Marrocos

O Marrocos é um país do extremo norte africano e uma das nações mais desenvolvidas da África. É conhecido por suas paisagens desérticas e por seus mercados árabes.
Bandeira do Marrocos.

O Marrocos é um país localizado no extremo norte do continente africano. O território marroquino, habitado por árabes e berberes, foi amplamente colonizado por potências europeias. Atualmente, o país registra forte desenvolvimento econômico, além de ser um dos principais polos turísticos africanos.

O Marrocos possui uma geografia caracterizada principalmente pelo relevo montanhoso e pelo clima desértico. A economia local tem como base o setor primário e a atividade turística. A cultura marroquina é um dos principais exemplares da influência árabe e berbere no mundo.

Leia também: Tunísia — outro país localizado no norte da África

Resumo sobre o Marrocos

  • A formação do Marrocos originou-se em tempos antigos por meio da união de pequenas tribos, principalmente de berberes.

  • O país foi invadido por diversas potências estrangeiras, sendo que a sua independência da França ocorreu de maneira formal no ano de 1956.

  • A geografia do Marrocos é fortemente influenciada pelo deserto do Saara, principal formação natural marroquina e norte-africana.

  • O Marrocos possui cerca de 40 milhões de habitantes e tem uma densidade demográfica média de 70 habitantes.

  • A base econômica local é o setor primário, com destaque para a produção de bens agropecuários, como algodão, e recursos minerais diversos, como o fosfato.

  • O Marrocos é um dos mais importantes destinos turísticos da África em razão das suas cidades históricas e suas paisagens desérticas.

  • Os mercados árabes, que vendem diversos produtos têxteis e especiarias, são típicos da cultural local marroquina.

  • A universidade mais antiga do mundo em funcionamento, a Universidade Al Quaraouyine, está localizada no Marrocos.

Dados gerais do Marrocos

  • Nome oficial: Reino de Marrocos

  • Gentílico: marroquino

  • Extensão territorial: 446.550 quilômetros quadrados

  • Localização: Norte da África

  • Capital: Rabat

  • Clima: desértico e mediterrânico

  • Governo: monarquia constitucional

  • Idioma: árabe e berbere

  • Religiões:

    • 99% (islamismo);

    • 1% (outras).

  • População: 37.340.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 73 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,683 (médio)

  • Moeda: Dirrã marroquino

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 132,7 bilhões

  • PIB per capita: US$ 3496

  • Gini: 35,7%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Liga Árabe.

  • Divisão administrativa: 16 regiões, sendo elas:

Chaouia-Ouardigha

Mequinez-Tafilete

Doukkala-Abda

Oriental

El Aiune–Bojador–Saguia el Hamra

Oued Ed-Dahab-Lagouira

Fez-Boulemane

Rabat-Salé-Zemmour-Zaer

Gharb-Chrarda-Beni Hssen

Souss-Massa-Drâa

Grande Casablanca

Tédula-Azilal

Guelmim-Es Semara

Tânger-Tetuão

Marraquexe-Tensift-Al Haouz

Taza-Al Hoceima-Taounate

História do Marrocos

A formação do Marrocos originou-se em tempos antigos por meio da união de pequenas tribos de berberes, que são populações nativas do norte africano, tradicionalmente nômades. Essas tribos, por meio da disputa entre diversos clãs, constituíram a formação nacional marroquina, que resistiu ao ataque dos romanos, por exemplo.

No entanto, ao longo da história, o território marroquino foi constantemente invadido, com destaque para portugueses, espanhóis e franceses. Em relação aos seus últimos colonizadores, o Marrocos obteve independência em relação à França somente em 1956. Após esse período, o país vivenciou grandes distúrbios políticos e a reestruturação da sua monarquia.

Atualmente, o Marrocos é um país com relações estreitas com seus vizinhos europeus bem como é um dos principais polos do desenvolvimento africano. Contudo, o país mantém focos de tensão ativos especialmente com seus vizinhos africanos de Saara Ocidental e Argélia.

Etimologia do Marrocos

O nome do Marrocos é uma referência à cidade de Marraquexe, um dos principais polos de desenvolvimento cultural e turístico marroquino, além de deter grande importância econômica em nível nacional. Por sua vez, o nome dessa cidade, Marraquexe, tem como significado “terra de Deus”, logo, reflete todo o poder da religião no cotidiano da população do país.

Geografia do Marrocos

O Marrocos é um país localizado no extremo norte da África, em uma região geográfica conhecida como Magrebe, situada na borda norte-noroeste africana.

