O que é guirlanda?

Guirlanda é um círculo de flores ou plantas torcidas que se tornou um dos símbolos de Natal. Uma das tradições com as guirlandas são as Coroas do Advento.
A guirlanda é um tradicional item de decoração natalina.

Você sabe o que é uma guirlanda? A guirlanda é um item decorativo que consiste em um círculo que pode ser feito de plantas ou de flores, sendo também conhecida como grinalda. A guirlanda é um importante item de Natal, simbolizando a ideia de eternidade para os cristãos. Uma importante tradição cristã é fazer uma Coroa do Advento, que consiste em uma guirlanda com quatro velas.

A grinalda é um item de decoração que esteve presente em diversos povos da Antiguidade, como etruscos, gregos e romanos. Para esses povos, ela era um símbolo de poder e vitória e era comumente usada como coroa. A guirlanda é feita de plantas com folhas perenes, ou seja, que se mantêm verdes.

Leia também: 30 curiosidades que você precisa saber sobre o Natal

Resumo sobre a guirlanda

  • A guirlanda é um item de decoração muito relacionado com o Natal.

  • Consiste em um círculo feito de flores ou de plantas.

  • Era usada como forma de coroa por gregos e romanos na Antiguidade.

  • Os cristãos ressignificaram a guirlanda, associando-a com a eternidade.

  • Outra forma de usá-la é como Coroa do Advento.

Origem da guirlanda

A guirlanda ou grinalda é uma das decorações natalinas, correspondendo basicamente a um círculo feito de flores ou de plantas torcidas. É comumente colocado nas portas das casas durante o período de Natal. Sua associação com o Natal significa que as guirlandas foram ressignificadas dentro do cristianismo.

Nem sempre a guirlanda foi um símbolo associado a celebrações cristãs. Isso porque, na Antiguidade, ela era um símbolo utilizado por diversos povos europeus pagãos:

  • Etruscos: povo que habitava o norte da Península Itálica, utilizavam a coroa de plantas que conhecemos como guirlanda na forma de uma coroa. Era um símbolo relacionado com a nobreza etrusca.

  • Gregos: a guirlanda era um sinal de poder e vitória, sendo também bastante utilizada como coroa. A coroa de louros, por exemplo, utilizada pelo deus Apolo na mitologia grega, é um tipo de guirlanda. Esse deus utilizava essa coroa de louros porque Dafne, ninfa pela qual ele era apaixonado, havia se transformado numa árvore de louro.

Na sociedade grega, a guirlanda, enquanto uma coroa, poderia ser utilizada como um símbolo de vitória por atletas gregos que participavam de jogos. Além disso, na forma de uma coroa, ela poderia também demonstrar o status dessa pessoa na sociedade.

  • Romanos: faziam uso da guirlanda semelhante ao dos gregos, ou seja, como coroas.

Significado da guirlanda

Com o crescimento do cristianismo, a guirlanda foi ressignificada, passando a ser um dos símbolos de Natal, a celebração que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Assim, para os cristãos, a guirlanda passou a ser um símbolo da fé e uma representação da vida eterna, uma vez que o círculo é uma forma que remete à ideia de continuidade, eternidade.

Além disso, para os cristãos, a guirlanda é utilizada como uma decoração de porta, sendo adicionadas nela velas, que simbolizam a luz que Jesus trouxe para o mundo. Nesse sentido, a guirlanda passa a ser uma decoração de mesa, possuindo velas de cores roxa, rosa, vermelha e branca.

Esse item decorativo está presente nas tradições anglicana, luterana e católica, sendo conhecido como Coroa do Advento. Cada uma das quatro velas é acesa durante uma das semanas do Advento, representando, na ordem: esperança, paz, alegria e amor.

Utilizada como uma decoração de mesa, a guirlanda que possui quatro velas é chamada de Coroa do Advento.

Tradicionalmente, a Coroa do Advento possuía três velas roxas e uma vermelha, mas a distribuição das cores tem se alterado, conforme citado. O costume de usar a Coroa do Advento se popularizou na Europa durante o reinado da rainha Vitória, no Reino Unido, durante o século XIX.

Veja também: Presépio — item decorativo de Natal que encena o local de nascimento de Jesus Cristo

Importância da guirlanda

A guirlanda é parte de uma importante tradição cristã: a celebração do Natal. Ela possui uma importância simbólica, pois representa valores importantes para os cristãos, sendo considerada uma tradição sua utilização na decoração de portas e mesas.

Quando se coloca a guirlanda?

Guirlanda pendurada em uma porta durante o período de Natal.

Assim como diversas outras decorações e símbolos natalinos, a data correta de utilização da guirlanda tem como base o calendário litúrgico da Igreja Católica. Esse calendário estabelece que o período natalino se inicia com o primeiro domingo do Advento, que antecede ao nascimento de Jesus.

Sendo assim, a guirlanda pode ser utilizada a partir do primeiro domingo do Advento. Confira as datas nas quais essa data litúrgica foi celebrada nos últimos anos e será celebrada nos próximos:

  • 2020: 29 de novembro

  • 2021: 28 de novembro

  • 2022: 3 de dezembro

  • 2023: 3 de dezembro

  • 2024: 1º de dezembro

  • 2025: 30 de novembro

  • 2026: 29 de novembro

  • 2027: 28 de novembro

  • 2028: 3 de dezembro

Curiosidades sobre guirlanda

  • Existem guirlandas para a celebração do Dia de Corpus Christi.

  • A Coroa do Advento foi utilizada inicialmente pelos luteranos.

  • As guirlandas são feitas de ramos de árvores com folhas perenes, isto é, que permanecem verdes durante todo ano.

Fontes

CANÇÃO NOVA. A coroa do Advento e seu significado. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/a-coroa-do-advento-e-seu-significado/.

DOHLEN, Cate Von. Velas e coroas do Advento: A história e o significado, cores, simbolismo, temas e muito mais. Disponível em: https://hallow.com/pt-br/blog/velas-e-coroas-do-advento/.

MOON, Kat. Christmas Wreaths Are a Classic Holiday Decoration With a Surprisingly Deep History. Disponível em: https://time.com/5482144/christmas-wreath-origins/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
História do panetone
Clique aqui e conheça e a história do panetone. Entenda como e quando surgiu. Descubra qual é o seu significado e leia curiosidades a seu respeito.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
Presépio
Você sabe quem criou o Presépio? Clique aqui e conheça a história do Presépio de Natal. Saiba qual o seu significado e quais figuras fazem parte de um Presépio.
Reis magos
Clique e saiba mais sobre os reis magos. Saiba o que a Bíblia diz sobre eles e o que os historiadores conseguiram descobrir sobre as origens e os nomes dos reis magos.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.