Machu Picchu
Machu Picchu é um conjunto de ruínas da civilização inca localizadas no interior do Peru. Esse sítio arqueológico, um dos mais importantes do mundo, recebe milhares de turistas.
A história de Machu Picchu está vinculada à civilização inca, um dos mais importantes povos pré-colombianos das Américas. A cidadela de Machu Picchu possuía características bastante avançadas para a época, como os modernos sistemas de irrigação e abastecimento de água. Há ao redor de Machu Picchu diferentes atrativos turísticos, como a trilha inca e a cidade de Cusco.
O turismo é a principal atividade econômica da região. As ruínas de Machu Picchu foram escolhidas, por meio do voto popular, como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
Leia também: Ilha de Páscoa — território insular e isolado marcado pela presença de estátuas gigantes
Resumo sobre Machu Picchu
-
As ruínas históricas de Machu Picchu estão localizadas em uma região montanhosa do vale do rio Urubamba, no interior do Peru.
-
A cidadela de Machu Picchu é um conjunto de ruínas históricas das habitações urbanas e estruturas rurais de uma civilização pré-colombiana.
-
A descoberta da cidadela ocorreu somente em 1911, pelo estudioso americano Hiram Bingham (1875-1956), por meio de explorações ao longo de vale do rio Urubamba.
-
A cidadela de Machu Picchu possui grande importância histórica, pois sua descoberta e catalogação permitiu um maior estudo sobre os incas.
-
Machu Picchu é considerada um dos principais pontos turísticos do mundo, recebendo milhares de turistas ao longo dos anos, com destaque para os estrangeiros.
-
A trilha inca possui aproximadamente 42 quilômetros de extensão e é tradicionalmente feita a pé por muitos turistas e exploradores, apesar das dificuldades geográficas.
Onde Machu Picchu está localizada?
As ruínas de Machu Picchu estão situadas no interior do Peru, país da América do Sul, localizado entre a cordilheira dos Andes e a planície Amazônica. O sítio arqueológico de Machu Picchu tem como referência de localização a cidade de Cusco (Peru).
Características do Machu Picchu
A construção de Machu Picchu ocorreu em uma área de cerca de 2400 metros de altitude, em uma região de clima ameno. A cidadela de Machu Picchu é um conjunto de ruínas históricas das habitações urbanas e estruturas rurais de uma civilização pré-colombiana, os incas, que foi relatada por diversos exploradores no processo de desbravamento do vale do rio Urubamba, no interior peruano.
As ruínas contam com uma vasta extensão territorial, de aproximadamente 32 mil hectares, subdividida em instalações urbanas e rurais, muitas delas reconstruídas, que representam uma típica cidade inca de períodos históricos antigos. A sua localização geográfica, em uma zona de elevada altitude e muito declivosa, possibilitou a construção de diversas estruturas particulares, que visavam à sobrevivência da civilização local por meio da utilização de estratégias arquitetônicas, como o aproveitamento da água e a divisão das moradias.
Leia também: Fortalezas incas e o mistério de suas construções
História de Machu Picchu
A história de Machu Picchu indica que a cidadela foi construída em meados do século XV. O sítio arqueológico local é uma representação histórica da civilização inca, que habitou essa região em tempos passados, construindo diversas estruturas urbanas e rurais, como moradias, comércios, templos, aquedutos e terraços agrícolas. Essas unidades arquitetônicas são representativas dos modos de vida dos locais que historicamente destacam a coletividade da sociedade inca e o aproveitamento dos recursos naturais, como a água e o solo.
A descoberta da cidadela ocorreu somente em 1911, pelo estudioso americano Hiram Bingham (1875-1956), por meio da realização de explorações ao longo de vale do rio Urubamba. Contudo, o relato da presença de uma cidade inca na região já era bastante antigo. Historicamente, a descoberta de Machu Picchu representou um grande elemento para o avanço dos estudos e do entendimento da cultura inca pré-colombiana.
A trilha inca
A trilha inca é um percurso, teoricamente construído pela civilização inca, que liga a cidade de Cusco até as ruínas de Machu Picchu. O trajeto, que possui aproximadamente 42 quilômetros, é tradicionalmente feito a pé por muitos turistas e exploradores, apesar das dificuldades geográficas locais, especialmente a altitude.
A trilha inca é um dos atrativos da região turística de Cusco e é uma representação das antigas estradas construídas pelos incas para ligar seus sítios urbanos, como a cidade de Machu Picchu.
Por que Machu Picchu é importante?
A cidadela de Machu Picchu possui grande importância histórica, visto que a sua descoberta e catalogação permitiu um maior estudo sobre os incas, considerados uma das maiores civilizações pré-colombianas. As ruínas históricas locais foram objeto de diferentes estudos, desde arqueológicos até arquitetônicos, que procuram entender a lógica de funcionamento da comunidade local e, ainda, ressaltar a importância dessa civilização para a sociedade peruana atual.
-
Turismo em Machu Picchu
A atividade turística é uma das principais geradoras de emprego e renda na região de Machu Picchu. Essa localidade é considerada um dos principais pontos turísticos do mundo, recebendo milhares de turistas ao longo dos anos, com destaque para os estrangeiros.
As cidades ao redor de Machu Picchu, como o povoado de Águas Calientes, possuem vasta rede de hotéis, restaurantes e comércios de atendimento aos turistas. Há também uma grande extensão de redes de ferrovias e trilhas, além de serviços de transportes automotores, para deslocamentos de turistas. O turismo é importante em termos econômicos e culturais mas também gera impactos no sítio arqueológico de Machu Picchu, especialmente a deterioração das ruínas, a geração de lixo e a poluição visual.
Curiosidades sobre Machu Picchu
-
Há duas montanhas em Machu Picchu: a Machu Picchu, que significa “antiga montanha”, e a Huayna Picchu, que significa a “nova montanha”.
-
Machu Picchu é um dos Patrimônios Mundiais da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
-
As ruínas de Machu Picchu foram escolhidas, por meio do voto popular, como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
-
O chamado Templo do Sol, o lugar mais sagrado de Machu Picchu, é a única ruína arredondada desse sítio arqueológico.