Planeta Saturno

O planeta Saturno é um dos gigantes gasosos do Sistema Solar. Ele é o sexto planeta a partir do Sol, sendo formado predominantemente por hélio e hidrogênio. Em seu interior existe um núcleo bastante denso e sólido formado por ferro e níquel e que se mantém em temperaturas altíssimas. O núcleo contrasta com a superfície de Saturno, onde a temperatura média é de -138 ºC.
Saturno chama a atenção pelos anéis que exibe ao seu redor, os quais são formados por gelo, poeira e fragmentos de rocha. Além disso, o planeta tem 146 luas, segundo a Nasa, sendo a maior delas Titã.
Leia também: Mercúrio — tudo sobre o planeta mais próximo do Sol
Resumo sobre planeta Saturno
- Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, tendo 116,4 mil km de diâmetro.
- É um planeta gasoso que ocupa a sexta órbita a partir do Sol, situando-se a uma distância de aproximadamente 1,4 bilhão de quilômetros da estrela.
- Tem aproximadamente nove vezes o tamanho da Terra.
- Não tem superfície sólida, ao invés disso, é formado por gases como hélio e hidrogênio.
- O núcleo de Saturno é denso e sólido, sendo composto por ferro e níquel. Nele, as temperaturas atingem 11.700 ºC.
- A temperatura média superficial de Saturno é de -138 ºC.
- O planeta tem atmosfera formada por hélio e hidrogênio, com a presença ínfima de outros gases. Nela se observa a formação de nuvens e correntes fortes de vento.
- Saturno tem, atualmente, 146 luas conhecidas. A maior delas é Titã.
- O planeta chama a atenção pelo seu sistema de anéis, imensos discos de poeira, gelo e detritos de rocha que o orbitam. No total, são sete conjuntos de anéis (A a G).
- Assim como a maioria dos planetas do Sistema Solar, Saturno recebe o nome de um deus da mitologia romana: o deus da agricultura.
Dados gerais do planeta Saturno
- Diâmetro equatorial: 116.464 km.
- Área de superfície: 42.612.133.285 km².
- Massa: 5,68 x 1026 kg.
- Densidade: 687 kg/m³.
- Gravidade: 11,19 m/s².
- Distância da Terra: 1.200.000.000 km.
- Distância do Sol: 1.400.000.000 km.
- Satélite natural: 146 luas (dados atualizados pela Nasa em 2023).
- Período de rotação: 10,7 horas.
- Período de translação: 29,4 anos terrestres.
- Temperatura: -138 ºC (média).
- Composição atmosférica: hidrogênio e hélio (predominantes), com menores quantidades de metano, amônia, nitrogênio e oxigênio.
Características do planeta Saturno
Saturno é um dos planetas gasosos do Sistema Solar. Ocupa a sexta órbita a partir do Sol, estando situado a 1,4 bilhão de km da estrela. Trata-se do segundo maior entre todos os planetas que fazem parte desse conjunto, ficando atrás somente de outro gigante gasoso, Júpiter. Sendo um planeta gasoso, uma das principais características de Saturno é a ausência de superfície sólida. A maior parte de sua estrutura é composta por um conjunto de gases (hidrogênio (H) e hélio (He) predominantemente) que realizam movimento espiral constante.
Os gases que constituem a superfície de Saturno acabam se confundindo com aqueles da sua atmosfera, que possui a mesma composição. Além do hélio e do hidrogênio, observa-se a presença de gases como metano (CH4), amônia (NH3), nitrogênio (N) e oxigênio (O).
Ventos intensos com velocidade entre 110 e 500 km/h são registrados constantemente na atmosfera desse planeta, assim como tempestades e nuvens que aparecem como listras por causa das fortes correntes de ar. Esses aspectos, em conjunto com a composição gasosa, conferem a Saturno a coloração marrom amarelada ou, por vezes, acinzentada que observamos em imagens.
A estrutura de Saturno, entretanto, não é formada unicamente por gases. O planeta possui um núcleo sólido bastante denso constituído por metais, como o ferro e o níquel. O entorno desse núcleo tem estruturas rochosas e liquefeitas, o que é resultante da imensa pressão e da temperatura, que aumenta à medida que se adentra na estrutura de Saturno. A temperatura média desse planeta, encontrada na superfície, é muito baixa: -138 ºC, o que se deve à enorme distância do Sol. O núcleo de Saturno, no entanto, tem temperaturas de até 11.700 ºC.
Saturno é um planeta conhecido pelo aparente sistema de anéis que o orbita, o qual abordaremos adiante. Os anéis de Saturno são formados por fragmentos de rocha, gelo e poeira oriundos de corpos celestes maiores que se fragmentaram ao se aproximarem de Saturno. Além dos anéis, tem um amplo conjunto de satélites naturais (luas), que, de acordo com a Nasa, chegaram ao número de 146 recentemente.
Veja também: Lua — como se formou o único satélite natural da Terra?
Luas de Saturno

