Whatsapp icon Whatsapp

Domínios naturais do Brasil

Mapa dos domínios naturais do Brasil
Mapa dos domínios naturais do Brasil
O território brasileiro pode ser regionalizado a partir dos elementos naturais, denominado de Região natural, que corresponde a extensas áreas no qual há concentração de um específico elemento natural.

O Brasil, por possuir um território de extensão continental, favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, denominado pelo Geógrafo Aziz Ab’Saber de domínios morfoclimáticos, nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil.

Segundo Ab’Saber, o Brasil apresenta os seguintes domínios:

Domínio Amazônico


Apresenta-se nas regiões de floresta Amazônica, essa é composta por matas fechadas e densas, formadas por árvores de grande, médio e pequeno porte, classificado em mata de várzea, mata de terra firme e igapó. A diversidade da vegetação é proveniente do clima quente e úmido e elevados índices pluviométricos que ocorrem de forma regular durante grande parte do ano. O relevo apresentado se restringe basicamente à planície e depressões.

Domínios da Caatinga


Ocorre no oeste do Nordeste e norte de Minas Gerais, a cobertura vegetal é composta por espécies da flora resistentes à falta de água. O clima é semi-árido, possui como principal característica a longa estiagem e chuvas irregulares no decorrer do ano. As altitudes variam de 200 a 800 metros acima do nível do mar, compostos por duas unidades de relevo: depressões e planaltos.

Domínios do Cerrado


Predomina no centro-oeste do Brasil no qual encontra os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a vegetação é composta por árvores tortuosas de pequeno porte, raízes profundas, cascas e folhas grossas, apesar disso, o cerrado demonstra outras variações ou classificações denominadas de subsistemas (cerrado comum, cerradão, campo limpo, campo sujo, subsistema de matas, de veredas e ambientes alagadiços). O clima é o tropical sub-úmido com duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. O relevo desse domínio é composto por planaltos e chapadas.

Domínio dos Mares de Morros

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A paisagem é formada por relevo acidentado, ou seja, há uma grande incidência de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos, esse relevo abrange a floresta tropical (Floresta Atlântica), essa, em seu estágio natural, se apresentava desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, quanto ao clima é o tropical úmido, as chuvas são regulares e bem distribuídas no decorrer do ano.

Domínios das Araucárias


Restringe-se aos estados da Região Sul do Brasil, essa vegetação é encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. O clima predominante é o subtropical, ou seja, uma transição entre o clima tropical e o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos, apresenta as menores temperaturas do país e, em determinadas localidades, ocorre precipitação de neve.

Domínio das Pradarias


É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas, relevo relativamente plano, suavemente ondulado. O clima é o mesmo do Domínio das Araucárias.

Faixa de Transição (Pantanal)


Apresenta características variadas, desde aspecto da caatinga até a floresta amazônica, o relevo que predomina são as planícies que se alagam nos períodos chuvosos. O clima desse domínio é o tropical com um período de seca e outro chuvoso.
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A vegetação influencia nas temperaturas e no regime de chuvas
A influência da vegetação sobre o clima
Você sabia que a vegetação exerce uma direta influência sobre o clima? Clique e entenda melhor os efeitos climáticos provocados pela ação das florestas.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Aspectos fisionômicos característicos dos Mares de Morro
Domínio dos Mares de Morro
Conheça o domínio morfoclimático dos Mares de Morro, localizado ao longo do litoral brasileiro e reconhecido por abrigar a Mata Atlântica.
Os hotspots representam as áreas que mais necessitam de conservação do planeta
Hotspots mundiais
Descubra o que são os hotspots, por que esse termo foi criado e quais são os 34 hotspots mundiais, incluindo os dois brasileiros.
Ilha do Bananal, nas margens do Rio Javaés
Ilha do Bananal
Conheça a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta!
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Artesanatos feitos com a fibra do babaçu.
Mata dos cocais
Mata dos cocais, O que é mata dos cocais, Onde desenvolve a mata dos cocais, A importância social da mata dos cocais, Os principais tipos de vegetais da mata dos cocais.
A Floresta Amazônica é a principal vegetação do Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Litoral brasileiro
Zonas litorâneas do Brasil
A divisão e caracterização do litoral brasileiro.
video icon
História
Quem foi Dom Pedro I
Assista à nossa videoaula para conhecer a história de d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Império Brasileiro e o Primeiro Reinado.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.