Falésias

Falésias são formações instáveis e frágeis presentes ao longo do litoral. Elas são fruto principalmente da atuação da água do mar na erosão do relevo litorâneo.
As falésias são formações de relevo esculpidas pelas águas dos mares e oceanos.

Falésias são formações de relevo litorâneo esculpidas pela atuação da água dos mares e oceanos. A formação das falésias é causada prioritariamente por meio da erosão marítima, além de outros elementos em menor escala, como o clima e o vento. A formação das falésias resulta justamente da erosão provocada pela atuação da água sobre os paredões rochosos presentes no litoral dos continentes.

Essas formações de relevo são muito frágeis e instáveis. Elas possuem grande importância no entendimento dos processos ambientais. As falésias estão presentes ao longo de todo o território brasileiro, com destaque para as localizadas na região nordestina. Já as maiores falésias do mundo estão concentradas no continente europeu.

Leia mais: Erosão — seus tipos são: pluvial, fluvial, marinho, eólico, glacial e gravitacional

Resumo sobre falésias

  • São formações de relevo ocasionadas pelo processo de erosão marinha empreendido pela água dos mares e oceanos.

  • São resultantes da atuação de agentes erosivos, com destaque para a água, que atua diretamente no esculpimento do relevo litorâneo.

  • Sua formação ocorre ao longo do tempo. Esse processo constante resulta em grandes formações geomorfológicas frágeis e instáveis.

  • Têm como características a elevada vulnerabilidade ambiental e a ocorrência em diferentes contextos climáticos.

  • São falésias importantes do território brasileiro as da praia de Canoa Quebrada (Ceará), praia Dourada (Bahia), praia do Morro Branco (Ceará) e praia do Gunga (Alagoas).

  • Em nível mundial, destacam-se as falésias de Moher (Irlanda), de Strunjan (Eslovênia), de Cabo Girão (Portugal) e de Etretat (França).

  • Possuem grande importância para a dinâmica ambiental, os estudos científicos e a exploração econômica.

O que são falésias?

As falésias são formações de relevo resultantes de um conjunto de processos erosivos, especialmente a erosão marítima, que atua nas estruturas geomorfológicas litorâneas ao longo do tempo. Essas grandes formações íngremes dispostas ao longo do litoral exprimem a ação de elementos como a água, o vento e o clima nas formações de relevo. As falésias são formadas, ao longo dos anos, de forma lenta e constante.

Quais as causas das falésias

As causas da formação de falésias estão atreladas especialmente ao processo de erosão marítima empreendido pelos mares e oceanos ao longo do tempo. A ação da água, assim como de outros fatores, como o vento e o clima, produz diferentes formas de relevo litorâneo. Sendo assim, percebe-se a atuação desses agentes erosivos, que atuam na erosão e deposição dos sedimentos nas zonas litorâneas, como a principal causa da formação de falésias.

  • Videoaula sobre agentes modeladores de relevo

Como ocorre a formação das falésias?

A formação das falésias é empreendida pela ação da água, assim como por agentes causadores de erosão, como o clima e o vento. Essas formações de relevo ocorrem, ao longo do tempo, pela atuação constante dessas forças, com destaque para a água dos mares e oceanos, que realizam o esculpimento das formações geomorfológicas do litoral.

O fenômeno de formação das falésias, marcado justamente pelo esculpimento do relevo litorâneo pela ação da água, é denominado abrasão marinha. Os sedimentos oriundos dos processos erosivos das falésias são carreados para os mares e oceanos ou, ainda, auxiliam na formação de depósitos sedimentares, como praias e restingas.

Quais as características das falésias?

As principais características das falésias estão atreladas à forte atuação dos processos erosivos nessas formas de relevo, portanto, elas apresentam elevada declividade e instabilidade. Seu aspecto instável, inclusive, relaciona-se com a sua formação, resultante da atuação constante da água do mar (especialmente) sobre os paredões escarpados do litoral. As falésias têm também como características a ocorrência em diferentes contextos climáticos, a vulnerabilidade dos seus sistemas ambientais e a transformação constante das suas formas de relevo.

Saiba mais: Formas litorâneas de relevo — são divididas em barra, baía, golfo, península, enseada, falésia, recife, fiordes e foz

Falésias no Brasil

As falésias são uma formação bem típica do território brasileiro, especialmente na porção nordeste do país, em razão de condicionantes geográficos e ambientais. A grande extensão do nosso litoral também contribui para a presença desses recortes no seu território. As principais falésias daqui são: praia de Canoa Quebrada (Ceará), praia Dourada (Bahia), praia do Morro Branco (Ceará) e praia do Gunga (Alagoas).

Falésias no mundo

As falésias estão distribuídas ao longo de diversas regiões litorâneas do planeta. Elas ocorrem em diversos contextos climáticos e marcam a atuação dos agentes erosivos na formação do relevo litorâneo. As principais e maiores falésias do mundo estão concentradas no continente europeu. São elas: falésias de Moher (Irlanda), de Strunjan (Eslovênia), de Cabo Girão (Portugal) e de Etretat (França).

Qual a importância das falésias?

As falésias são zonas de grande interesse turístico.[1]

As falésias possuem grande importância ambiental, científica e econômica. Essas formações constituem ecossistemas importantes que funcionam como uma zona de transição entre o continente e o oceano, abrigando diversas espécies vegetais e animais típicas de vegetações litorâneas. Ademais, as áreas de falésias são instáveis e muito vulneráveis às mudanças ambientais e antrópicas. Sendo assim, elas requerem estratégias de proteção ambiental específicas.

Além disso, o estudo das falésias é fundamental para avaliar o papel da atuação dos agentes erosivos nas formações geomorfológicas do planeta. Elas ainda contribuem para o melhor entendimento de questões recentes, como as mudanças climáticas. Já do ponto de vista econômico, as falésias são pontos de grande interesse turístico, que resulta na sua exploração enquanto zona de atividades de turismo e lazer.

Crédito editorial

[1] Stefano Ember / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos