Planetas gasosos do Sistema Solar

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema.
Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar

Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis. Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São os mais afastados do Sol.

  • Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes maior do que a de todos os outros planetas juntos. É o que mais possui satélites naturais (luas). Até então foram descobertas mais de setenta. As maiores luas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

  • Saturno: É um gigante gasoso com uma densidade tão reduzida que poderia flutuar. Possui visíveis anéis brilhantes de várias cores. Acredita-se que foram formados a partir de fragmentos de luas e asteroides e que são de gelo, poeira e material rochoso.

  • Urano: Possui cor azul-esverdeada, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e é muito escuro e gelado. Sua cor deve-se, possivelmente, à presença de metano na atmosfera, que é formada em grande parte pelos gases hidrogênio e hélio. A rotação em torno de seu próprio eixo, extremamente inclinado, demora cerca 17 horas. A translação, 84 anos. Pesquisadores acreditam que seu núcleo é rochoso e possui gelo. A temperatura média é de 216 graus abaixo de zero.

  • Netuno: Recebe o nome do deus dos mares em razão de sua cor: um azul intenso e brilhante que se assemelha com a cor do mar e que deriva do metano presente na atmosfera. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra e é o maior dos planetas gasosos. Como todos os astros compostos por gases, não apresenta uma superfície sólida. O núcleo é possivelmente rochoso e gelado. O planeta completa uma órbita em 165 anos terrestres, possui 6 anéis e 13 luas.

À medida que evoluem as técnicas, equipamentos e tecnologias ligados à Astronomia, tem sido possível, gradualmente, conhecer melhor esses planetas. Netuno, por exemplo, foi descoberto por cálculos matemáticos, antes mesmo de ser possível visualizá-lo. A maior distância desses planetas em relação à Terra dificulta o estudo, mas a evolução contínua e gradual dos mecanismos de estudo possivelmente permitirá saber mais sobre esses gigantes gasosos.

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

Corpos celestes
Você sabe o que são os corpos celestes? Clique aqui, descubra o que são e conheça os principais corpos celestes que estão no espaço sideral.
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
Planeta Júpiter
Sabia que Júpiter tem anéis? De onde veio o nome Júpiter? Clique aqui e conheça essas e outras curiosidades sobre o maior planeta do Sistema Solar.
Planeta Saturno
Conheça o planeta Saturno e veja algumas das principais características de um dos mais curiosos planetas do sistema solar!
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Planeta Urano
Conheça as principais características de Urano. Veja algumas curiosidades sobre esse planeta gasoso e saiba mais sobre os seus anéis e satélites naturais.
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
Surgimento da Terra e Sistema Solar
Surgimento da Terra e Sistema Solar, Como surgiu a Terra e Sistema Solar, A partir de quais elementos surgiu a Terra e Sistema Solar, O que o sol contribui para a formação da Terra e Sistema Solar.
Via Láctea
Clique e saiba mais sobre a Via Láctea, galáxia que abriga o nosso Sistema Solar.
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?