Diferença entre mar e oceano

As diferenças entre o mar e o oceano não são muitas, mas existem. São relacionadas à profundidade e à extensão de cada um. Portanto, não são sinônimos.
Apesar de serem grandes extensões de água salgada, mar e oceano não são sinônimos.

Muitos acreditam que oceano e mar são sinônimos, mas você sabia que há diferenças entre essas porções d'água? Suas definições são bastante parecidas, portanto, é compreensível que muitas pessoas utilizem os termos para designar a mesma ideia. As diferenças não são grandes, mas existem. Quer saber quais são?

Diferença entre mar e oceano

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas. As águas dos oceanos e mares correspondem a cerca de 70% da área do planeta.

Leia mais: A distribuição de água no mundo

As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.

O que é oceano?

Oceanos são massas de água salgada que cobrem quase três quartos da superfície da Terra. As terras emersas delimitam os oceanos, portanto, são desobstruídos pelos continentes. Sua profundidade é tão grande que o homem ainda não conseguiu alcançar as partes mais profundas dos oceanos. Existem cinco oceanos:


Algumas classificações consideram que há, no planeta, cinco oceanos.

  1. Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania.

  2. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África.

  3. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.

  4. Oceano Glacial Ártico: corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Ártico. Alguns estudiosos não o consideram como oceano, alegando que é pouco profundo e não é muito extenso.

  5. Oceano Glacial Antártico: corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Antártico. Contudo, a classificação desse como oceano é questionada, visto que muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos não reconhecem sua existência, sendo, assim, considerada uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Saiba também: Como os oceanos influenciam o clima?

O que é mar?

Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra. As características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das dos oceanos.


Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano.

São exemplos de mares:

  1. Mar Mediterrâneo

  2. Mar Cáspio

  3. Mar Vermelho

  4. Mar da China Oriental

  5. Mar do Caribe

Leia mais: Por que o Mar Morto recebe esse nome?

Os mares podem ser classificados em:

  • Mar aberto: possui ligação direta com o oceano, limitada apenas por uma porção de terra. Exemplo: Mar do Norte

  • Mar interior: possui ligação restrita com o oceano, ligando-se a ele por meio de estreitos. Exemplo: Mar Vermelho

  • Mar fechado: não possui ligação com o oceano, sendo portanto restrito e delimitado por porção de terra. Exemplo: Mar Cáspio

Publicado por Rafaela Sousa
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos