Whatsapp icon Whatsapp

Leis de Kepler

As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol

O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), após uma vida de estudos, deduziu três leis que explicam o movimento planetário e nos fazem compreender como o universo é estruturado. As leis de Kepler podem ser utilizadas para o estudo do movimento dos planetas ao redor do Sol e do movimento de satélites naturais e artificiais ao redor de planetas.

Kepler pôde deduzir as três leis a partir de inúmeros dados astronômicos colhidos por seu antecessor, o príncipe Tycho Brahe, e por meio de suas próprias observações.

A lei das órbitas diz que a trajetória de planetas ao redor do Sol ou a trajetória de satélites ao redor de planetas possui formato elíptico (oval) e o corpo que está sendo orbitado ocupa um dos focos da elipse.

A primeira lei de Kepler não exclui a possibilidade de trajetórias circulares, já que a circunferência é um caso particular de elipse.

No caso da trajetória dos planetas ao redor do Sol, o ponto em que eles estão mais próximos da estrela é chamado de periélio, e o ponto de maior afastamento é denominado de afélio.

Veja que o movimento de translação da Terra ao redor do Sol forma uma elipse, e o Sol está em um dos focos (borda) da elipse
Veja que o movimento de translação da Terra ao redor do Sol forma uma elipse, e o Sol está em um dos focos (borda) da elipse

  • 2ª lei de Kepler – Lei das áreas

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda lei de Kepler diz que a linha que liga o centro do Sol ao centro dos planetas “varre” áreas iguais em intervalos de tempo iguais, portanto, podemos entender que a taxa de variação da área em função do tempo é constante para todos os planetas. Isso só pode ser possível se as velocidades de translação dos planetas forem variáveis, devendo ser maiores na região de periélio e menores na região de afélio.

  • 3ª lei de Kepler – Lei dos períodos

Em sua terceira lei, Kepler diz que o quadrado do período de revolução (T) dos planetas é diretamente proporcional ao cubo dos raios médios (R) de suas órbitas. Sendo assim, temos:

A constante em questão depende da constante da gravitação universal (G = 6,7 x 10 – 11 N.m2/kg2) e da massa do corpo que está sendo orbitado. No caso do Sistema Solar, utilizando o período de revolução dos planetas em anos terrestres e o raio médio das órbitas em unidades astronômicas, o valor da constante para todos os planetas deve ser muito próximo de 1. A tabela abaixo traz a relação da terceira lei de Kepler e os planetas do Sistema Solar.

*UA = Unidade astronômica – corresponde à distância média da Terra ao Sol
*UA = Unidade astronômica – corresponde à distância média da Terra ao Sol

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
Gravitação universal
Clique para saber tudo sobre a gravitação universal. Confira sua fórmula, relação com as leis de Kepler, história, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.
História da Gravitação
Veja aqui um breve histórico da gravitação universal, que perpassa pelas suas diversas teorias e seus criadores.
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Leis do Movimento Planetário
Você sabe o que as leis do movimento planetário representam? Confira aqui!
Primeira Lei de Kepler
Acesse e confira um resumo sobre a primeira lei de Kepler. Aprenda mais com uma introdução sobre o assunto, e verifique sua aprendizagem com exercícios resolvidos.
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
Segunda Lei de Kepler
Acesse o texto e saiba mais com nossa introdução sobre a segunda lei de Kepler. Reforce seu aprendizado com um resumo do tema e exercícios resolvidos.
Terceira lei de Kepler
Clique e veja a descrição da terceira lei de Kepler, sua explicação, equação associada e aplicações cotidianas.
Unidades astronômicas
Entenda o que são as unidades astronômicas de medida e como o universo é medido!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares
Nessa aula veremos o que são ângulos complementares e suplementares. Complementares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é um ângulo reto (90 graus). Supelmentares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é uma ângulo raso ou meia volta (180 graus).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.