Whatsapp icon Whatsapp

30 curiosidades sobre o Natal

O Natal é uma celebração cristã comemorada em 25 de dezembro. Há várias curiosidades em torno da data que celebra o nascimento de Cristo.
Pessoas sentadas em mesa celebrando o Natal.
O Natal é uma tradicional festa cristã, existindo diversas tradições espalhadas pelo planeta.

O Natal é uma celebração cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo, sendo celebrado nos países de tradição católica e protestante no dia 25 de dezembro. Essa é uma das celebrações mais tradicionais do calendário religioso, sendo marcada por diversos tipos de tradição nas diferentes partes do mundo onde é celebrado.

O Natal se estabeleceu enquanto uma celebração cristã nos primeiros séculos depois de Cristo e é recheado por tradições, como a realização de uma ceia na véspera, a montagem da árvore de Natal e dos presépios, a distribuição de presentes, entre outras. Vejamos 30 curiosidades que envolvem essa importante data.

Leia também: Por que se comemora o Natal em 25 de dezembro?

30 curiosidades sobre o Natal

  1. O presépio na Catalunha possui uma tradição chamada de “caganer”, que consiste em colocar um personagem defecando dentro de um presépio. Esse costume foi introduzido na Catalunha, no final do século XVII, sendo considerado uma prática para trazer prosperidade.

Personagem defecando em um presépio, uma tradição da Catalunha chamada “caganer”.
Personagem defecando em um presépio, uma tradição da Catalunha chamada “caganer”.
  1. No Japão existe o costume de consumir frango na véspera de Natal. Nos últimos anos, tornou-se bastante comum consumir frango frito em redes de fast-food nesse país asiático.

  2. Em alguns países, como a Ucrânia, Rússia, Sérvia e Armênia, o Natal é celebrado no dia 6 de janeiro.

  3. No Brasil e outros países de tradição católica, entende-se que o dia 6 de janeiro é, na verdade, o encerramento do período de Natal.

  4. Na Noruega, um dos pratos tradicionais e bastante consumidos na celebração de Natal é o Smalahove, que consiste em uma cabeça de cordeiro assada.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  5. Os historiadores sabem que Jesus Cristo não nasceu no dia 1 d.C., mas sim entre 6 a.C. e 4 a.C.

  6. O panetone é um alimento fortemente relacionado com o Natal, sendo muito consumido na Europa e em diversos países da América. A empresa que mais produz panetones no mundo é uma empresa brasileira: a Bauducco.

Panetone da Bauducco.
A Bauducco é a empresa que mais produz panetones no mundo.[1]
  1. Os pesquisadores acreditam que a estrela de Belém, mencionada na Bíblia, pode ter sido, na verdade, um fenômeno astronômico chamado conjunção e que acontece raramente.

  2. Os três países que mais consomem panetones no planeta são, na ordem, Itália, Peru e Brasil.

  3. O costume da árvore de Natal se popularizou no Ocidente graças à Rainha Vitória, que passou a usar o item como parte da decoração natalina de sua residência em 1834.

  4. Durante a Idade Média, o Natal era celebrado durante doze dias, estendendo-se do dia 24 de dezembro (na noite de véspera) até o dia 6 de janeiro.

  5. Uma das celebrações natalinas na Idade Média se dava em 28 de dezembro, o Dia dos Santos Inocentes. Nesse dia era comemorado o fracasso da tentativa de Herodes de assassinar Jesus por meio do decreto de executar crianças com menos de dois anos em Belém.

  6. Muitos monges medievais aproveitavam o Natal para realizar um dos dois banhos que poderiam fazer por ano. Muitas ordens religiosas da Igreja Católica não permitiam que os monges tomassem mais de dois banhos por ano.

  7. Durante o período vitoriano, era comum que as pessoas se presenteassem com cartões de Natal, desejando um “Feliz Natal” para a pessoa que o recebesse.

  8. Acredita-se que a celebração do Natal em 25 de dezembro foi parte de uma estratégia da Igreja Católica para enfraquecer celebrações pagãs do período, como a Saturnália.

  9. Na era de Elizabeth I, era costume praticar algum jejum durante todo o período do Advento — tempo litúrgico que antecede o Natal.

  10. Durante o período da Reforma Protestante, muitos puritanos decidiram abolir a celebração do Natal.

  11. O Papai Noel moderno é uma figura que surgiu a partir de personagens como São Nicolau, santo católico conhecido por sua generosidade, e por outras figuras, como Odin.

