Whatsapp icon Whatsapp

Ceará

O Ceará é um estado do Nordeste do Brasil. A sua história é marcada pela colonização portuguesa e pelas ocupações temporárias de povos estrangeiros, como os holandeses. A sua população encontra-se concentrada na região metropolitana de Fortaleza, assim como em cidades médias do interior do estado. O clima tropical e a vegetação de Caatinga caracterizam a geografia cearense.

O estado do Ceará apresenta uma economia baseada no setor primário, mas com forte crescimento na produção de bens não duráveis, baseada em uma boa infraestrutura e em políticas de instalação de empresas.

Como os demais estados nordestinos, o Ceará apresenta uma cultura muito rica e diversa, com destaque para as manifestações religiosas.

Leia também: Alagoas – segundo menor estado do Brasil

Dados gerais do Ceará

  • Região: Nordeste.
  • Capital: Fortaleza.
  • Governo: Camilo Santana (2019-2022).
  • Área territorial: 148.286 km² (IBGE, 2019).
  • População: 9.187.103 habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 56,76 hab./km² (IBGE, 2010).
  • Fuso: UTC-3.
  • Clima: tropical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do Ceará

O Ceará é um estado localizado na região Nordeste do Brasil. Ele é banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com os estados de:

A sua geografia é caracterizada pela presença de dois subtipos climáticos: o tropical úmido e o tropical semiárido. O primeiro ocorre ao longo do litoral cearense; já o segundo é predominante em todo o interior do estado.

Já com relação à vegetação, no litoral ocorrem mangue e algumas porções de Mata Atlântica. Já no interior predomina a Caatinga, bioma típico do estado.

O relevo do Ceará é predominantemente plano, em especial no litoral. Já na porção central cearense, há a formação de uma depressão sertaneja, área de menor altitude com relação às áreas vizinhas, onde predomina um relevo planáltico de maior altitude, caracterizado por formações como a Serra Grande, a Chapada do Apodi e a Chapada do Araripe. A maior parte dos rios cearenses é temporária, ou seja, seca durante o período de estiagem. O principal rio do estado é o Jaguaribe.

História do Ceará

O território do Ceará era habitado por populações tradicionais, com destaque para os índios das etnias tupis e tapuias. A partir da colonização portuguesa no Brasil, as regiões da colônia foram sendo invadidas e dominadas pelos colonizadores, sendo realizada uma partilha do território brasileiro por meio de um sistema de capitanias.

O atual território do Ceará corresponde, naquela época, à chamada Capitania de Siará. A partir desse modelo de administração, foi iniciada a ocupação efetiva da área. Em razão da sua posição estratégica e da facilidade de invasão por parte de forças estrangeiras pelo mar, o Ceará foi ocupado pelos Países Baixos em 1637. A ocupação resultou em uma longa luta entre portugueses e holandeses pela posse do território.

Por sua vez, além das disputas externas, o estado presenciou muitos movimentos internos ao longo de sua história, como as lutas messiânicas. Além disso, as condições físicas do estado, marcado pela seca, provocaram inúmeros distúrbios sociais, especialmente nos períodos de grande seca. Houve ainda períodos com forte ocorrência de movimentos de migração, no geral direcionados à região Sudeste do Brasil.

O estado do Ceará alcançou sua autonomia política e administrativa em 1799. Um fato importante da história do estado é que, em 1884, houve a libertação dos escravos negros, ou seja, quatro anos antes do governo brasileiro.

Veja também: A história do Nordeste Brasileiro na obra de José Lins do Rego

Mapa do Ceará

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica do Ceará

O estado de Ceará é dividido política e administrativamente em regiões intermediárias e imediatas. Essa divisão é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a regionalização oficial dos estados brasileiros desde o ano de 2017. A partir dos critérios geográficos, políticos e econômicos, o IBGE classificou o Ceará em 6 regiões geográficas intermediárias e 18 regiões geográficas imediatas. Elas representam os principais centros urbanos do estado e suas áreas de influência. A regionalização do Ceará segue a seguinte lógica:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

 

Fortaleza

Fortaleza

Itapipoca

Redenção-Acarape

Canindé

Itapajé

 

Quixadá

 

Quixadá

Russas-Limoeiro do Norte

Aracat

Iguatu

Iguatu

Icó

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte

Brejo Santo

Crateús

Crateús

Tauá

Sobral

Sobral

São Benedito-Ipu-Guaraciaba do Norte-Tianguá

Acaraú

Camocim

Fonte: IBGE.

Demografia do Ceará

O Ceará possui 9.187.103 habitantes. A maior parte da população está concentrada na capital, Fortaleza, que possui 2.686.612 habitantes. As regiões metropolitanas de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral são altamente povoadas. As maiores cidades do estado, além da capital, são Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.

Na atualidade, o estado possui uma população majoritariamente urbana, além de baixa taxa de natalidade e índice de expectativa de vida em elevação. A maior parte da população é praticante do cristianismo. O Ceará sofreu um processo de intensa imigração da sua população ao longo dos últimos séculos, cenário que vem sendo revertido nas últimas duas décadas, devido à migração de retorno.

 

 A cidade de Fortaleza é a capital do Ceará. Ela é a maior cidade em população e também a que gera o maior volume de riquezas em nível estadual.
A cidade de Fortaleza é a capital do Ceará. Ela é a maior cidade em população e também a que gera o maior volume de riquezas em nível estadual.

Economia do Ceará

O Ceará apresenta uma economia diversificada, sendo uma das mais dinâmicas da região Nordeste do Brasil. O estado possui um forte setor primário, baseado na fruticultura irrigada, voltada para a produção de melões e melancias, assim como o extrativismo de castanha e caju. No que toca ao extrativismo mineral, o Ceará é o maior produtor brasileiro de urânio. Já na atividade pesqueira, destaca-se a produção de camarões e lagostas.

O setor secundário é formado por polos de produção de calçados, roupas e materiais metálicos, além de indústrias químicas e alimentícias. Já no ramo terciário, o comércio é o principal gerador de riquezas do estado. Além do comércio, o turismo é muito forte, em especial nas áreas litorâneas.

Infraestrutura do Ceará

O Ceará possui uma infraestrutura desenvolvida, principalmente nas regiões litorâneas e nas suas zonas metropolitanas. Possui uma extensa rede de rodovias, complementada por ferrovias e ainda pela presença de aeroportos de destaque nacional. No setor portuário, destaca-se o Complexo de Pecém, que, além de atividades de transporte marítimo, possui diversas plantas de produção industrial e de logística. Nesse complexo está localizada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), área destinada à atração de instalação de empresas por meio de incentivos fiscais e alfandegários.

O Ceará é reconhecido naturalmente pelos altos níveis educacionais, especialmente nas avaliações nacionais voltadas para a educação básica. Além disso, o estado conta com importantes centros de formação de mão de obra técnica e superior. A Universidade Federal do Ceará (UFC) é um importante centro de estudos de novas tecnologias no estado. O Ceará possui ainda órgãos de pesquisa voltados para a astronomia e paleontologia.

Acesse também: Transportes na era da Globalização 

Governo do Ceará

O governador do estado do Ceará é Camilo Santana e a vice-governadora é Izolda Cela, com mandatos de 2019 até 2022. Além desses, o Ceará é representado em nível estadual por 46 deputados estaduais. Já no âmbito federal, são 22 deputados federais e 3 senadores.

Bandeira do Ceará

 A cidade de Fortaleza é a capital do Ceará. Ela é a maior cidade em população e também a que gera o maior volume de riquezas em nível estadual.
A cidade de Fortaleza é a capital do Ceará. Ela é a maior cidade em população e também a que gera o maior volume de riquezas em nível estadual.

Cultura do Ceará

A cultura do Ceará é extremamente rica e diversificada. No estado há forte influência de tradições católicas, assim como de manifestações folclóricas de origem sertanista. Predominam-se elementos típicos da cultura nordestina, a exemplo de manifestações como o maracatu, a literatura de cordel, a prática do repente e as festas religiosas. São festas tradicionais no estado as quadrilhas juninas e os festejos de Carnaval. O Ceará é conhecido pela grande formação de humoristas, assim como de cineastas e artistas plásticos.

O artesanato é representado pela confecção de rendas e cestarias, além de outras peças de uso cotidiano. A jangada, por exemplo, é o barco símbolo cearense, sendo um meio de transporte confeccionado de maneira artesanal. Já com relação aos esportes, o futebol é o mais praticado, inclusive com times de renome nacional. A culinária, por sua vez, é baseada nos frutos do mar, assim como em alimentos como a castanha, o caju e a mandioca.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Bandeira de Fortaleza
Fortaleza
Leia sobre os aspectos geográficos de Fortaleza e a história da fundação da cidade. Veja também dados sobre a população, a economia e a estrutura fortalezense.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
Pernambuco
Conheça as principais características geográficas de Pernambuco. Veja quais são as principais atividades econômicas, sociais e culturais presentes no estado.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Rio Grande do Norte
Conheça características da geografia e da cultura do Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre a história da ocupação e do desenvolvimento do território potiguar.
Santa Catarina
Conheças as características de Santa Catarina. Veja quais são os setores de destaque da economia local. Saiba mais sobre os imigrantes que povoaram o estado.
Sergipe
Conheças as características geográficas de Sergipe. Saiba mais sobre o menor estado em extensão territorial do Brasil. Aprenda um pouco de sua história e cultura.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Medicina, com Dr. José Guilherme Schwam Jr.
Quer ter mais informações sobre o curso de Medicina e a profissão? Confira uma entrevista com o médico José Guilherme Schwam Jr., que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.