O Peru está localizado na porção oeste da América do Sul. Seu território, banhado pelo Oceano Pacífico, limita-se ao sul com o Chile, a leste com a Bolívia e o Brasil, e ao norte com Equador e Colômbia. Ocupa uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior país sul-americano, atrás somente da Argentina e do Brasil.
A Cordilheira dos Andes divide o Peru em três grandes regiões: o litoral, o altiplano andino e a Amazônia Peruana. A população peruana é composta por cerca de 29,4 milhões de habitantes, sendo que o litoral é a região mais povoada, abrigando, inclusive, a capital, Lima, além de outras cidades de grande concentração populacional. A população indígena ocupa principalmente a região do altiplano andino.
O país possui grande valor histórico-cultural, com destaque para a herança do Império Inca. Machu Picchu e Cuzco, considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO, apresentam belas construções realizadas pela civilização Inca, fato que atrai milhões de turistas e contribui para a economia nacional.
A mineração é uma importante fonte de receitas financeiras. O Peru é produtor de ouro, cobre, zinco, chumbo e prata. A agricultura é desenvolvida por meio dos cultivos de café, milho, batata, arroz, cereais e algodão. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, têxtil, de mineração, etc. Um aspecto negativo da economia peruana é a grande comercialização de maconha e cocaína.
Bandeira do Peru
Dados do Peru:
Localização: América do Sul.
Área: 1.285.216 km².
Capital: Lima.
Idiomas: Espanhol, quíchua e aimará (oficiais).
População: 29.496.120 habitantes.
Densidade demográfica: 30 hab/km².
População residente em área urbana: 76,9%.
População residente em área rural: 23,1%.
Religiões: Cristianismo 96,5% (católicos 92,3%, outros 4,2%), outras 2,1%, ateísmo 1,4%.
Esperança de vida ao nascer: 73,7 anos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,723.
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: Alan García.
Moeda: Novo Sol.
Produto Interno Bruto (PIB): 126,7 bilhões de dólares.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Machu Picchu