  12. A crença no Papai Noel foi introduzida no continente americano por imigrantes holandeses que se estabeleceram em Nova Amsterdã (atual cidade de Nova York). Eles acreditavam em um personagem chamado Sinterklaas.

  13. Em Oaxaca, no México, existe o costume de realizar no dia 23 de dezembro, como parte das celebrações natalinas, um evento chamado Noche de Rábanos, marcado por ser uma exposição de esculturas feitas de rabanete.

  14. A cidade de Thrissur, na Índia, ficou marcada no Livro dos Recordes como o local que sediou o maior encontro de Papais Noéis da história. Em 27 de dezembro de 2014, um total de 18.112 Papais Noéis se reuniram nessa cidade indiana.

  15. Segundo a Igreja Católica, existe um momento certo para montar e desmontar a árvore de Natal. Ela deve ser montada no primeiro domingo do Advento e desmontada no dia 6 de janeiro.

  16. Na tradição cristã, os magos que visitaram Jesus em seu nascimento ficaram conhecidos como reis, mas os historiadores acreditam que eles eram sábios, possivelmente astrônomos. O nome deles foi registrado pela primeira vez em um documento do ano 500.

  17. Existe um relicário em Colônia, na Alemanha, que possui os supostos restos mortais dos reis magos.

  18. Acredita-se que a celebração do Natal em 25 de dezembro foi oficializada em 350, durante o pontificado do Papa Júlio I.

  19. Até o século XIX, as árvores de Natal eram enfeitadas com maçãs e nozes. A partir de 1847, elas passaram a ser decoradas com bolas de Natal, itens decorativos que foram criados por um vidraceiro alemão.

  20. A imagem atual do Papai Noel é uma criação publicitária da Coca-Cola para campanhas de Natal realizadas nas décadas de 1920 e 1930.

  21. Considera-se que o presépio foi criado por São Francisco de Assis, frade católico, em 1223, na Itália.

  22. O consumo de carpa frita é um costume da celebração natalina na Polônia.

  23. As renas do Papai Noel foram popularizadas a partir de um poema de 1823 de Clement Clarke Moore.

Créditos da imagem

[1] EDSON DE SOUZA NASCIMENTO / Shutterstock

Fontes

CARTWRIGHT, Mark. O Natal através das gerações. Disponível em: https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1893/o-natal-atraves-das-geracoes/.

MACQUIRE, Kelly. The norse origins of Christmas traditions. Disponível em: https://www.worldhistory.org/video/2695/the-norse-origins-of-christmas-traditions/.

ROSAS, Paula. Em que data Jesus nasceu de acordo com os evangelhos e como surgiu a convenção de 25 de dezembro? Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/12/25/em-que-data-jesus-nasceu-de-acordo-com-os-evangelhos-e-como-surgiu-a-convencao-de-25-de-dezembro.ghtml

DEUTSCHE WELLE. A história das bolas da árvore de Natal. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/as-hist%C3%B3ria-das-bolas-da-%C3%A1rvore-de-natal/video-41817820.

MCNAMARA, Robert. The history of Christmas traditions. Disponível em: https://www.thoughtco.com/the-history-of-christmas-traditions-1773799.

WIGINGTON, Patti. The origins of Santa Claus. Disponível em: https://www.learnreligions.com/the-origins-of-santa-claus-2562993.

GORVETT, Zaria. How the turkey conquered Christmas. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20211214-how-the-humble-turkey-became-a-christmas-staple.

UMBELINO, João Vitor. Maior árvore de Natal do mundo fica na Itália, mede 750 metros e pode ser vista a 50 km de distância. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2022/12/23/maior-arvore-de-natal-do-mundo-fica-na-italia-mede-750-metros-e-pode-ser-vista-a-50-km-de-distancia.html.

DOMINGUES, Joelza Ester. A primeira celebração de Natal da história. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/primeira-celebracao-de-natal/.

BBC Brasil. 12 inusitadas tradições de Natal pelo mundo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42438991.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Biscoito de Natal
Biscoitos que podem ser usados para presentear uma pessoa querida. Veja a receita!
História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Origem dos presentes de Natal
Clique aqui e conheça as teorias que existem sobre a origem dos presentes de Natal. Descubra como essa prática se reproduz no Brasil e no mundo.
Presépio
Você sabe quem criou o Presépio? Clique aqui e conheça a história do Presépio de Natal. Saiba qual o seu significado e quais figuras fazem parte de um Presépio.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!