Whatsapp icon Whatsapp

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado na década de 1930 como uma organização estatal para auxiliar no planejamento de políticas públicas.
Celular com logo do IBGE em frente a tela de computador.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma importante fundação pública. [1]

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão estatal brasileiro responsável pelo levantamento de dados do país. Esse instituto, fundado com o intuito de reunir informações geográficas e estatísticas brasileiras, possui grande importância em termos governamentais. Ele é responsável, entre outras funções, pela realização do censo demográfico. Tradicionalmente, o IBGE realiza censos em períodos decenais cíclicos, fornecendo informações socioeconômicas importantes para o país.

Leia também: Qual é a densidade demográfica do Brasil?

Resumo sobre IBGE

  • O IBGE é um órgão governamental que possui grande importância no fornecimento de dados para as instituições públicas e privadas do país.

  • Ele é um dos principais organismos responsáveis pelo levantamento de dados e estudos técnicos dentro da organização do governo brasileiro.

  • Os censos demográficos foram realizados pelo IBGE desde o ano de 1940 em períodos cíclicos de cerca de dez anos.

  • O censo de 2022, previsto oficialmente para 2020, atrasou em razão da pandemia de covid-19 e da inação do governo federal para a realização da pesquisa.

  • A participação nas pesquisas realizadas pelo IBGE é uma responsabilidade e um dever cívico de todo cidadão brasileiro.

O que é o IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão estatal brasileiro responsável por realizar levantamentos de dados quantitativos e qualitativos sobre diferentes setores da economia, da sociedade e da demografia do Brasil. Esse órgão é o responsável, entre outras funções, pela realização do censo demográfico brasileiro. O IBGE possui grande importância no fornecimento de dados para as instituições públicas e privadas do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a história do IBGE?

A história oficial do IBGE iniciou-se na data de 29 de maio de 1936, por meio da implementação do chamado Instituto Nacional de Estatística (INE). Essa instituição pública foi a antecessora histórica do IBGE, conjugando funções relacionadas às informações estatísticas e geográficas brasileiras, visto que também contava com o chamado Conselho Brasileiro de Geografia (CBG).

Em 1938, surgiu o formato atual do IBGE, sigla que designa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a sua designação como fundação pública e sua subordinação ao Ministério da Economia do Brasil ocorreu somente em 1967, sendo todas essas mudanças fruto de decretos governamentais.

Atualmente, o IBGE é um dos principais órgãos responsáveis pelo levantamento de dados e estudos técnicos dentro da organização do governo brasileiro, como, por exemplo, o censo demográfico da população do país. Ele está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A sede atual do IBGE está situada na cidade do Rio de Janeiro.

Leia também: IHBG — a história de criação do órgão que deveria se dedicar a pensar o Brasil como nação

Função do IBGE

O IBGE é considerado o principal órgão de levantamento de dados geográficos e estatísticos do Brasil. A sua produção atende diversos órgãos públicos e privados, e ainda auxilia na implementação de diferentes políticas públicas. O IBGE, conforme disponibilizado no seu site oficial, tem as seguintes funções|1|:

  • produção e análise de informações estatísticas;

  • coordenação e consolidação das informações estatísticas;

  • produção e análise de informações geográficas;

  • coordenação e consolidação das informações geográficas;

  • estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;

  • documentação e disseminação de informações;

  • coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

Censos feitos pelo IBGE

Tradicionalmente, os censos demográficos foram realizados pelo IBGE desde 1940, tendo em vista a sua data de implementação, em 1936, e períodos cíclicos de dez anos. Porém, em razão de questões diversas, tanto internas quanto externas, como a pandemia de covid-19 em 2020, alguns censos foram atrasados. A listagem abaixo apresenta todos os censos realizados pelo IBGE no Brasil:

ANO

CENSO

1940

Em 1940 ocorreu o primeiro censo demográfico realizado pelo IBGE em nível nacional seguindo uma proposta vigente de contagem da população em diversos países do mundo.

1950

O censo de 1950 apresentou diversos aperfeiçoamentos técnicos em relação ao anterior, com destaque para os questionários aplicados, com ampliação das questões levantadas.

1960

Em 1960, devido ao aumento dos custos do levantamento e do volume de entrevistados, passaram a ser aplicados dois tipos de questionários: o básico e o ampliado.

1970

A contagem populacional de 1970 verificou que a população brasileira tornou-se predominantemente urbana. O emprego de tecnologias, como computadores, foi marcante nesse censo.

1980

Em 1980, houve a contagem de cerca de 119 milhões de brasileiros, portanto o país rompeu a barreira dos 100 milhões de habitantes. As variáveis pesquisadas foram aperfeiçoadas.

1991

O censo de 1991 ocorreu um ano atrasado em razão da grave crise econômica que acontecia no Brasil, que dificultou o levantamento de recursos para a realização da pesquisa.

2000

No censo de 2000, os questionários aplicados ainda eram feitos em papel. Nesse censo, as novas variáveis socioeconômicas permitiram aferir o elevado nível de desemprego no país.

2010

O censo de 2010 foi a primeira contagem populacional digital do país. Nesse ano, foram registrados novos arranjos familiares e inovações em relação às formas de vida no país.

2022*

O censo de 2022 atrasou em razão da pandemia de covid-19 e da inação do governo federal para a realização da pesquisa. O Brasil superou a marca de 200 milhões de habitantes.

* Os dados desse censo, que deveria ter ocorrido em 2020, são estimativas e ainda não foram finalizados pelo IBGE.

Por que o IBGE é importante?

O IBGE é um órgão de grande importância para o levantamento de dados relacionados ao cenário geográfico, econômico, demográfico e social do Brasil. Os estudos realizados por essa instituição, com destaque para o censo demográfico, são cruciais para a fundamentação de diversas políticas públicas. Portanto, o IBGE fornece subsídios importantes para o desenvolvimento do país, contribuindo para traçar um panorama adequado da sociedade brasileira por meio de dados estatísticos.

Não responder a pesquisa do IBGE é crime?

Recenseador do IBGE segurando celular para registrar os dados coletados.
O censo demográfico é uma das principais pesquisas realizadas pelo IBGE. [2]

A participação nas pesquisas realizadas pelo IBGE é um dever cívico de todo cidadão brasileiro. A recusa na participação das pesquisas realizadas pelo órgão é, inclusive, passível de multa, por meio da Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968. Essa legislação aponta os valores aplicados à não participação nos questionários do censo e garante o sigilo dos dados coletados pelos entrevistadores.

Notas

|1| Disponível aqui. Acesso em: 01 fev. 2023.

Créditos das imagens

[1] T. Schneider / Shutterstock

[2] xm4thx / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
As Economias Regionais Brasileiras
As economias regionais brasileiras, Características das economias regionais brasileiras, Os fatores de desenvolvimento das economias regionais brasileiras, Qual é a principal economia regional brasileira.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Criação do IHGB
Saiba como aconteceu a criação do IHGB no ano de 1838 e as necessidades que conduziram a essa criação.
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Pirâmide etária da população brasileira
Entenda a estrutura demográfica do nosso país por meio da análise da pirâmide etária da população brasileira.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
População do Brasil
Saiba qual é a população do Brasil, segundo o IBGE. Veja a distribuição da população brasileira por região, quais as cidades e os estados mais populosos.
População feminina no Brasil
Clique e saiba mais sobre a situação da população feminina no Brasil!
Teorias demográficas
Acesse e saiba mais sobre as teorias demográficas. Veja o que defende cada uma delas e quais suas principais propostas. Entenda também o objetivo dessas teorias.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).