Whatsapp icon Whatsapp

Cordilheira dos Andes

Cordilheira dos Andes é uma grande formação montanhosa que se estende ao longo da porção oeste da América do Sul, passando por sete países sul-americanos.
Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é formada por grandes montanhas.

A Cordilheira dos Andes é a principal formação montanhosa do mundo. Ela está situada ao longo da porção oeste da América do Sul. O clima dos Andes é tipicamente frio de montanha, com presença de baixas temperaturas e formações de neve. A fauna e a flora andinas são bastante resistentes às condições climáticas adversas da região.

A Cordilheira dos Andes possui grande importância cultural, ambiental e econômica para os habitantes locais. O turismo é uma das atividades mais importantes da economia da região. O ponto mais alto dessa cordilheira é o Aconcágua.

Leia também: Por que vulcões entram em erupção?

Resumo sobre a Cordilheira dos Andes

  • A Cordilheira dos Andes está localizada na América do Sul, entre os países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

  • O clima andino é predominante frio de montanha. Ele é marcado pelas baixas temperaturas e pela ocorrência de neve.

  • A fauna e a flora andinas são caracterizadas pela presença de espécies altamente adaptadas ao clima frio e ao ar rarefeito, como as alpacas e as lhamas.

  • A Cordilheira dos Andes possui grande importância no equilíbrio ambiental regional e no desenvolvimento econômico local.

  • O turismo é muito importante para a economia andina. Um dos principais pontos turísticos mundiais, Machu Picchu, está localizado na Cordilheira dos Andes.

Características da Cordilheira dos Andes

  • Localização da Cordilheira dos Andes

Está situada ao longo da porção oeste da América do Sul, estendendo-se no sentido latitudinal ao longo de sete países sul-americanos, cortados por formações montanhosas de diversas altitudes.

→ Países em que fica a Cordilheira dos Andes

  • Clima da Cordilheira dos Andes

O clima dos Andes é tipicamente frio de montanha. As altas altitudes registradas nessa formação montanhosa geram condições climáticas adversas, marcadas por um tipo climático bastante frio ao longo de todo o ano, com forte influência das correntes de ar e da umidade atmosférica.

A variação das temperaturas locais ocorre, em especial, devido ao papel da altitude, sendo que, nos pontos mais elevados, há recorrente precipitação de neve e registro de médias termais negativas. Por sua vez, as chuvas registradas nessa região montanhosa são pontuais e concentradas, sendo que, nas zonas mais altas, predomina a ocorrência de nevascas ao longo do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Fauna da Cordilheira dos Andes

A fauna dos Andes é tipicamente formada por animais com características de adaptação às condições climáticas rigorosas dessa região, como o clima frio e o ar rarefeito. São animais típicos da região andina a lhama, a alpaca e a vicunha. As montanhas andinas também são habitadas por diversos tipos de aves, como o condor, que conseguem emigrar durante os períodos mais frios do ano.

Lhamas
As lhamas são animais típicos dos Andes.
  • Flora da Cordilheira dos Andes

A flora dos Andes é tipicamente rasteira, formada por espécies de gramíneas e arbustos, altamente resistentes ao clima frio e seco da região. Uma espécie local de gramínea é o ichu, que possui raízes profundas para ter facilidade de acesso às reservas de água subterrânea. Destaca-se a heterogeneidade biogeográfica da região andina, desde áreas com espécies de zonas desérticas até porções totalmente descobertas de vegetação.

Leia também: Planaltos — formação de relevo presente em áreas com elevadas altitudes

Importância da Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes possui grande importância ambiental, econômica e cultural para os povos andinos. Essa região, de habitação muito antiga, possui populações tradicionais, como os quéchuas, que vivem de atividades de subsistência e possuem grande devoção pelos recursos naturais oferecidos pelas montanhas. Assim, a Cordilheira dos Andes detém grande significado cultural para as populações nativas locais, estando presente em diversas lendas históricas e celebrações religiosas da região.

Em termos ambientais, o Andes destaca-se como uma importante reserva de água, especialmente por meio de geleiras, que abastecem diferentes cidades da região assim como oferecem recursos hídricos para as atividades agropecuárias locais.

Ademais, essa cadeia montanhosa é fundamental para a manutenção do clima regional da América do Sul, influenciando na circulação do ar e na formação de chuvas. Porém, mediante as recentes mudanças climáticas ocasionadas pela ação antrópica, a Cordilheira dos Andes vem sofrendo um processo de descongelamento de suas geleiras e de alargamento dos períodos de seca severa.

Em relação à importância econômica dos Andes, ressalta-se a utilização da região para atividades produtivas diversas, como agricultura e mineração, além da prática de atividades tradicionais, como a extração de lã de animais nativos locais, como as alpacas. Os Andes também têm grande importância no turismo dos países sul-americanos.

  • Turismo na da Cordilheira dos Andes

O turismo é considerado na atualidade uma das principais atividades econômicas presentes na Cordilheira dos Andes. A região promoveu, nos últimos anos, uma abertura aos visitantes, especialmente estrangeiros, por meio da construção de infraestruturas básicas, como aeroportos e rodoviais, além do investimento de capital privado, especialmente em hotéis.

As paisagens dos Andes são um importante atrativo turístico da América do Sul. As montanhas locais, assim como formações naturais como desertos e salares, além da presença de sítios arqueológicos e cidades históricas, atraem turistas de todo o mundo. A região também se destaca no turismo de aventura, por meio da presença de diversas estações de esqui, e no enoturismo, já que detém nos seus arredores grandes produtores de vinho.

São pontos de grande interesse turístico localizados ao longo da região andina:

  • Deserto do Atacama;

  • Salar de Uyuni;

  • Machu Picchu;

  • Patagônia.

Machu Picchu
A cidadela de Machu Picchu é o principal ponto turístico da América Andina.

Curiosidades sobre a Cordilheira dos Andes

  • A Cordilheira dos Andes foi formada por meio do embate entre os movimentos tectônicos da Placa de Nazca e da Placa Sul-Americana.

  • A formação geológica da Cordilheira dos Andes data do período terciário, sendo assim classificada como um dobramento moderno.

  • A Cordilheira dos Andes faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, a região global com maior incidência de vulcões e terremotos.

  • O ponto mais alto da Cordilheira dos Andes é o Aconcágua, localizado na Argentina, tendo cerca de 6960 metros de altitude.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América Andina
Os países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes.
Aspectos Físicos do Continente Americano
Características físicas e naturais das três porções que compõem o continente americano.
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Estruturas Geológicas
Conheça as estruturas geológicas da Terra, classificação que nos permite compreender melhor a formação do relevo terrestre.
Montanhas
Saiba mais sobre o tipo de relevo conhecido como montanha. O texto a seguir apresentará a definição de montanha, além de suas características estruturais, processos de formação, as principais montanhas do mundo e onde se localizam. Descubra também se há ou não a presença de montanhas em território brasileiro.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.