Sistema Americano de Empréstimo

Saiba como funciona o Sistema Americano de Empréstimo

As opções de crédito no sistema financeiro são diversificadas, as instituições oferecem empréstimos a serem pagos em operações de médio e longo prazo. Essas operações, por razões contábeis, são analisadas sistematicamente, a fim de verificar o pagamento dos juros e a quitação do valor principal. Para tal análise são construídas tabelas ou planilhas detalhadas de toda a movimentação, as instituições não costumam fornecer esse material ao cliente, mas é seu direito ter acesso às informações detalhadas da operação.
As formas de pagamento dos empréstimos dependem da operação que está sendo usada, por exemplo: sistema price, sistema de amortização constante, sistema alemão, sistema misto, sistema americano, entre outros.

Vamos fixar nossos estudos no sistema americano de financiamentos, no qual o pagamento do valor principal ocorre de uma única vez. De uma forma geral os juros são pagos no período de vigência do empréstimo, mas também podem ser capitalizados e pagos junto ao valor principal no dia do vencimento, de acordo com o contrato preestabelecido.

Através de um exemplo demonstraremos o funcionamento do sistema americano de financiamentos.

Por um empréstimo de 20 000,00 dólares, uma pessoa deve devolver o valor principal em 8 meses, pagando mensalmente os juros a taxa de 2% ao mês. Construir a planilha do empréstimo.


Observe que os juros são pagos mensalmente e somente no oitavo mês ocorre a quitação do valor principal acrescido do juro do mês.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
Geografia
Biomassa
Assista à videoaula e entenda o que é biomassa. Saiba quais são suas utilizações no mundo e sua importância.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos