Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planeta Saturno

Planeta Saturno

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam. Trata-se do segundo maior planeta desse sistema, atrás apenas de Júpiter, apresentando um diâmetro de 120 536 km, que é cerca de nove vezes maior que o diâmetro equatorial terrestre.

O movimento de rotação do planeta Saturno é bastante acelerado, o que reverbera no achatamento de seus polos. No total, o planeta leva cerca de 10 horas e 39 minutos para completar uma volta em torno de si mesmo, enquanto o seu movimento de translação leva cerca de 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres para completar-se.

Os anéis de Saturno são formados por vários pequenos anéis separados entre si por algumas fendas, sendo a mais notável delas a Divisão de Cassini, que separa os anéis A e B. A origem desses anéis ainda não foi totalmente provada, havendo várias teorias. É bem possível que eles sejam originários de partículas de luas do planeta que foram atingidas por asteroides e destruídas. A composição desses anéis também não é totalmente conhecida, mas são predominantemente formados por partículas de rochas e gelo.

Saturno, como sabemos, é um planeta gasoso, sendo basicamente composto de hidrogênio. Ele possui a peculiaridade de ser menos denso do que a água, ou seja, se fosse possível “mergulhá-lo” em uma bacia d'água, ele flutuaria! Na superfície do planeta, os ventos movem-se muito rapidamente e podem alcançar incríveis 1800 km/h, o que seria quatro vezes mais rápido do que a maioria dos furacões aqui da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A atmosfera de Saturno também é predominantemente composta por hidrogênio (97%), além de gás hélio (3%) e gás metano (0,05%). Além disso, existem nuvens formadas provavelmente por amônia congelada, o que dá um tom branco para a aparência atmosférica, isso sem falar em algumas outras nuvens de outras colorações, cujas composições ainda não são totalmente conhecidas.

O planeta Saturno possui um grande número de satélites naturais, sendo que, até o momento, já foram confirmados sessenta luas, incluindo Titã, que é o segundo maior satélite do sistema solar.

Todas as observações realizadas sobre o planeta saturno foram executadas pelas sondas Pionner XI e Voyager I e II, de forma que toda e qualquer informação específica sobre esse planeta só começou a ser levantada a partir do final da década de 1970. Antes disso, tudo era muito misterioso, o que levava à difusão de várias dúvidas sobre como seria formado esse curioso planeta do sistema solar.

O principal aspecto que se nota em Saturno é a formação dos anéis que o circundam
O principal aspecto que se nota em Saturno é a formação dos anéis que o circundam
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
Os oceanos possuem uma importante carga climática
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Planeta Júpiter
Clique aqui e conheça as características de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
Planeta Mercúrio
Saiba mais sobre o planeta Mercúrio e as suas principais peculiaridades e informações!
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
A aparência do planeta Urano.
Planeta Urano
Planeta Urano, Onde está situado no sistema solar o planeta Urano, As características físicas do planeta Urano, O descobrimento do planeta Urano, A composição interna do planeta Urano, A composição da atmosfera do planeta Urano.
Imagem do planeta Vênus.
Planeta Vênus
Clique para conhecer as principais características do planeta Vênus!
Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar
Planetas gasosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, as principais características de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Segunda Lei de Kepler
Acesse o texto e saiba mais com nossa introdução sobre a segunda lei de Kepler. Reforce seu aprendizado com um resumo do tema e exercícios resolvidos.
O nosso Sistema Solar
Sistema Solar
Conheça as características principais do nosso Sistema Solar, incluindo os planetas e demais corpos celestes que o compõem.