As luas de Saturno são os satélites naturais desse planeta. Até o ano de 2018, eram mapeadas 82 luas, das quais 53 eram conhecidas. Uma atualização da Nasa feita no ano de 2023 elevou esse número para um total de 146 luas que orbitam Saturno. Diferentemente dos detritos e rochas que formam os anéis, as luas de Saturno são corpos que conseguiram limpar uma ampla área ao seu redor, e orbitam o planeta de maneira regular. Conheça, a seguir, as sete maiores luas de Saturno:
- Titã: maior lua de Saturno, com diâmetro de 5149 km. Possui estrutura rochosa formada por metano, etano e gelo, com atmosfera composta por nitrogênio e metano.
- Reia: possui diâmetro de 1528 km. Apresenta estrutura rochosa formada por alta proporção de gelo, e contém oxigênio em sua atmosfera.
- Jápeto: possui diâmetro de 1469 km, e tem estrutura formada essencialmente por gelo e uma pequena parcela de rocha.
- Dione: possui diâmetro de 1123 km. Sua estrutura é formada por gelo e por um núcleo composto por materiais silicatados, além de uma fina atmosfera (ou exosfera).
- Tétis: possui diâmetro de 1026 km. A água congelada é o elemento predominante nessa lua, e sua superfície possui muitas crateras e falhas geológicas.
- Encélado: possui diâmetro de 500 km. Por ter uma superfície formada essencialmente por gelo, é um dos corpos celestes mais reflexivos do Sistema Solar.
- Mimas: possui diâmetro de 396,4 km. Assim como as demais luas de Saturno, apresenta água congelada em sua composição e uma pequena parcela de rocha.
Anéis de Saturno

Os anéis de Saturno são um conjunto de poeira, fragmentos de rocha, gelo e outros detritos derivados de corpos celestes (como asteroides e cometas) que foram capturados pelo campo gravitacional do planeta e se partiram em pedaços menores. Ainda que sejam pedaços considerados pequenos, a Nasa pontua que alguns dos componentes dos anéis de Saturno são tão grandes quanto as montanhas que temos na superfície terrestre.
São sete sistemas de anéis em torno de Saturno, os quais se distanciam até 175.000.000 km da superfície do planeta. Eles são nomeados em ordem alfabética, sendo A o mais distante de Saturno e G o mais próximo. Os sistemas A, B e C são os que apresentam brilho mais intenso e, por isso, são mais visíveis. Os grupos mais próximos de Saturno têm brilho mais fraco e, além disso, foram aqueles descobertos mais recentemente, considerando a história de observação desse planeta.
Os sistemas de anéis de Saturno se encontram próximos uns dos outros, com praticamente nenhuma lacuna entre eles. Há somente um intervalo entre os sistemas A e B, que consiste em um espaço de 4700 quilômetros, denominado Divisão de Cassini.
Planeta Saturno na mitologia

Como quase todos os planetas do Sistema Solar, com exceção da Terra, Saturno leva o nome de um deus da mitologia romana. Na mitologia grega, Saturno era conhecido como Cronus. Filho de Júpiter, Saturno era considerado o deus da agricultura, da colheita e do tempo. Por conta disso, ele tinha grande importância na sociedade romana, sendo celebrado por meio de uma festa conhecida como Saturnália.
A Saturnália tinha lugar a partir de 17 de dezembro e se estendia até o dia 25 de dezembro, festejando a chegada do solstício de inverno como uma forma de agradar a esse deus para que ele pudesse continuar provendo o alimento.
Saiba mais: Júpiter — o maior planeta do Sistema Solar
Curiosidades sobre o planeta Saturno

- Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar.
- A lua Phoebe, que tem 213 km de diâmetro e formato irregular, tem um sistema de anéis próprio que leva o mesmo nome do satélite.
- Saturno tem o segundo dia mais curto de todo o Sistema Solar: apenas 10,7 horas terrestres.
- Por causa da sua estrutura gasosa, que impede a formação de uma superfície sólida, não seria possível haver vida em Saturno.
- O planeta pode ser visto sem o auxílio de telescópios, o que fez com que ele fosse observado desde a Antiguidade por povos como os mesopotâmios.
- A Nasa lançou, em 1973, a primeira sonda espacial a se aproximar de Saturno e coletar informações fundamentais para o conhecimento desse planeta, como a descoberta de novas luas. A sonda, conhecida como Pioneer 11, se aproximou de Saturno em 1979.
- Além de ser a maior lua de Saturno, Titã foi a primeira a ser descoberta. O primeiro a identificar foi o matemático e astrônomo neerlandês Christiaan Huygens, em 1655. Ele também foi responsável pela descoberta dos anéis de Saturno.
- Estima-se que os anéis de Saturno tenham se formado há mais de 100 milhões de anos. No entanto, um estudo recente, divulgado em dezembro de 2024, sugere que eles possam ter se originado há cerca de quatro bilhões de anos. Nesse caso, os anéis teriam praticamente a mesma idade que o próprio planeta Saturno.
- A largura dos anéis de Saturno combinados é equivalente a 4,5 Terras posicionadas lado a lado.
Créditos da imagem
Fontes
BBC. O que era a Saturnália, rito romano pagão ao qual se atribui a verdadeira origem da celebração do Natal. BBC, 19 dez. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8j9mxd7pe7o.
CHOI, Charles Q. Saturn's rings could be much older than scientists first thought. Space, 16 dez. 2024. Disponível em: https://www.space.com/the-universe/saturn/saturns-rings-could-be-much-older-than-scientists-first-thought.
NASA. All About Saturn. Space Place, [s.d.]. Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/all-about-saturn/en/.
NASA. Saturn. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/saturn/.
NINE PLANETS. Saturn Facts. Nine Planets, 04 jan. 2021. Disponível em: https://nineplanets.org/saturn/.
WILLIAMS, David. Saturn Fact Sheet. NASA, [2024]. Disponível em: https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/saturnfact.html.
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


