2. Física
  3. Mecânica
  4. Leis de Kepler

Leis de Kepler

As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas.

O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), após uma vida de estudos, deduziu três leis que explicam o movimento planetário e nos fazem compreender como o universo é estruturado. As leis de Kepler podem ser utilizadas para o estudo do movimento dos planetas ao redor do Sol e do movimento de satélites naturais e artificiais ao redor de planetas.

Kepler pôde deduzir as três leis a partir de inúmeros dados astronômicos colhidos por seu antecessor, o príncipe Tycho Brahe, e por meio de suas próprias observações.

A lei das órbitas diz que a trajetória de planetas ao redor do Sol ou a trajetória de satélites ao redor de planetas possui formato elíptico (oval) e o corpo que está sendo orbitado ocupa um dos focos da elipse.

A primeira lei de Kepler não exclui a possibilidade de trajetórias circulares, já que a circunferência é um caso particular de elipse.

No caso da trajetória dos planetas ao redor do Sol, o ponto em que eles estão mais próximos da estrela é chamado de periélio, e o ponto de maior afastamento é denominado de afélio.

Veja que o movimento de translação da Terra ao redor do Sol forma uma elipse, e o Sol está em um dos focos (borda) da elipse

• 2ª lei de Kepler – Lei das áreas

A segunda lei de Kepler diz que a linha que liga o centro do Sol ao centro dos planetas “varre” áreas iguais em intervalos de tempo iguais, portanto, podemos entender que a taxa de variação da área em função do tempo é constante para todos os planetas. Isso só pode ser possível se as velocidades de translação dos planetas forem variáveis, devendo ser maiores na região de periélio e menores na região de afélio.

• 3ª lei de Kepler – Lei dos períodos

Em sua terceira lei, Kepler diz que o quadrado do período de revolução (T) dos planetas é diretamente proporcional ao cubo dos raios médios (R) de suas órbitas. Sendo assim, temos:

A constante em questão depende da constante da gravitação universal (G = 6,7 x 10 – 11 N.m2/kg2) e da massa do corpo que está sendo orbitado. No caso do Sistema Solar, utilizando o período de revolução dos planetas em anos terrestres e o raio médio das órbitas em unidades astronômicas, o valor da constante para todos os planetas deve ser muito próximo de 1. A tabela abaixo traz a relação da terceira lei de Kepler e os planetas do Sistema Solar.

*UA = Unidade astronômica – corresponde à distância média da Terra ao Sol

As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.
Evidências como imagens do espaço comprovam que o formato da Terra é esférico
A Terra é plana?
A Terra é plana ou esférica? Clique aqui e conheça algumas evidências que comprovam qual é o real formato do nosso planeta.
Sistema Solar
A Gravitação Universal
Clique aqui e aprenda a lei da gravitação universal e como ela influencia os planetas do sistema solar.
Astronomia, um dos ramos da física.
Primeira Lei de Kepler
Estudo da primeira das três leis de Kepler sobre o movimento dos planetas.
O Universo ainda tem muito a ser explorado
Segunda Lei de Kepler
Estudo da segunda lei de Kepler, a Lei das Áreas.
Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
Leis do Movimento Planetário
Você sabe o que as leis do movimento planetário representam? Confira aqui!
Força de atração entre duas partículas
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Sistema solar proposto por Nicolau Copérnico
História da Gravitação
Veja aqui um breve histórico da gravitação universal, que perpassa pelas suas diversas teorias e seus criadores.
Representação das linhas de força do campo gravitacional
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
As unidades astronômicas são utilizadas para as medidas de distâncias feitas no Universo
Unidades astronômicas
Entenda o que são as unidades astronômicas de medida e como o universo é medido!
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.