Renda per capita

A renda per capita é um indicador socioeconômico

A renda per capita é um dos indicadores socioeconômicos que avaliam o grau de desenvolvimento econômico de um determinado lugar. A média é obtida através da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes.

O PNB é o valor total dos bens e serviços, sendo composto pela produção anual juntamente com os rendimentos oriundos do exterior, subtraídos pela renda que saiu para o exterior. Essa quantia é dividida pelo número de habitantes, obtendo-se a renda per capita.


Apesar de ser um indicador muito utilizado para se estabelecer o padrão social de uma população, a renda per capita apresenta alguns problemas metodológicos em seu cálculo. O principal é que ela não considera a distribuição de renda, nivelando os habitantes. Sendo assim, a renda per capita não avalia as desigualdades econômicas entre os indivíduos.

Conforme dados de 2010, os países que possuem as maiores rendas per capita são (valores em dólar): Noruega (86.440), Luxemburgo (74.430), Dinamarca (58.930), Suíça (56.370) e Suécia (48.930). Em contrapartida, os países com as menores médias são: Burundi (150), Libéria (160), República Democrática do Congo (160), Guiné Bissau (250) e Malauí (280).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia 

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.