Países que falam português

Países que falam português são as nações cujo idioma oficial adotado é o português. É possível encontrar essa língua em diversos continentes.
Há países em todos os continentes que falam português.

Países que falam português são as nações que adotam oficialmente o português como idioma. O português também conhecido como língua românica ou língua neolatina é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes.

A língua tem sua origem relacionada ao galego-português falado na Idade Média inicialmente na Galiza (Comunidade Autônoma Espanhola) e em Portugal e difundida para outras partes do mundo com as conquistas territoriais nos continentes: africano, americano e asiático. O idioma é uma das línguas oficiais da chamada União Europeia, do Mercosul, União Africana, União das Nações Sul-Americanas, entre outros.

Leia também: Dialetos e registros no português brasileiro

Países que falam português

Ao todo são nove países que têm como idioma oficial o português, segundo a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. A língua é também falada por uma parte da população em outros territórios, como em Macau, na China; Damão e Diu (território da União da Índia); Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, da Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e nas Ilhas ABC, no Caribe. Em alguns países da América do Sul, como Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana, há comunidades que falam o português, contudo não é idioma oficial.

País

Continente

População

Angola

África

29.310.273 habitantes

Brasil

América

208.494.900 habitantes

Cabo Verde

África

560.999 habitantes

Guiné-Bissau

África

1.792.338 habitantes

Guiné-Equatorial

África

1.221.490 habitantes

Moçambique

África

27.909.798 habitantes

Portugal

Europa

10.374.822 habitantes

São Tomé e Príncipe

África

204.454 habitantes

Timor-Leste

Ásia

1.291.358 habitantes

Angola


A Angola é um país localizado no continente africano. O território angolano sofreu influência dos portugueses desde o século XV, tendo sido uma de suas colônias. A independência de Portugal deu-se em 1975. O português é o idioma oficial do país, mas há também outras línguas que possuem estatuto de língua nacional, como o quimbundo, segunda língua étnica mais falada.

Brasil


O Brasil é um país do continente americano especificamente localizado no subcontinente América do Sul. É o maior país em extensão territorial desse subcontinente e o único país da América em que o português é a língua oficial.

O território brasileiro começou a ser explorado pelos portugueses em 1500 e tornou-se independente de Portugal em 1822. O português é falado por quase toda a população e foi influenciado por línguas nativas e outras línguas do continente europeu. Segundo o IBGE, há no Brasil cerca de 305 etnias que falam aproximadamente 274 línguas diferentes, sendo essas línguas nativas.

Veja mais: Colonização do Brasil

→ Cabo Verde


Cabo Verde é um país localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico próximo à costa africana. O território foi inicialmente explorado pelos portugueses que o colonizaram, tornando-se independente de Portugal em 1975. O idioma oficial do país é o português, mas no país é falado também outras línguas, como o crioulo cabo-verdiano, francês e inglês.

Guiné-Bissau


Guiné-Bissau é um país localizado no continente africano. O território esteve sob domínio português, sendo, então, referido como Guiné Portuguesa. O país tornou-se independente em 1973, quando houve alteração de seu nome que adotou o nome da sua capital para evitar confusões com a Guiné, outro país da África. O português é a língua oficial do país, falado por cerca de 27,1% da população. A outra parte da população fala kriol, uma língua nativa.

Guiné Equatorial


Guiné-Equatorial é um país da África. Os portugueses colonizaram e exploraram o território do país em 1471, permanecendo nas mãos dos portugueses até meados de 1778, sendo cedido à Espanha. O português é uma das línguas oficiais, juntamente ao espanhol e o francês. O país entrou para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa em 2014.

→ Moçambique


Moçambique é um país localizado no continente africano. No ano de 1498, o território foi reconhecido por Vasco da Gama e anexado ao Império Português em 1505. A independência de Moçambique deu-se em 1975. A língua oficial é o português, contudo outras línguas nativas também são faladas no país, como o macua, tsonga e sena.

→ Portugal


Portugal é um país localizado no continente europeu cujo território foi ocupado por povos, como os celtas, galaicos e lusitanos. O país foi responsável pela colonização de diversos territórios, inclusive do Brasil. A língua oficial é o português, adotado em 1290. É falado também em Portugal o mirandês.

São Tomé e Príncipe


São Tomé e Príncipe é um país localizado na África. O país constitui uma ilha e foi descoberta pelos portugueses em 1470, tornando-se colônia de Portugal ao longo do século XVI. A independência de São Tomé e Príncipe ocorreu em 1975. A língua oficial no país é o português e cerca de 98% da população falam a língua. Há no país falantes de outras línguas, como o forro, o crioulo cabo-verdiano e o angolar.

Timor-Leste


O Timor-Leste é um país do continente asiático colonizado pelos portugueses em meados do século XVI, sendo conhecido até então como Timor Português. O país tornou-se independente em 1975. O português é uma das línguas oficiais do país juntamente com o tétum. Além dessas duas línguas, são faladas outras 31 línguas no país como o baiqueno, fataluco, idalaca, mambai, entre outras.

Publicado por Rafaela Sousa
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.