Ondas sonoras

As ondas sonoras são ondas mecânicas aplicadas em ultrassonografias, sonares, instrumentos musicais, audiometria, entre outros.
As ondas sonoras são as ondas captadas pelos ouvidos.

As ondas sonoras são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais que se propagam por meio de pertubações em meios físicos, como sólidos e fluidos.

Alguns fatores que podem influenciar na propagação das ondas sonoras são o tipo de meio; a temperatura, umidade, pressão e massa específica do meio; obstáculos; e a frequência de oscilação.

Leia também: 5 curiosidades que você precisa saber sobre as ondas sonoras

Resumo sobre as ondas sonoras

  • As ondas sonoras são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais que se propagam por meio de pertubações em meios físicos, como sólidos e fluidos.
  • São captadas pelos ouvidos, transformadas pela cóclea e interpretadas pelo cérebro.
  • Suas características são intensidade, altura, timbre, amplitude, frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação.
  • Propagam-se por meio de oscilações em meios físicos.
  • São importantes para a engenharia, física, química, medicina, biologia, música, cinema, geofísica, oceanografia e outros.
  • O efeito Doppler pode acontecer com ondas sonoras ou luminosas.

O que são ondas sonoras?

As ondas sonoras são consideradas mecânicas, já que se propagam através de vibrações em meios materiais sólidos, líquidos e gasosos, mas não se propagam no vácuo; longitudinais, já que a sua direção de vibração é a mesma da direção de propagação; e tridimensionais, pois oscilam nas três dimensões.

Características das ondas sonoras

As características das ondas sonoras são: intensidade, altura, timbre, frequência, amplitude, comprimento de onda e velocidade de propagação.

Elementos das ondas sonoras.
  • Amplitude: é a medida da distância da crista ou do vale até o eixo central.
  • Intensidade sonora: é determinada pela amplitude, de modo que quanto maior a amplitude, maior será a intensidade sonora.
  • Frequência: é a quantidade de oscilações que uma onda sonora realiza num período. Ela é calculada por meio das fórmulas:

f  → frequência, medida em Hertz [Hz].

T  → período, medido em segundos [s].

f  → frequência, medida em Hertz [Hz].

n  → número de oscilações.

∆t → variação de tempo, medida em segundos [s].

  • Altura: é determinada com base na frequência da onda sonora. Sons de alta frequência são agudos, e sons de baixa frequência são graves.
  • Timbre: é a forma de vibração da onda, dependendo da fonte sonora.
  • Comprimento de onda: é o tamanho da onda sonora, dado pela distância entre uma crista (ponto mais alto da onda) e um vale (ponto mais baixo da onda), duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos.
  • Velocidade de propagação: é a velocidade em que uma onda sonora se propaga num meio físico. Ela é calculada pelas fórmulas:

v  → velocidade de propagação da onda, medida em [m/s].

λ  → comprimento de onda, medido em metros [m].

f  → frequência, medida em Hertz [Hz].

v  → velocidade de propagação da onda, medida em [m/s].

λ  → comprimento de onda, medido em metros [m].

T  → período, medido em segundos [s].

Como as ondas sonoras se propagam?

As ondas sonoras se propagam por meio de oscilações em meios físicos, como metais, água, ar. Quando essas oscilações ocorrem, temos a geração de diferentes comprimentos de onda e frequências de oscilação que são captados pelos ouvidos, transformados pela cóclea e interpretados pelo cérebro.

Existem alguns fatores que podem influenciar na propagação das ondas sonoras, como o tipo de meio; a temperatura, a umidade, a pressão e a massa específica do meio; obstáculos; e a frequência de oscilação.

Importância das ondas sonoras

As ondas sonoras são extremamente importantes para a engenharia, a física, a química, a medicina, a biologia, a música, o cinema, a geofísica, a oceanografia, e diversas outras áreas de conhecimento.

Aplicações das ondas sonoras

As ondas sonoras são aplicadas em diversas situações. Pensando nisso, selecionamos algumas das suas aplicações.

  • estudo de ondas sísmicas;
  • desenvolvimento de instrumentos musicais;
  • arquitetura acústica de ambientes;
  • ultrassonografias;
  • audiometria;
  • terapia do som;
  • sonares;
  • limpeza de joias;
  • ecolocalização dos animais;
  • comunicação.

Efeito Doppler

O efeito Doppler é um fenômeno ondulatório que acontece em ondas eletromagnéticas, como a luz, e em ondas mecânicas, como o som. Ele ocorre sempre que existe um movimento relativo entre a fonte que transmite as ondas e quem as observa/ouve, modificando a frequência e, consequentemente, o comprimento da onda percebidos.

  • Exemplo: Se a fonte que transmite as ondas se distancia de quem a observa/ouve, então ocorre o aumento do comprimento de onda sonora. Com isso, a frequência da onda sonora diminui e o som fica mais grave. Já se a fonte que transmite as ondas se aproxima de quem a observa/ouve, então ocorre a diminuição do comprimento de onda sonora. Com isso, a frequência da onda sonora aumenta e o som fica mais agudo.
Efeito Doppler.

O efeito Doppler é calculado pela fórmula:

fo → frequência observada ou frequência Doppler, medida em Hertz [Hz].

f → frequência emitida, medida em Hertz [Hz].

vsom → velocidade do som (ou da onda), medida em [m/s].

vo → velocidade do observador, medida em [m/s].

vf → velocidade da fonte emissora das ondas, medida em [m/s].

Importante: Os sinais no numerador e denominador variam de acordo com a aproximação ou o afastamento do observador e da fonte.

  • Observador se aproxima da fonte emissora: sinal positivo no numerador.
  • Observador se afasta da fonte emissora: sinal negativo no numerador.
  • Fonte emissora se aproxima do observador: sinal negativo no denominador.
  • Fonte emissora se afasta do observador: sinal positivo no denominador.

Para saber mais detalhes sobre o efeito Doppler, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre ondas sonoras

Questão 1

(UFSCar) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

A) é o timbre, apenas.

B) é a altura, apenas.

C) são a intensidade e o timbre, apenas.

D) são a altura e a intensidade, apenas.

E) são a altura, a intensidade e o timbre.

Resolução:

Alternativa E

O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças são a altura (grave /agudo), a intensidade (tom amistoso/gritos) e o timbre (adulto/infantil).

Questão 2

(UFPEL) Recentemente o físico Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ultrapassar a atmosfera terrestre. Diariamente existiam contatos entre Marcos e a base, e alguns deles eram transmitidos através dos meios de comunicação. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que conseguíamos “ouvir” e “falar” com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas:

A) apenas ondas mecânicas — transversais , já que estas se propagam tanto no vácuo como no ar.

B) apenas ondas eletromagnéticas — longitudinais —, já que estas se propagam tanto no vácuo como no ar.

C) ondas eletromagnéticas — transversais —, que apresentam as mesmas freqüência, velocidade e comprimento de onda, ao passarem de um meio para outro.

D) ondas mecânicas — transversais —, que apresentam as mesmas freqüência, velocidade e comprimento de onda, ao passarem de um meio para outro.

E) tanto ondas eletromagnéticas — transversais —, que se propagam no vácuo, como ondas mecânicas — longitudinais —, que necessitam de um meio material para a sua propagação.

Resolução:

Alternativa E

Conseguíamos “ouvir” e “falar” com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas as ondas eletromagnéticas, para que sejam transportadas no vácuo, e ondas mecânicas, para a reprodução das falas.

Fontes

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2). 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

Publicado por Pâmella Raphaella Melo
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos