O que é Literatura?
A Literatura é uma forma de arte. As representações artísticas tiveram início quando os seres humanos registraram desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas para criar representações do mundo e da própria vida. Desde então, foram surgindo muitas manifestações artísticas a fim de (re)construir os mundos real e ficcional, registrar e representar nossa cultura e nossa história.
Tipos de artes
1ª - Música (som);
2ª - Artes cênicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento);
3ª - Pintura (cores);
4ª - Escultura (objetos e texturas);
5ª - Arquitetura (espaços);
6ª - Literatura (palavras);
7ª - Cinema (integra elementos de diversas artes);
8ª - Fotografia (imagens);
9ª - História em quadrinhos (cores, palavras, imagens);
10ª - Jogos de Vídeo (integra a maioria dos elementos de artes);
11ª - Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).
Toda produção artística está integrada em um tempo, cultura, histórias e tradições e, por isso, a obra artística pode ser considerada como sendo um exemplar da expressão de sua época, de sua cultura.
Literatura: a arte das/com as palavras
A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso porque a Literatura permite-nos sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.
Como qualquer arte, a Literatura não tem o poder de modificar a realidade, mas é capaz de registrá-la e de fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos. Isso significa que a Literatura, ao mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações por meio de construções simbólicas.
Com a leitura de textos literários, entramos em contato com nossa história e, assim, temos a chance de compreender melhor o presente, o passado e o futuro. Os leitores interagem com aquilo que leem (tomam nota, refletem, criticam, emocionam-se etc.) e isso faz com que as experiências de leitura evoquem vivências pessoais e proporcionem-lhes a reflexão sobre a própria identidade, (re)construindo-a.
Podemos afirmar que a essência da arte literária está nas palavras, as quais são utilizadas pelos escritores a partir de seus potenciais sonoros, sintáticos e semânticos, estabelecendo relações contínuas entre autores e leitores/ouvintes. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado, sendo essa a característica essencial da linguagem literária.