Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas que contêm gás de mercúrio e fósforo em seu interior. Elas funcionam a partir do fenômeno da fluorescência do fósforo, que é capaz de capturar a elevada energia proveniente da luz ultravioleta emitida pelos elétrons do mercúrio e a fragmentar em frações de menor energia, emitindo luz que está no espectro de luz visível.
Leia também: Diferença entre fosforescência e fluorescência
Resumo sobre lâmpadas fluorescentes
- As lâmpadas fluorescentes são aquelas que utilizam o fenômeno da fluorescência do fósforo para que possamos ter luz.
- Podem ser compactas ou tubulares e circulares.
- São usadas na iluminação de residências, indústrias, comércios, projetos de construção civil e decoração.
- São vantajosas pela sua alta eficiência energética e elevada vida útil, contudo, por possuirem mercúrio em sua composição, devem ser manuseadas com cuidado, já que esse elemento é extremamente tóxico.
- As lâmpadas de LED são lâmpadas sustentáveis, muito mais duráveis, econômicas e eficientes do que as lâmpadas fluorescentes.
O que são e características gerais das lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas caracterizadas por possuirem um baixo consumo energético devido a sua potência de 15 W, uma reprodução de cor de aproximadamente 85%, uma elevada vida útil, entre 10 mil e 20 mil horas de uso, e serem capazes de emitir luz branca, amarela, azul e até preta.
Tipos de lâmpadas fluorescentes
Existem dois tipos de lâmpadas fluorescentes que podemos encontrar no mercado: as compactas e as tubulares e circulares.
- Lâmpadas fluorescentes compactas: são aquelas que possuem um menor comprimento, sendo indicadas tanto para iluminação geral quanto iluminação decorativa de residências e comércios.
- Lâmpadas fluorescentes tubulares e circulares: são aquelas que possuem um tubo extenso retilíneo ou circular (no caso das tubulares circulares). Assim como as compactas, as tubulares também são indicadas para iluminação geral e decorativa, enquanto as circulares são indicadas apenas para iluminação geral.
Funcionamento das lâmpadas fluorescentes
Ao ligarmos uma lâmpada fluorescente a uma diferença de potencial elétrico (tomada, bateria ou pilha), uma de suas extremidades passa a ter um polo positivo e a outra extremidade, um polo negativo. Devido à energia elétrica aquecer seus polos, alguns elétrons se soltam do polo negativo e acabam sendo atraídos até o polo positivo.
Durante esse percurso, os elétrons acabam se chocando com os átomos do gás de mercúrio e transferem energia para eles. Quando isso acontece, os elétrons do mercúrio saem de um nível de energia mais baixo para um nível de energia mais alto. Passado um tempo, eles retornarão ao nível de energia mais baixo e, quando isso ocorre, eles liberam essa variação de energia em forma de luz.
Contudo, a luz emitida pelo mercúrio é ultravioleta, não sendo visível aos nossos olhos. Para resolver esse problema, é aplicada uma tinta branca contendo fósforo sobre a lâmpada, que, pelo fenômeno da fluorescência, absorve a luz emitida pelo mercúrio, realizando quase o mesmo processo anterior, com apenas uma diferença. Em vez de os elétrons do fósforo retornarem instantaneamente ao nível de energia mais baixo, eles passam por níveis de energia intermediários, emitindo luz mais de uma vez, e essa luz é visível aos nossos olhos.
Leia também: Luz negra — como funciona a luz usada por peritos em busca de traços de DNA
Uso das lâmpadas fluorescentes no cotidiano
As lâmpadas fluorescentes são muito utilizadas em nosso cotidiano na iluminação de residências, indústrias, comércios, projetos de construção civil, decorações. Além disso, também são usadas nos laboratórios, na esterilização através de radiação ultravioleta.
Vantagens e desvantagens das lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes apresentam algumas vantagens e desvantagens quanto ao seu uso, abaixo selecionamos algumas:
⇒ Vantagens:
- São mais eficientes energeticamente que as lâmpadas incandescentes.
- Possuem vida útil superior à das lâmpadas incandescentes.
- São mais econômicas devido a sua potência.
- Emitem mais energia na forma de luz do que na forma de calor.
⇒ Desvantagens:
- Possuem mercúrio e fósforo, então não podem ser descartadas no lixo comum ou em aterros sanitários por serem elementos tóxicos.
- Sensíveis a condições climáticas discrepantes.
Diferenças entre lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED
As lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED são modelos de lâmpadas econômicas, eficientes energeticamente e duráveis, contudo as lâmpadas de LED apresentam mais vantagens em relação a lâmpadas fluorescentes.
Enquanto a lâmpada fluorescente possui mércurio e fósforo, que prejudicam o meio ambiente, a lâmpada de LED é fabricada com 95% de materiais recicláveis, portanto pode ser reciclada.
As lâmpadas de LED possuem vida útil de 100 mil horas de uso, muito mais do que as lâmpadas fluorescentes, que possuem até 20 mil horas de uso. Além disso, as lâmpadas de LED gastam muito menos energia e quase não produzem calor.
Fontes:
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.
SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.
Uai Física. Como funciona a lâmpada fluorescente. YouTube, 28 de abril de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BxsPlPrUID8