Genji Monogatari

Genji Monogatari é a mais famosa obra literária japonesa e uma das mais importantes do mundo. Embora não tenha uma tradução exata, o nome ”Genji Monogatari” tem um significado mais próximo de “A história de Genji” ou “O romance de Genji”. O personagem principal da obra é Hikaru Genji, um dos filhos do imperador, o qual não foi escolhido sucessor de seu pai e vive uma paixão proibida com uma jovem. A história se desenvolve a partir desses dois elementos fundamentais.

Escrito em princípios do século XI, Genji Monogatari é considerado para muitos como o primeiro romance da história. Embora não haja provas concretas, acredita-se que o autor do mesmo seja uma mulher: Murasaki Shikibu, a qual fazia parte da corte da imperatriz na época e tinha vasto conhecimento. Entretanto, muitos especialistas acreditam que parte do romance não foi escrito pela autora, especialmente os dez últimos capítulos.

A leitura da obra é bastante difícil até mesmo para os próprios japoneses. Como o romance foi escrito por uma mulher, foram utilizados caracteres tipo kana, assim, as palavras precisam ser entendidas em um contexto diferente do atual. Além disso, o mesmo foi escrito em uma época em que não era comum chamar uma pessoa pelo seu nome. Dessa forma, os personagens são chamados por seu cargo, título, qualificação, etc., o que dificulta mais ainda a leitura e compreensão do Genji Monogatari.

Mesmo assim, o romance é um tesouro da história do Japão; sua importância literária foi reconhecida por famosos autores internacionais, como Borges, Octavio Paz, Yasunari Kawabata e Marguerite Yourcenar.
Publicado por Tiago Dantas
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?