada (AC) e inúmeras outras tecnologias.
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Richard Feynman
Clique aqui e conheça um pouco da vida de Richard Feynman, físico estadunidense que descobriu o motivo da explosão da nave Challenger em 1986.
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.” Stephen Hawking (1942-2018)*
Stephen Hawking
Conheça mais sobre a vida e produção científica de Stephen Hawking, um dos mais renomados físicos da atualidade.
Em 1878, Thomas Edison inicia as tentativas de criação da lâmpada incandescente
Thomas Edison
Clique aqui para conhecer a história da vida de Thomas Alva Edison, famoso inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.
Galileu Galilei, o pai da experimentação
Um físico chamado Galileu Galilei
Conheça um pouco da história do físico que revolucionou a Física.
video icon
Filosofia
O mito de Sísifo, de Albert Camus
Albert Camus foi um dos filósofos mais influentes do existencialismo do século XX. Pode-se dizer que ele criou uma nova vertente para o existencialismo: o absurdismo. Clique aqui e conheça o ensaio O mito de Sísifo, de Albert Camus, uma das várias obras, entre ensaios, romances e peças de teatro, escritas pelo pensador.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?