A geografia do país é fortemente influenciada pelo deserto do Saara, principal formação natural marroquina e norte-africana, que encobre boa parte do território nacional. A maior parte do clima e da vegetação marroquinos é do tipo desértico. A exceção é o litoral do país, banhado pelo mar Mediterrâneo e que tem clima e vegetação tipicamente mediterrânicos.

As fontes de água do país são predominantes nas regiões de clima mais ameno, além da pontual formação de oásis ao longo do deserto. O Marrocos possui ainda um relevo muito montanhoso, com grande formação de cadeias, como o Rife e o Atlas, além de diversas formações desérticas de dunas.

Mapa do Marrocos

Demografia do Marrocos

O Marrocos é um país relativamente populoso, com cerca de 40 milhões de habitantes. Ainda, é um país povoado especialmente no litoral, com uma densidade demográfica média de 70 habitantes. As principais cidades em população do Marrocos são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.

Os indicadores sociais do país são classificados como satisfatórios, o que faz com que a população marroquina desfrute de um padrão de vida considerado elevado quando comparado aos demais países africanos. Na demografia marroquina, destacam-se a elevada fecundidade e o aumento da longevidade. O fenômeno da emigração é constante no país, especialmente em direção ao território europeu.

Economia do Marrocos

O Marrocos é uma das principais economias do continente africano. A base econômica local é o setor primário, com destaque para a produção de bens agropecuários, como algodão, e recursos minerais diversos, como o fosfato. O país é um importante parceiro comercial na exportação de matérias-primas para o continente europeu. No Marrocos são produzidos ainda diferentes bens alimentícios, como frutas, grãos e carnes.

Já o setor secundário do país está concentrado no beneficiamento de bens naturais, especialmente em indústrias de alimentos, bebidas, construção civil, couro e adubos. A área industrial marroquina vem apresentando certa expansão nos últimos anos, puxada pelo processo de desenvolvimento do país.

Por sua vez, o setor terciário é caracterizado principalmente pelo comércio, como os grandes mercados tradicionais do país, além da realização de eventos e do turismo. O Marrocos é um dos mais importantes destinos turísticos da África em razão das suas cidades históricas e das suas paisagens desérticas.

Os mercados são importantes para a economia e para a cultura do Marrocos.

Infraestrutura do Marrocos

A infraestrutura do Marrocos vem modernizando-se ao longo dos últimos anos, com destaque para investimentos públicos e privados, em áreas como transporte e energia. O país detém uma grande rede de rodovias bem como portos importantes que auxiliam na exportação da produção primária local.

Há ainda o destaque para a promoção de novas fontes de energia, como a solar, que vem transformando a matriz energética local. A infraestrutura marroquina também atende a população local por meio de uma extensa rede de serviços públicos na área de saúde e educação e também pela oferta de estruturas de comunicação e saneamento.

Governo do Marrocos

O Marrocos é uma monarquia, portanto, a principal figura representativa do país é o rei. Há ainda a atuação de uma Câmara de Representantes, cujos membros são escolhidos por meio do voto da população e auxiliam no governo do país, que possui um sistema político bastante fechado.

Mesmo assim o Marrocos é considerado um dos países islâmicos mais estáveis politicamente, além do que, conta com certa liberdade em termos de direitos individuais para a sua população.

Cultura do Marrocos

O Marrocos é um dos principais países representantes da cultura árabe e berbere no mundo. A influência da religião islâmica é muito forte no cotidiano da população, como nas vestimentas e nas orações diárias, e ainda está ligada às práticas artísticas locais, como a música e a dança.

Os mercados árabes, que vendem diversos produtos têxteis e especiarias, são típicos da cultural local. A dança do ventre, o consumo de chá e o apreço pelo futebol também são aspectos típicos do país.

No Marrocos também há diversos sítios arqueológicos e centros culturais, que contam a história do povo nômade local, que habitou o território do país ao longo dos séculos.

Veja também: Egito — o país africano que foi berço de uma das civilizações antigas mais desenvolvidas do planeta

Curiosidades do Marrocos

  • A Universidade Al Quaraouyine, situada na cidade de Fez, é considerada a mais antiga em funcionamento do mundo.

  • A mistura de chá verde com chá de hortelã é a bebida mais consumida pela população marroquina.

  • A Mesquita Hassan II, localizada na cidade de Casablanca, é a maior mesquita coberta do mundo.

  • As especiarias, como o açafrão e a pimenta, são amplamente utilizadas na produção da comida marroquina.

  • O ato de pechinchar faz parte da cultura marroquina, especialmente nos tradicionais mercados do país, que vendem diversos produtos. 

Publicado por Mateus Campos
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos