Pontos extremos do Brasil

Pontos extremos do Brasil são as quatro extremidades que existem ao longo do território do país.
Mapa do IBGE mostrando os pontos extremos do Brasil.[1]

Os pontos extremos do Brasil são as extremidades do território nacional, ou seja, as localidades situadas nos extremos norte, sul, leste e oeste do país. O Brasil possui quatro pontos extremos:

  • nascente do rio Ailã (norte);

  • arroio Chuí (sul);

  • nascente do rio Moa (oeste);

  • ponta do Seixas (leste).

Leia também: Mapa do Brasil — a representação cartográfica do país que pode ser feita por meio de diferentes perspectivas

Resumo sobre os pontos extremos do Brasil

  • Os pontos extremos do Brasil são as quatro extremidades do território nacional, situadas nas direções cardeais norte, sul, leste e oeste.

  • A medição e a definição dos pontos extremos do Brasil são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • O Brasil possui quatro pontos extremos: nascente do rio Ailã (norte); arroio Chuí (sul); nascente do rio Moa (oeste) e ponta do Seixas (leste).

  • A definição dos pontos extremos do Brasil é importante em termos territoriais, políticos, econômicos e de defesa.

Quais são os pontos extremos do Brasil?

Os pontos extremos do Brasil são as quatro extremidades que existem no território do país, nas direções norte, sul, leste e oeste. A medição e a definição dos pontos extremos do Brasil são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os pontos extremos do Brasil são:

  • Ponto extremo norte - nascente do rio Ailã (Roraima): situada no estado de Roraima, mais precisamente no município de Uiramutã (RR), na região Norte do Brasil. Esse ponto está localizado no monte Caburaí, uma importante formação de relevo roraimense, nas proximidades da fronteira com a Guiana.

  • Ponto extremo sul - arroio Chuí (Rio Grande do Sul): fica no município também de nome Chuí (RS), na região Sul do Brasil. Esse curso de água está localizado na fronteira com o Uruguai, logo, funciona como uma fronteira natural entre os territórios brasileiro e uruguaio.

  • Ponto extremo oeste - nascente do rio Moa (Acre): nasce na serra da Contamana, feição de relevo localizada nas proximidades da fronteira entre Brasil e Peru. A nascente do rio Moa está dentro dos limites municipais de Mâncio Lima (AC), na região Norte do Brasil.

  • Ponto extremo leste - ponta do Seixas (Paraíba): extremidade mais oriental do litoral brasileiro, banhada pelas águas do oceano Atlântico. A ponta do Seixas está situada no município de João Pessoa (PB), na região Nordeste do Brasil.

Importância dos pontos extremos do Brasil

A importância da delimitação dos pontos extremos do Brasil está ligada à definição dos limites territoriais do país e, por consequência, das fronteiras propriamente ditas do território nacional. O conhecimento desses pontos possibilita a adoção de políticas estratégicas em áreas como economia e defesa, e também permite o desenvolvimento turístico dessas regiões.

Veja também: Quais são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais?

Exercícios resolvidos sobre os pontos extremos do Brasil

Questão 1

Os pontos extremos do Brasil são localidades que indicam as extremidades do território do país. Essas localidades, conforme as suas direções cardeais, estão situadas em quatro estados brasileiros, com exceção de

A) Acre.

B) Amapá.

C) Paraíba.

D) Roraima.

E) Rio Grande do Sul.

Resolução:

Alternativa B

O estado do Amapá, mais precisamente a cidade de Oiapoque, é comumente apontada como o extremo norte do Brasil; porém o ponto extremo norte do Brasil corresponde à nascente do rio Ailã, situada no estado de Roraima.

Questão 2

A ponta do Seixas é o extremo leste do território brasileiro, logo, é o único ponto extremo do Brasil banhado pelo mar. Nesse contexto, considerando a localização geográfica desse ponto, o oceano que banha a ponta do Seixas é o

A) Índico.

B) Pacífico.

C) Atlântico.

D) Glacial Ártico.

E) Glacial Antártico.

Resolução:

Alternativa C

A ponta do Seixas, situada no litoral da Paraíba, mais precisamente em sua capital, João Pessoa, é banhada pelo oceano Atlântico. Esse é o único oceano que banha todo o litoral brasileiro.

Crédito de imagem

[1]Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (reprodução)

Fontes

IBGE. Divisão político-administrativa e regional. IBGE, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18310-divisao-politico-administrativa-e-regional.html.

IBGE. Pontos extremos e fronteiras. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/mapa_pontos-extremosfronteiras.pdf.

IBGE. Qual é o extremo Norte do Brasil? - IBGE Explica. IBGE, 8 abr. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EyPzFjoIJGg.

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos