Whatsapp icon Whatsapp

Timbre

Timbre é uma característica sonora que permite diferenciar os sons e reconhecer a sua fonte sonora. Pode ser classificado em brilhante, suave, áspero, metálico, nasal e grave.
Ilustração mostrando o timbre de uma pessoa e de dois instrumentos musicais.
Cada pessoa ou instrumento musical possui um timbre diferente.

O timbre é uma característica sonora que está relacionada ao formato da onda, possibilitando que diferenciemos os sons produzidos por cada instrumento ou pessoa. Isso ocorre devido ao som, geralmente, ser formado por vários harmônicos com diferentes amplitudes, que caracterizarão o formato da onda sonora resultante, aquela que ouvimos. 

Leia também: Afinal, o que é o som?

Resumo sobre o timbre

  • O timbre é uma característica sonora que permite diferenciar os sons e reconhecer a sua fonte sonora.
  • Pode ser brilhante, suave, áspero, metálico, nasal e grave.
  • Pode ser identificado devido às suas diferenças, que ocorrem em razão da amplitude dos seus harmônicos, o que altera o formato da onda sonora.
  • O timbre dos intrumentos varia com o tipo, material e idade do instrumento, temperatura do local em que ele se encontra e de acordo com seu uso.
  • O timbre da voz varia pela forma como a pessoa articula as palavras, qualidade vocal e outras características sonoras, como intensidade e altura.

O que é timbre?

O timbre é uma característica sonora que permite diferenciar os sons e reconhecer a sua fonte sonora. Cada pessoa e instrumento apresenta um timbre diferente, ainda que atinja a mesma frequência.

Fundamentação física do timbre

As ondas sonoras geradas pelos instrumentos musicais ou cordas vocais são resultantes da superposição de várias ondas sonoras, constituídas de diferentes harmônicos.

Elementos das ondas, aspectos que possibilitam a identificação de características sonoras, como o timbre.
Elementos das ondas.

Cada um desses harmônicos possui uma frequência, intensidade, comprimento e amplitude (altura da onda) específicos. É a amplitude de cada harmônico que altera o formato da onda emitida pela fonte sonora, ocasionando os diferentes timbres.

Por exemplo, o diapasão é constituído de um harmônico, enquanto instrumentos mais complexos como o violino podem ser constituídos de vários harmônicos. Assim, quando tocamos a mesma nota em ambos, percebemos timbres diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de timbre

Existem diversos tipos de timbre, cada qual com sua característica específica, mas os mais comuns são: brilhante, suave, áspero, metálico, nasal e grave.

  • Timbre brilhante: normalmente presente nos violinos e pianos, ele pode ser descrito através de sons agudos e cristalinos.
  • Timbre suave: normalmente presente nos violoncelos e flautas, ele pode ser descrito através de sons graves e leves.
  • Timbre áspero: normalmente presente nos saxofones e guitarras elétricas com distorção sonora, ele pode ser descrito através de sons com harmônicos irregulares contendo ruídos.
  • Timbre metálico: normalmente presente nos trompetes e guitarras elétricas, ele pode ser descrito através de sons semelhantes ao tilintar metálico.
  • Timbre nasal: normalmente presente nos violinos e harmônicas, ele pode ser descrito através de sons anasalados.
  • Timbre grave: normalmente presente nas tubas e órgãos, ele pode ser descrito através de sons profundos e que ressoam.

Timbre vocal

O timbre vocal é uma característica sonora única. Cada indivíduo apresenta um timbre e através dele é possível diferenciar as vozes que ouvimos. 

Representação gráfica do timbre vocal.
Timbre vocal.

Ele ocorre devido à vibração da laringe com as cordas vocais promovida pela saída do ar dos pulmões e de articulações como a garganta, a boca e a traqueia.

Como identificar o timbre?

É possível identificar o timbre através das suas diferenças, que são ocasionadas por diversos motivos. Por exemplo, no caso dos instrumentos, o seu timbre se diferencia em razão do tipo, material e idade do instrumento, temperatura do local em que ele se encontra e pela frequência de uso. Já no caso da voz, o timbre pode se diferenciar a partir da maneira pela qual a pessoa articula as palavras, qualidade vocal e/ou até por outras características sonoras, como intensidade do som (chamado erroneamente de volume, pode ser alto ou baixo) e altura do som (dado por uma voz aguda ou grave).

Veja também: 5 curiosidades que você precisa saber sobre as ondas sonoras

Curiosidades sobre timbre

  • Os aplicativos de comando de voz são ativados pela diferença de timbre de cada pessoa.
  • É possível que as pessoas modifiquem o seu timbre através de exercícios de aumento de extensão vocal.
  • Os timbres variam até para instrumentos iguais e feitos pelo mesmo fabricante.
  • Sabendo o seu timbre é possível adequar o seu repertório de modo a obter um melhor aproveitamento da sua voz.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2) 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Publicado por Pâmella Raphaella Melo

Artigos Relacionados

Cinco coisas que você precisa saber sobre o som
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito do som que você precisa saber. Será que você conhece tudo a respeito das ondas sonoras?
Instrumentos de corda
Instrumentos de cordas são instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada. Veja aqui um pouco mais sobre esses instrumentos.
Intensidade do som
Você sabe o que é intensidade sonora? Aprenda a calculá-la, saiba quais são os limites da audição humana e confira exercícios resolvidos.
Intensidade, altura e timbre
Clique aqui para conhecer mais sobre intensidade, altura e timbre, as três qualidades fisiológicas das ondas sonoras.
Ondas mecânicas
Descubra o que são as ondas mecânicas, bem como veja como elas se propagam e os tipos de ondas que existem.
Ondas periódicas
Neste texto você ficará sabendo o que é uma onda periódica, suas características e elementos. Aprenda mais com exercícios sobre o tema.
Ondas sonoras
Clique aqui para para conhecer as principais características das ondas sonoras, tipo de onda mecânica que apresenta maior velocidade em meios sólidos.
Qualidades do Som
Clique aqui para entender o que é altura, timbre e intensidade, as três qualidades fisiológicas que caraterizam as ondas sonoras.
Som, Infrassom e Ultrassom
Você sabia que existem sons tão altos que o ouvido humano não pode captar? Clique aqui e saiba a diferença entre som, infrassom e ultrassom.
Tubos sonoros
Ao soprar um tubo sonoro, a coluna de ar vibra, havendo assim a produção de som.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.